Telas na cabine são legais. São associadas à modernidade do projeto, podem aumentar as funcionalidades do carro e representam um caminho sem volta na indústria. Mas tão importante quanto a resolução das telas e a velocidade e rapidez da operação é o controle da iluminação adequado. De vez em quando, o Jeep Compass tropeça nisso.
O acendimento automático dos faróis corrige a intensidade do brilho do quadro de instrumentos, da central multimídia e até dos botões da cabine, e um dimmer próximo ao joelho esquerdo do motorista ainda permite um ajuste fino dessa iluminação. Desta vez, porém, o problema foi não desabilitar o “modo escuro”.
Quem passou por isso foi o piloto de testes Leonardo Barboza. “Era meio-dia e a central multimídia insistia em ficar com pouca iluminação. Não adiantava mudar as regulagens de brilho nas configurações da central multimídia ou mexer no ajuste de brilho, a tela não mudava”, conta Leonardo.
Esse problema se estendeu por alguns dias e atrapalhou o uso de mídias e, principalmente, do navegador durante o dia. Até Leonardo tentar algo diferente. “Desliguei o polo negativo da bateria por um tempo e, após recolocar, a central multimídia voltou ao normal”. O famoso “desliga e liga na tomada após 10 segundos” não costuma falhar e o problema ainda não voltou. Algo parecido já havia ocorrido antes, mas com excesso de brilho nas telas e com as luzes de botões e console desligadas, e a solução foi uma atualização em uma das revisões do Jeep Compass.
Jeep Compass – 86.745 km
Ficha técnica: | |
Versão: | Longitude 80 anos 1.3 Turbo |
Motor: | 4 cil., diant., transversal, 1.332 cm3, 16V, turbo, injeção direta, 185/180 cv a 5.750 rpm, 27,5 kgfm a 1.750 rpm |
Câmbio: | automático, 6 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 3.268 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: | Até 96.000 km – R$ 5.819 |
Gasto no mês: | Combustível: R$ 1.069 |
Consumo: | No mês: 8,6 km/l com 19% de rodagem na cidade Desde agosto/21: 9,6 km/l com 33,9% de rodagem na cidade |
Combustível: | Flex (gasolina) |