Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Nissan Frontier SV Attack 4X4: a receita é antiga, mas boa

Próxima de ser substituída por uma geração totalmente nova, a veterana Frontier mostra que ainda pode ser uma opção frente às modernas S10 e Hilux

Por Guilherme Fontana
Atualizado em 23 nov 2016, 20h30 - Publicado em 28 jan 2016, 15h15
  • Seguir materia Seguindo materia
  • nissan-frontier-attack-4
    Nissan Frontier ()

    “Que ou o que exerceu durante muito tempo uma atividade, ofício, profissão”; “muito experiente”; do latim, “velho”. Assim define-se o termo “veterano” em uma rápida pesquisa na web. E a definição cabe muito bem à Nissan Frontier, veterana inquestionável do segmento das picapes médias no Brasil, cuja atual geração é datada de 2008. O modelo é produzido no Brasil desde 2002, sendo assim o primeiro Nissan fabricado na unidade de São José dos Pinhais (PR).

    A definição não é exatamente ruim, mas a história está para mudar: uma geração completamente nova do modelo chega ainda em 2016. Enquanto isso não acontece, a atual Frontier sobrevive quase sem novidades visuais, com a versão de apelo agressivo Attack e nova central multimídia. Em 2015, a picape fechou o ano em 6º lugar no segmento com 5.778 unidades emplacadas, enquanto as líderes Chevrolet S10 e Toyota Hilux venderam, respectivamente, 33.330 e 32.900 exemplares.

    nissan-frontier-attack-2
    Nissan Frontier ()
    Continua após a publicidade

    Atualmente, a Frontier é vendida em cinco configurações distintas. Parte de R$ 113.990 na S 4X4 manual, R$ 109.690 na SV Attack 4×2 manual (única de ano/modelo 15/15 e com tração 4×2), R$ 129.890 na SV Attack 4×4 automática, R$ 134.990 na SV Attack 4×4 automática (que compõe esta matéria) e R$ 151.890 na topo de linha SL 4×4 automática. Além disso, por não ser exatamente um sucesso e já ter substituição agendada, não é difícil encontrar preços até 6 mil reais mais baixos nas concessionárias. Como comparação, a Chevrolet S10 parte de R$ 147.290 na versão LTZ 4×2 com motor 2.8 turbodiesel, chegando a R$ 158.850 na LTZ 4×4 2.8 turbodiesel. A Toyota Hilux, enquanto isso, vai de R$ 130.960 na STD 4×4 com motor 2.8 turbodiesel a R$ 188.120 na SRX 4×4 2.8 turbodiesel.  

    De volta ao passado

    O visual da Frontier é, talvez, o mais característico de uma picape entre as concorrentes. As linhas de cortes retos e volumes musculosos dão ar de robustez ao modelo, disfarçando seus quase dez anos de idade – aqui na redação, há quem prefira esse estilo mais trabalhador do que a nova Hilux, que ficou a cara do Corolla. A versão Attack investe em ainda mais artifícios visuais para isso, com rodas, racks de teto, retrovisores e maçanetas pintados em cinza, além dos faróis escurecidos. Ou seja, o modelo é voltado para quem dispensa as “perfumarias” das mais recentes S10 e Hilux, mas preserva o gosto por uma picape robusta para levar a família ao sítio. 

    nissan-frontier-attack
    Nissan Frontier ()

    O acabamento interno e a ergonomia, porém, entregam de uma só vez toda a idade do projeto. Tudo bem, uma picape de vocação lameira precisa ter revestimentos fáceis de serem limpos, mas os plásticos duros e de baixa qualidade geram aspecto excessivamente rústico – além dos indesejáveis ruídos. O volante, o mesmo do Sentra antigo, tem ergonomia um tanto ultrapassada: o botão de volume do rádio chega a ser uma fonte de estresse no dia a dia, localizado em uma posição que obriga o motorista a tirar as mãos do volante para manuseá-lo.

