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Mercedes-Benz C 300 Cabriolet: como uma estrela deve ser

Versão conversível do Classe C oferece quatro lugares com luxo e alta performance, mas acabamento sofre com o asfalto ruim

Por Paulo Campo Grande Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 28 abr 2017, 18h19 - Publicado em 28 abr 2017, 18h14
Visual da atual geração do Classe C é de 2014
Visual da atual geração do Classe C é de 2014 (divulgação/Mercedes-Benz)

Atração da Mercedes no Salão do Automóvel de São Paulo no final do ano passado, finalmente, o C 300 Cabriolet deu o ar da graça para avaliação. O modelo é bonito e chama atenção. Confesso, porém, que caminhei em direção a ele meio ressabiado.

Como admirador da Mercedes de longos carnavais, tenho preconceito contra a atual estratégia da marca de ampliar seu portfolio entrando em segmentos onde nunca esteve antes, como se fosse uma marca generalista. Ela não é a única a fazer isso, diga-se.

Às vezes, não é preconceito, porque, chego à conclusão de que alguns modelos não mereciam a estrela de três pontas. Mas, no caso do C300, que é o primeiro conversível da história da Classe C, tenho de dar a mão à palmatória: ele me surpreendeu positivamente desde o começo.

O padrão de acabamento do C 300 Cabriolet é superior, como convém a um Mercedes. Ele oferece madeira escura no console, superfícies de alumínio no painel e nas laterais das portas e revestimento de bancos que imita couro.

Diferente do CLK, ele oferece quatro lugares
Diferente do CLK, ele oferece quatro lugares (divulgação/Mercedes-Benz)
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Entre os equipamentos, há central multimídia, ar-condicionado dual zone, faróis full led e sete airbags, entre outros itens. O preço sugerido é de R$ 299.900. Ele é mais carro que o sedã C 300, vendido por R$ 249.900, e mais barato que o esportivo AMG C 43, oferecido por R$ 350.000. Seu principal rival, o BMW 430i parte de R$ 262.950.

Com a ajuda dos comandos elétricos, encontro rapidamente a melhor posição de dirigir. Além do ajuste de distância e altura do assento e de inclinação do encosto, o C 300 Cabriolet tem regulagem elétrica para o apoio lombar, para o extensor do assento e também para a posição do volante, ajustável em altura e profundidade.

O banco é naturalmente baixo. Apesar do C 300 dividir a plataforma com o Classe C, sua posição de dirigir é típica dos conversíveis da marca e não dos sedã. Logo me lembro do 500 SL, dos anos 90, o meu preferido dentro da linhagem dos SL.

Acabamento refinado é típico de um Mercedes
Acabamento refinado é típico de um Mercedes (divulgação/Mercedes-Benz)

O C 300 Cabriolet não é um roadster, como os SL: trata-se de um conversível de quatro lugares, mas me agradou mais do que o CLK, o roadster de dois lugares derivado do Classe C.

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O Cabriolet me conquistou definitivamente com o seu motor. Não é o V8 de 326 cv do 500 SL. É um quatro cilindros 2.0 que graças à tecnologia entrega honrosos 245 cv e 37,7 mkgf. E, para completar, está conectado ao câmbio automático sequencial de nove marchas 9G-Tronic, enquanto o SL tinha uma caixa automática de 4 marchas.

Para ajudar, o C 300 Cabriolet é leve. Sua carroceria conta com uso intensivo de alumínio na estrutura e material composto em partes como capô, para-lamas e portas. Ele pesa 1.690 kg, enquanto o 500 SL pesava 1.770 kg. Analisando as relações peso/potência de ambos, verificamos que o SL tinha 5,4 kg/cv ante 6,9 kg/cv do C Cabriolet.

E comparando as performances, a vantagem do SL é bem pequena. Segundo os números de fábrica, o SL 500 acelerava de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos enquanto o C 300 Cabrio faz o mesmo em 6,4 segundos. Em relação à velocidade máxima, ambos são limitados a 250 km/h.

Aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 6,4 segundos
Aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 6,4 segundos (divulgação/Mercedes-Benz)

Por meio do sistema Dynamic Select é possível escolher um modo de condução entre quatro: Eco, Comfort, Sport e Sport +, com mapas que modificam as respostas do motor e da direção e o funcionamento de sistemas como o ar-condicionado e o sistema start-stop (o ajuste desses dois últimos sistemas são importantes no modo econômico, principalmente).

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Em geral, quando dirijo os sedãs da Mercedes prefiro optar pelo modo Comfort, principalmente na cidade, para evitar os ruídos e as vibrações decorrentes do motor mais arisco. Nesse C 300 Cabriolet, no entanto, não hesitei em selecionar o modo Sport Plus para desfrutar das acelerações rápidas, acompanhadas de um ronco discreto mas ainda assim estimulante do motor, e as respostas prontas da direção.

A suspensão não tem regulagens, mas cumpre seu papel com eficiência. Embora eu tenha queixa em relação à ela no que diz respeito ao barulho que produz ao passar pelas irregularidades do piso.

Se você é daqueles que presta atenção aos ruídos do carro, o C 300 Cabrio (e quase todo conversível europeu) pode te deixar de cabelos em pé, aliás. Além da suspensão, a unidade avaliada apresentava ruídos de acabamento originados em diferentes partes: bancos, capota.

A culpa não é da carroceria. Ela apresenta rigidez torcional exemplar. Mas o acabamento sofre em pisos mal conservados. Imaginei que ao rodar com a capota aberta, os ruídos se dissipariam, mas não foi isso o que aconteceu. E, pior, ao retirar o teto, ganhei o barulho externo do trânsito.

A capota é eficiente ao bloquear os ruídos externos bem como no isolamento térmico da cabine. E recolhe-la ao porta-malas não leva mais que 20 segundos, podendo ser acionada como o carro em movimento, rodando até 50 km/h segundo a fábrica.

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Mercedes-Benz C 300 Cabriolet
Capota de lona pode ser acionada a até 50 km/h (divulgação/Mercedes-Benz)

Com o teto armado, a capacidade do porta-malas é de 360 litros e com o teto aberto o espaço cai para 285 litros. Como a capota não tem função estrutural, o Cabrio conta com barras de proteção, na parte traseira, com acionamento pirotécnico, que são acionadas na iminência de capotamento.

Seguro, confortável e gostoso de dirigir, o C 300 Cabriolet terminou a avaliação me convencendo ser merecedor da estrela de pontas, na grade dianteira. Mas ter um modelo tão delicado em um asfalto tão ruim como o nosso exige coragem.

Ficha Técnica – Mercedes-Benz C 300 Cabriolet

  • Motor: 4 cilindros em linha, 1.991 cm3, turbo, 245 cv a 5.500 rpm, 37,7 mkgf a 1.300 rpm
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  • Transmissão: automático, nove marchas, tração traseira
  • Rodas e pneus: 225/40 R19 (frente), 255/35 R19 (traseira)
  • Dimensões: comprimento, 468 cm; largura, 201 cm; altura, 140 cm; porta-malas, 360 / 285 litros (com capota arriada); tanquel, 66 litros; peso, 1.690 kg
  • Aceleração de 0 a 100 km/h: 6,4 s
  • Velocidade máxima: 250 km/h
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