Descobrimos onde nosso Fiat Pulse Hybrid é melhor e pior que o da fábrica
No primeiro teste, nosso Fiat Pulse Impetus Hybrid não foi tão econômico na estrada, onde seu ruído também está muito acima do normal

Antes mesmo da atualização anunciada pela Fiat para os Pulse e Fastback Hybrid, conseguimos fazer o impulso elétrico do nosso Pulse Impetus Hybrid funcionar por dias a fio a ponto de coincidir com nossa agenda de testes, dando segurança para que realizássemos o primeiro teste de desempenho e consumo em pista.
Por isso, o teste só foi feito com 2.749 km rodados, sendo que o período de amaciamento havia acabado aos 1.600 km.
Usaremos como referência os resultados do Pulse Impetus antigo, sem o sistema híbrido leve 12 V, e o Pulse Hybrid que testamos no lançamento do modelo, ambos unidades pertencentes à Fiat. O nosso carro se mostrou mais lento e, na estrada, o mais ruidoso dos três. Também teve consumo maior que o híbrido da fábrica.
Os dois carros da Fiat precisaram de 9,9 s para chegar aos 100 km/h, enquanto o nosso Pulse eletrificado precisou de 10,5 s para cumprir a mesma prova. Resultados nos ensaios de 0 a 1.000 m e de retomadas também foram piores no carro novo. É uma piora relativa, pois ainda é um veículo bem ágil sendo 1.0 turbo de 130 cv. É um motor que não fica apático em velocidades mais altas.

A melhora no consumo urbano é inegável, cerca de 21% ao passar dos 10,4 km/l para 12,6 km/l – nosso híbrido repetiu o consumo do carro da fábrica. É efeito do BSG (Belt Starter Generator), que só pode atuar como motor na faixa até 80 km/h, onde enquadram-se no máximo as vias expressas das grandes cidades brasileiras.
O mesmo não aconteceu com o consumo rodoviário: nosso carro fez 14,9 km/l, uma melhora de 5% na comparação com o Pulse convencional, enquanto o Pulse Hybrid da fábrica teve uma melhora de 11,3% na comparação com o Pulse convencional – que também teve as melhores frenagens. Nem sempre, então, o sistema híbrido leve 12 V consegue melhorar o consumo em 10%, como era esperado.

O que chama a atenção é o tanto que nosso carro foi mais ruidoso a 120 km/h, com 74 dB contra 68,5 dB. Mas isso não nos surpreendeu: há um forte barulho de vento na traseira do SUV acima dos 110 km/h. É um barulho que sugere que algum vidro está aberto e parece vir da tampa do porta-malas, mas ainda não identificamos exatamente a origem desse barulho, que é compatível com essa diferença de 5,5 dB na aferição. O bagagito é outra fonte de barulho na região, mas ao passar por pisos irregulares.
HÍBRIDO QUANDO QUER
A inconstância do impulso elétrico do sistema de 12 V permanece e com novas situações a serem compartilhadas. Se até então o sistema híbrido só havia parado de funcionar após o carro ter ficado pelo menos algumas horas parado, notamos que o impulso e a regeneração da bateria de lítio pararam de funcionar andando na cidade à noite, com trânsito livre. Teve um pequeno deslocamento de 7 km nos dias seguintes e só voltou a funcionar cerca de 140 km depois, indo e voltando de Jundiaí (SP).
Vale lembrar que o sistema híbrido deixa de funcionar quando a bateria convencional do carro, de chumbo e localizada sob o capô, fica com carga abaixo dos 80%. Monitoramos a tensão da bateria por nossa conta, com um multímetro, e observamos uma tensão de 12,8 V após parar o carro com o impulso elétrico funcionando e 12,5 V em uma ocasião em que o sistema não estava em funcionamento.
Testes do FIAT PULSE:
Aceleração | 1º Teste: 2.749 km | Hybrid da fábrica | Pulse T200 |
0 a 100 km/h | 10,5 s | 9,9 s | 9,9 s |
0 a 1.000 m | 32,3 s – 158,2 km/h | 31,7 s – 162 km/h | 31,7 s – 162,1 km/h |
Retomadas | |||
D 40 a 80 km/h | 4,5 s | 4,4 s | 4,3 s |
D 60 a 100 km/h | 5,8 s | 5,7 s | 5,5 s |
D 80 a 120 km/h | 7,8 s | 7,4 s | 8 s |
Frenagens | |||
60/80/120 km/h a 0 | 14,2/25,4/57,7 m | 14,4/25,7/59,3 m | 13,5/24,2/53,6 m |
Consumo | |||
Urbano | 12,6 km/l | 12,6 km/l | 10,4 km/l |
Rodoviário | 14,9 km/l | 15,8 km/l | 14,2 km/l |
Ruído interno | |||
Neutro/RPM máx. | 45,1/61,2 dBA | 44,7/63,5 dBA | 48,4/65,2 dBA |
80/120 km/h | 62,1/74 dBA | 63,2/68,5 dBA | 67/71,4 dBA |
Fiat Pulse – 3.384 km
Versão: | Impetus T200 Hybrid |
Motor: | 3 cil., diant., transv., 999 cm3, 12 V, aspirado, 130/125 cv a 5.750 rpm, 20,4 kgfm a 1.750 rpm |
Câmbio: | automático, CVT, 7 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 1.425 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: |
Até 100.000 km: R$ 8.622 |
Gastos no mês: | Combustível: R$ 1.207,85 |
Consumo: | No mês: 10,4 km/l com 39.6% de rodagem na cidade Desde dez/24: 12,2 km/l com 50,7% de rodagem na cidade |
Combustível: | flex (gasolina) |