    Continua após a publicidade

    A falta de itens de série também denuncia o quão veterana é a picape. O ar-condicionado é manual, os bancos poderiam ser revestidos em couro (disponível apenas na configuração mais cara, de R$ 151.890), não há regulagem de altura dos faróis, sensores de estacionamento, protetor de caçamba e, tampouco, controle de estabilidade e tração, equipamentos quase que obrigatórios em uma picape turbodiesel com possibilidade de levar mais de 1 tonelada – e que custa R$ 134.990.

    nissan-frontier-attack-3
    Nissan Frontier ()

    A recente central multimídia tenta dar ar de modernidade à cabine. Com tela de 6,2 polegadas sensível ao toque, o sistema tem navegador GPS, conexão USB, Bluetooth e auxiliar, reproduz DVD e as imagens da câmera de ré. São seis alto-falantes para o som.

    Boa convivência

    É fato que uma picape de mais de 5,2 metros de comprimento e 1,8 metro de largura sofre no espaço urbano cada vez menor. Entretanto, a veterana Frontier sabe como tratar seus ocupantes. A picape leva, sem problemas, cinco ocupantes acomodados confortavelmente. Por falar em conforto, esta é uma das características que o modelo mais privilegia depois da robustez.

    Continua após a publicidade
    nissan-frontier-attack-5
    Nissan Frontier ()

    A fama de que as picapes pulam demais não vale para a Frontier. Claro, devido suas proporções, a picape tem balanço maior em relação à carros de passeio menores, mas se mostra com um conjunto de suspensão e amortecedores que filtram muito bem as irregularidades do solo, tanto em perímetro urbano, quanto na terra. É possível dirigir sem se sentir em um touro mecânico. O conjunto de motor e câmbio também se mostram bem acertados. O propulsor 2.5 turbodiesel entrega 190 cv de potência a 3.600 rpm e 45,8 mkgf de torque a baixos 2.000 rpm, faixa em que a picape de aproximadas duas toneladas mais precisa de força. E dá certo. Saídas e retomadas em baixas velocidades são ágeis, mas fica devendo quando o assunto é ultrapassagem em velocidades mais altas, como em rodovias. A média de consumo cravada em 8,9 km/l não decepciona. O câmbio é automático de cinco velocidades com Overdrive e a tração é 4×4 com opção de reduzida.

    A nova geração

    Certa para chegar este ano ao Brasil, a Frontier renovada será, inicialmente, importada. A atual versão deverá permanecer como opção de entrada. Além do visual mais moderno, são esperados motores 2.8 turbodiesel e transmissões manual de seis velocidades e automática de oito.

    nissan-frontier-2017
    Nissan Frontier 2017 ()
    Continua após a publicidade

    Veredicto

    O ditado de que “panela velha é que faz comida boa” cabe bem à Frontier, assim como o significado do termo “veterano”. Mesmo de soluções antigas, a picape cumpre o papel de uma picape: oferece robustez, boa capacidade off-road, conforto e força quando necessário. 

    Ficha técnica – Nissan Frontier SV Attack
    Motor diesel, diant., 4 cilindros
    Cilindrada 2.488 cm³
    Potência 190 cv a 3600 rpm
    Torque 45,8 mkgf a 2000 rpm
    Câmbio automático, 5 marchas, 4×4
    Dimensões 523 cm (comprimento); 178 cm (altura); 185 cm (largura); 320 cm (entre-eixos)
    Peso 2.066 kg
    Peso/Potência 10,9 kg/cv
    Peso/Torque 45,1 kg/mkgf
    Caçamba 1.012 litros;1.005 kg
    Tanque 80 litros
    Suspensão dianteira independente, duplo A
    Suspensão traseira eixo rígido
    Freios discos ventilados (diant.); tambor (tras.)
    Direção hidráulica; 3,8 voltas
    Pneus 255/70 R16
    Equipamentos ar-condicionado manual, faróis de neblina, central multimídia com navegador GPS e câmera de ré
    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.