Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Mobi e Renegade: primos distantes em (quase) tudo

Crias da FCA, Fiat Mobi e Jeep Renegade são carros para públicos diferentes. No uso, porém, alguns elogios e críticas se repetem

Por Péricles Malheiros
Atualizado em 23 nov 2016, 21h36 - Publicado em 5 set 2016, 20h32
Longa Duração - Fiat Mobi e Jeep Renegade
Mobi e Renegade: pontos em comum ()

Ainda que se leve em consideração o abismo existente entre Mobi e Renegade, muitas vezes fica difícil de saber sobre qual dos dois carros os membros da equipe de QUATRO RODAS estão falando. “Não dá para levar nada no porta-malas”, “Na estrada, o desempenho é menos desanimador”, “O isolamento acústico da cabine é bom”, “É um carro com boa resposta de direção”. Essas frases cabem tanto ao Mobi quanto ao Renegade.

Dentro da proposta do subcompacto e do SUV, por exemplo, um dos itens mais criticados é o porta-malas. “Como a maioria dos casais com filhos pequenos, tenho dois carrinhos de bebê, um maior e um do tipo guarda-chuva, ultracompacto. No Renegade, nem o segundo cabe. Preciso remover o tampão para levá-lo no porta-malas. Em muitos hatches e sedãs compactos não tenho esse tipo de problema”, diz o editor Péricles Malheiros.

O redator-chefe, Zeca Chaves, sofre com o compartimento de bagagem do Mobi: “A maioria aqui não vê sentido no Cargo Box, uma caixa organizadora original que mais rouba espaço do que ajuda a arrumar os objetos. Talvez isso não incomodasse em um porta-malas grande, mas no Mobi dificulta a acomodação de objetos volumosos”. Para alguns, sua retirada é uma saída, mas o Cargo Box é um tanto frágil: amassa fácil e é pouco resistente à água. E ainda há o problema de achar um espaço em casa para acomodar uma peça tão volumosa.

Continua após a publicidade

O piloto de testes, Eduardo Campilongo,  fala da experiência ao volante na estrada: “Sem necessidade de trocas de marchas constantes, o Renegade é bem menos cansativo em trechos rodoviários do que em urbanos. E tanto ele quanto o Mobi passam a sensação de estarem bem conectados à pista, mesmo a 120 km/h”.

Na cidade, as coisas são bem diferentes. Enquanto o Renegade flex dá a impressão de que seu motor não é suficiente para movimentar os 1.440 kg de peso sem subir demais as rotações (e por tabela o consumo), o Mobi – mesmo com um motor antigo – esbanja agilidade e autonomia. No Jeep, o diâmetro de giro elevado dificulta as manobras em espaços apertados. Já o compacto da Fiat é fácil de estacionar em qualquer lugar, e tem uma direção bastante direta. 

O designer Fabio Paiva também fez elogios comuns aos dois veículos da FCA (Fiat Chrysler Automobiles). “São, disparados, os modelos cujo sistema de som tem o pareamento com smartphones mais intuitivo e rápido de todos os carros de Longa Duração dos últimos anos. Entrei em ambos, dei os comandos que julguei fazer sentido e, em segundos, o celular estava conectado. Não precisei consultar sequer o guia rápido de utilização no porta-luvas”, disse.

Continua após a publicidade
Fiat Mobi – 3.636 km
CONSUMO
No mês: 9,7 km/l com 27,7% de rodagem na cidade
Desde julho de 2016: 9,7 km/l com 27,7% de rodagem na cidade
Combustível: etanol
GASTOS NO MÊS
Combustível: R$ 888
FICHA TÉCNICA
Versão: Like On 1.0 Flex
Motor: 4 cilindros, dianteiro, transv., 999 cm3, 8V, flex, 75/73 cv a 6.250 rpm, 9,9/9,5 mkgf a 3.850 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas
Jeep Renegade – 55.962 km
CONSUMO
No mês: 7,3 km/l com 39,3% de rodagem na cidade
Desde junho de 2015: 7 km/l com 28% de rodagem na cidade
Combustível: etanol
GASTOS NO MÊS
Combustível: R$ 578
FICHA TÉCNICA
Versão: Longitude 1.8 16V Flex
Motor: dianteiro, transversal, 4 cil., flex, 132/130 cv a 5. 250 rpm, 19,1/18,6 mkgf a 3.750 rpm
Câmbio automático, 6 marchas, tração dianteira
Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.