Nosso BYD Dolphin ficou preso no carregador; veja o que fazer nesta situação
Problema no carregador interrompe carga, deixa BYD Dolphin preso e ainda pune o bolso, com cobrança por ociosidade

Era o feriado do Dia do Trabalho. No final da tarde, chegou um áudio do repórter João Vitor Ferreira: “O carregador parou de carregar sozinho, ficou cobrando carregador ocioso e agora que eu vi estou tentando desconectar para iniciar a carga de novo e não funciona. O carregador diz que está finalizando a carga, mas não sai disso e o conector está preso”. Quando ouvida a mensagem, João já havia conseguido liberar o Dolphin, mas o aprendizado ficou e é válido para todos que utilizam um carro elétrico.
Cada um tem sua estratégia para passar o tempo durante as recargas. Nosso repórter ficou na loja de conveniência jogando no seu Nintendo Switch e só 40 minutos depois viu no aplicativo da Shell Recharge que a carga havia sido interrompida com cinco minutos e já estavam cobrando 37 minutos de ociosidade. Na tela do carregador, ainda indicava estar terminando a carga, impossibilitando a desconexão da tomada do carro.

“Quando liguei na central de atendimento, pedi que interrompessem o carregamento por lá e a atendente disse que não era possível. Disse que eu teria que abrir o capô e procurar um cabo para puxar e liberar o carregador. Eu não encontrei o tal cabo. Tentei usar a chave para destravar o carregador. Depois, usei o procedimento de desabilitar o modo antifurto, que impede de desconectar a tomada, e aí, sim, funcionou.
Esse travamento que o carro faz no carregador é uma questão de segurança, pois obriga que a energia seja interrompida antes da desconexão. Do contrário, existiria risco de arco voltaico, por conta da alta potência no carregamento.
Tudo isso demorou exatamente 1h07min, sendo que a Shell Recharge cobrou 1h02 de tempo ocioso, o que somou R$ 46,80. Os 4 kWh dos cinco minutos de recarga, somaram apenas R$ 9,60. Contestamos a cobrança de ociosidade e o ressarcimento foi feito às vésperas de fechar esta edição.
BYD Dolphin – 26.267 km
Versão | GS 180 EV |
Motor | elétrico, diant., transversal, síncrono, 95 cv, 18,4 kgfm |
Câmbio | automático, 1 marcha, tração dianteira |
Revisões | até 100.000 km: grátis |
Seguro | R$ 1.570 |
Consumo | No mês: 5,2 km/kW, com 62,9% de rodagem na cidade
Desde jan/24: 6,3 km/kW, com 48,3% de rodagem na cidade |
Carregamento e gastos | 160 kW, 5h40min, R$ 422,46 |