Nosso Citroën C3 continua com motor ligado mesmo sem chave na ignição
Descobrimos aquilo que seria uma estratégia de segurança do Citroën C3: pode-se retirar a chave da ignição que o motor só desliga com o carro parado
Pode girar a ignição e até retirar a chave com o carro andando: o C3 não vai desligar o motor até que o veículo pare. Quem descobriu isso foi o mecânico William Artigiani, da Car13, oficina que faz o acompanhamento de nossos carros.
“Precisava sair rápido do carro quando parasse na porta da oficina, então pus em ponto morto e girei a chave enquanto o carro ainda estava parando. Eu estava com a chave na mão e o carro já estava parado quando o motor desligou – o que só aconteceu quando o velocímetro mostrava 0 km/h”, conta. Há um pequeno atraso na resposta do velocímetro digital.
Reproduzimos o teste em carros com chave convencional de Ford, Hyundai, Volkswagen e Fiat, e todos desligam mesmo com o carro andando – em um local isolado, sem movimento, ok? Carros com chave presencial também podem desligar, mas o procedimento de emergência é segurar o botão de partida por alguns segundos.
Procuramos a Stellantis e, de acordo com a fabricante, é uma estratégia comum aos carros de Peugeot e Citroën das novas gerações, que compartilham a plataforma CMP, para evitar que o motor desligue caso alguém esbarre na chave ou mesmo tente desligar o carro de propósito enquanto está andando. Faz um pouco de sentido, porque o motor desligado compromete, por exemplo, o vácuo que assiste o sistema de freio hidráulico.
Após uma semana com o C3, William fez outros apontamentos. “Gostei de como consegue ser ágil, estável e econômico no uso urbano, e também como parece robusto por dentro. Mas não gostei que os coxins isolam pouco as vibrações do motor 1.0, e escuta-se muito o barulho da embreagem nas saídas, principalmente do lado de fora.”
Citroën C3 – 43.912 km
Versão: | First Edition 1.0 |
Motor: | 3 cil., diant., transv., 999 cm3, 6V, aspirado, 75/71 cv a 6.000 rpm, 10,7/10 kgfm a 3.250 rpm |
Câmbio: | manual, 5 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 1.824 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: |
Até 100.000 km – R$ 7.518 |
Gastos no mês: | Combustível: R$ R$ 1.261 |
Consumo: | No mês: 15,1 km/l com 31,7% de rodagem na cidade Desde abril/23: 13,6 km/l com 31,7% de rodagem na cidade |
Combustível: | flex (gasolina) |