Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Maturidade do pequeno

46063 km A mascote da frota de Longa Duração passou por sua última revisão antes do desmonte, a de 45 000 km. Menos mal, pois, por um descuido nosso, sua placa saiu publicada na edição anterior, depois de ele ter passado pela concessionária. Antes do juízo final, a menos que ocorra algum imprevisto, há apenas […]

Por Redação
4 mar 2011, 16h39
  • Seguir materia Seguindo materia
  • smart

    46063 km

    A mascote da frota de Longa Duração passou por sua última revisão antes do desmonte, a de 45 000 km. Menos mal, pois, por um descuido nosso, sua placa saiu publicada na edição anterior, depois de ele ter passado pela concessionária. Antes do juízo final, a menos que ocorra algum imprevisto, há apenas um pit stop rápido para troca de óleo e filtro, aos 52 500 km. Assim como o Uno, as revisões do ForTwo ocorrem a cada 15 000 km, com uma substituição de lubrificante entre elas. Ou seja, a cada 7 500 km, o motor 1.0 turbo de três-cilindros ganha sangue novo. No pequenino Smart, porém, o serviço e o óleo são mais caros: média de 300 reais, o dobro do que é cobrado pela rede Fiat – a especificação do óleo do Smart, sintético, é mais “nobre”.

    Por ocasião da revisão, aproveitamos a estada na concessionária Smart Center para pedir uma nova verificação do sistema de ar-condicionado, que, de novo, passou a funcionar com baixa capacidade de resfriamento. Na edição passada, relatamos que o gás do sistema havia, misteriosamente, sumido. De novo, verificaram mangueiras, tubos e conexões atrás de vazamentos. Nada: o problema, dessa vez, estava numa resistência do controle de temperatura, queimada. “Será substituída em garantia”, apressou- se em dizer o consultor que nos atendeu. Mas, contrariando o que foi informado pela mesma concessionária um mês atrás, sinalizou como necessária a troca do filtro do ar-condicionado, por salgados 203 reais. Os demais itens substituídos comprovam que manter um ForTwo não é nada barato. Acompanhe: foram 4 litros de óleo (180 reais), filtro de óleo (80 reais), filtro de ar (97 reais) e um simples anel de vedação da saída de escoamento do cárter (11 reais). A conta, por favor! Foram 571 reais de peças mais 263 reais de mão de obra – total 834 reais.

    Consumo:

    No mês (38% na cidade): Gasolina – 11,5 km/l

    Desde set/09 (44% na cidade): Gasolina – 12 km/l

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.