Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Abril Day: Assine por apenas 4,00

Motor fraco? Fiat Strada Volcano mostra como se sai com a caçamba cheia

Com equipamentos de carro de passeio, conforto de picape e suspensão mais alta que a de muitos SUVs, a Strada 1.3 mostra sua força quando carregada

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
12 ago 2021, 03h00 •
  • Longa Duração Fiat Strada
    Caçamba recebeu um lote de pisos, mas a Strada não sofreu para levar a carga (Fabio Black/Quatro Rodas)

    Dizem que quem tem picape uma vez nunca mais abre mão da praticidade de poder transportar grandes volumes a qualquer hora. E acaba aprendendo a conviver com os pedidos de empréstimo do carro para pequenos fretes.

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

    Para nossa Fiat Strada, porém, são momentos como esses que ajudam a explorá-la como um veículo de carga, por mais que a versão topo de linha Volcano esteja mais próxima dos carros de passeio.

    O repórter Eduardo Passos usou a picape para transportar um pequeno armário e achou o protetor de caçamba escorregadio. “Pelo menos tem muitos pontos de amarração nas laterais, e o fato de a caçamba ser mais curta e profunda ajudou a dar estabilidade ao móvel”, conta.

    Continua após a publicidade

    “O mesmo vale para as barras transversais que estruturam a capota marítima e que usei para ajudar a evitar a movimentação da carga. Mas a suspensão elevada obriga a fazer mais esforço na hora de carregar a picape”, diz.

    As paredes altas são o segredo para a Strada com cabine dupla ter 844 litros de volume na caçamba, ante os 1.092 litros da carroceria com cabine simples. A capacidade de carga também muda: baixa dos 720 kg na simples para 650 kg na dupla.

    Longa Duração Fiat Strada
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Quem explorou o comportamento da Strada com peso foi o editor de arte Fabio Black. “Carreguei aproximadamente 500 kg de pisos para uma obra e a traseira abaixou um pouco, mas ainda sobrou bastante curso na suspensão traseira, deixando o rodar confortável e sem sensação de batidas secas”, afirma Black. “O motor sente um pouco esse peso a mais, mas é nessas horas que a gente entende a finalidade das relações de marcha mais curtas, que deixam a Strada um pouco cansativa no trânsito”, completa.

    A altura da suspensão da Strada não é unanimidade, mas traz mais ônus do que bônus. São 21 centímetros de vão livre, o mesmo que um Jeep Compass. E os ângulos de ataque (23,2°), saída (28,4°) e central (21,6°) podem deixar muitos ditos SUVs envergonhados.

    Continua após a publicidade
    Longa Duração Fiat Strada
    (Leonardo Barboza/Quatro Rodas)

    Continuamos acompanhando o óleo do motor, que estava na metade do nível e desceu mais um pouco ao longo do último mês. A próxima parada é a revisão dos 20.000 km.

    Nova Fiat Strada – 19.065 km

    Ficha técnica:
    Versão: Volcano 1.3 8V Cabine Dupla 2020/2021
    Motor: 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, 1332 cm3, 8V, aspirado, 109/101 cv a 6.250 rpm, 14,2/13,2 kgfm a 3.500 rpm
    Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
    Seguro: R$ 2.700 (Perfil Quatro Rodas)
    Revisões:
    Até 60.000 km – R$ 3.536
    Gastos no mês: Combustível:  R$ 1.684
    Consumo: No mês: 12,5 km/l com 44,2% de rodagem na cidade
    Desde fev/21: 12 km/l com 30,2% de rodagem na cidade
    Combustível: flex (gasolina)

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Edição de julho

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

    ABRILDAY

    Digital Completo

    Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
    Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
    De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
    ABRILDAY

    Revista em Casa + Digital Completo

    Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
    De: R$ 26,90/mês
    A partir de R$ 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.