Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Mercedes-Benz CLA

A busca por novos clientes leva a Mercedes-Benz a um segmento que ela sempre esnobou

Por Ulisses Cavalcante | Fotos Marco de Bari
Atualizado em 8 nov 2016, 22h55 - Publicado em 28 fev 2014, 13h25
  • Seguir materia Seguindo materia
  • impressoes

    O CLA é o novo Mercedes de uma nova Mercedes. Na sua apresentação, executivos da marca afirmaram que, dentro da empresa, ele é chamado de “o Mercedes que seu pai nunca dirigiria”. Discordo. Meu pai, fã da marca, dirigiria qualquer fusca que eles viessem a lançar, se não estivesse aposentado do volante. E é justamente esse afastamento de seus clientes mais velhos que preocupa a estrela de três pontas. Por isso, o sedã compacto CLA tem que brilhar forte para chamar a atenção de quem não costuma olhar para o céu.

    Ele tem dianteira imponente, com dois ressaltos no capô e uma grade cravejada de pontos brilhantes que nem o CLS possui. As janelas das portas não têm as molduras, detalhe que realça sua luxuosidade. A silhueta esguia e esportiva não é só um exemplo de design bem-sucedido: dá ao modelo o título de carro mais aerodinâmico da marca (Cx 0,23). Até a parte inferior, que os olhos não veem, foi tratada para “escoar” melhor a passagem de ar sob a carroceria.

    Esse sedã com ares de cupê é o terceiro fruto da plataforma NGCC, sigla para “Nova Geração de Carros Compactos”, da qual partem o Classe A, Classe B e, no final do ano, o utilitário esportivo GLA. Rico em atributos, é um carro gostoso de guiar, silencioso e confortável. Na frente e atrás, os ocupantes encontram conforto de categorias de cima. Isso se, claro, quem for atrás tiver menos de 1,60 metro. Acessar o banco traseiro requer alguma ginástica por causa do teto rebaixado na coluna C.

    A Mercedes optou por fazer a estreia com uma versão completa (e cara) a 150 500 reais. Se é com base no Classe A, deveria custar menos que o C, certo? Sim. E isso irá acontecer quando a nova geração do sedã chegar. Mas o curioso é que, na tentativa usar o CLA para se aproximar dos jovens, ela começa justamente com uma versão que tende a afastá-los, por conta do alto preço. Por ora, essa estratégia foi adotada para não atrapalhar o Classe C. Assim, a versão CLA 200 1st Edition é recheada: rodas aro 18, GPS, teto de vidro, faróis bixenônio e borboletas atrás do volante. O motor 1.6 turbo de 156 cv faz boa dupla com o câmbio automatizado de sete marchas, mas não é uma referência em desempenho. O sedã é mais afeito ao conforto e à suavidade.

    Continua após a publicidade

    Ainda em 2014, estreará um CLA mais barato (e menos equipado), adequando seu posicionamento. Se você estiver animado a pagar o que a Mercedes pede hoje, pelo menos reclame da falta de sensor de estacionamento e câmera de ré.

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.