Nosso Jeep Compass está de volta às lojas, mas menos equipado
Linha 2024 do Jeep Compass traz de volta configuração semelhante à série 80 Anos do nosso carro, mas houve corte de equipamentos
Nosso Jeep Compass não durou muito nas lojas, mas parece ter feito falta. A série especial que marcou os 80 anos da Jeep teve suas características repetidas na série Dark Pack, lançada em setembro como pacote opcional e transformada em versão com o lançamento da linha 2024. É um Compass Longitude com logotipos, rodas, retrovisores, barras no teto, moldura nas janelas e teto e colunas pretos, além de sistema de som Beats, sensor de estacionamento dianteiro, Park Assiste e carregador de celular por indução. Está custando R$ 202.390.
Na verdade, o Compass Dark é quase igual ao da nossa frota, pois a Jeep cortou equipamentos de todas as versões para a linha 2024. Todas as versões perderam o porta-objetos sob o assento do carona (que usamos para guardar o manual do carro) e a tomada 12 V para o banco traseiro. A tomada 12 volts do banco traseiro também foi retirada de todas as versões do Compass. As versões Limited e Trailhawk perderam o Park Assist de série, enquanto o Compass S perdeu a abertura do porta-malas elétrica e o banco do passageiro com ajustes elétricos. Esses equipamentos passam a estar restritos ao Commander.
Por outro lado, a S continua como única versão equipada com sistemas de assistência ao motorista (ADAS), alerta de fadiga, frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança de faixa e piloto automático adaptativo, equipamentos de segurança presentes em muitos SUVs mais baratos.
Os preços do Jeep Compass 2024, porém, aumentaram cerca de R$ 2.500 e agora variam entre R$ 180.390 e R$ 262.990.
Sobre o nosso carro, o convívio anda tranquilo nessa reta final. Apesar dos indícios de que está no fim, a bateria segue cumprindo o seu papel e ainda não deixou ninguém de nossa equipe na mão. Está a caminho da sétima revisão, aos 84.000 km.
Jeep Compass – 81.670 km
Ficha técnica: | |
Versão: | Longitude 80 anos 1.3 Turbo |
Motor: | 4 cil., diant., transversal, 1.332 cm3, 16V, turbo, injeção direta, 185/180 cv a 5.750 rpm, 27,5 kgfm a 1.750 rpm |
Câmbio: | automático, 6 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 3.268 |
Revisões: | Até 96.000 km – R$ 5.819 |
Gasto no mês: | Combustível: R$ 1.346 |
Consumo: | No mês: 10,4 km/l com 21,7% de rodagem na cidade Desde agosto/21: 9,7 km/l com 33,3% de rodagem na cidade |
Combustível: | Flex (gasolina) |