Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Longa Duração: os altos e baixos do câmbio do Caoa Chery Tiggo 5X

Comportamento do câmbio do Tiggo 5X parecia ter normalizado, mas agora o conjunto de dupla embreagem volta a gerar reclamações dos usuários

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 mar 2021, 10h24 - Publicado em 26 mar 2021, 10h02
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Tiggo 5x
    Pneu murchou durante uma ida ao supermercado (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    É raro um carro da frota do Longa Duração concluir o teste sem nem sequer ter um pneu furado. O Caoa Chery Tiggo 5X chegou longe, mas foi vitimado por um parafuso. O monitoramento de pressão dos pneus, que por algumas vezes apontou a pressão do pneu errado após rodízios, desta vez apontou o furo na roda certa. Esse problema foi fácil de resolver com um reparo do tipo manchão, que custou R$ 30.

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

    Difícil vem sendo entender o comportamento do câmbio de dupla embreagem e seis marchas. Após algum tempo de trégua, que mal durou 10.000 km, ele voltou a ser fonte de reclamações de lentidão nas reações e, principalmente, de trepidações no acoplamento das marchas. E às vezes uma reação mais rápida é acompanhada de um tranco ao concluir o acoplamento.

    As primeiras reclamações do câmbio surgiram antes das revisões dos 20.000 km, especialmente em ladeiras. Ao entrar em baixa velocidade numa via ladeira acima, o câmbio demorava para reduzir de segunda para primeira.

    Continua após a publicidade
    O culpado: um parafuso philips
    O culpado: um parafuso philips (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    Agora a lentidão é notada principalmente em momentos de redução de velocidade, quando a transmissão parece indecisa em manter a mesma marcha ou reduzir. Quando não reduz, o carro perde velocidade e é aí que a embreagem trepida – e não é pouco. Se reduz, é de forma abrupta.

    Algumas impressões, porém, vêm melhorando. Conforme a quilometragem avança, o Tiggo 5X vem surpreendendo por manter a compostura. “Eu venho achando ele bem íntegro para a quilometragem e bem silencioso, especialmente quanto ao isolamento do motor. Só tinha esquecido que, se eu coloco a ventilação na velocidade máxima e o controle de temperatura no mínimo, ainda é necessário ligar a função do ar-condicionado, e você só lembra quando o calor não passa”, pontuou o redator-chefe, Paulo Campo Grande.

    Continua após a publicidade

    Tiggo 5X – 54.383 km

    Ficha técnica:
    Versão: TXS 1.5 16V Turbo
    Motor: 4 cilindros, dianteiro, transversal, 16V, turbo, 150/147 cv a 5.500 rpm, 21,4 mkgf a 1.750 rpm
    Câmbio: Automatizado, dupla embreagem, 6 marchas
    Seguro: R$ 2.004 (Perfil Quatro Rodas)
    Revisões:
    Até 60.000 km – R$ 4.028
    Gastos no mês: Combustível: R$ 1.006
    Reparo do pneu: R$ 30
    Consumo: No mês: 7,7 km/l com 67,5% de rodagem na cidade
    Desde jul/19: 9 km/l com 32,6% de rodagem na cidade
    Combustível: flex (gasolina)

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    CAPA 743

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.