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Descobrimos onde nosso Fiat Pulse Hybrid é melhor e pior que o da fábrica

No primeiro teste, nosso Fiat Pulse Impetus Hybrid não foi tão econômico na estrada, onde seu ruído também está muito acima do normal

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 17 jun 2025, 15h35 - Publicado em 16 jun 2025, 09h00
Teste Pulse Longa
O segundo visor mostra o consumo em litros por hora sem o auxílio elétrico (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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Antes mesmo da atualização anunciada pela Fiat para os Pulse e Fastback Hybrid, conseguimos fazer o impulso elétrico do nosso Pulse Impetus Hybrid funcionar por dias a fio a ponto de coincidir com nossa agenda de testes, dando segurança para que realizássemos o primeiro teste de desempenho e consumo em pista.

Por isso, o teste só foi feito com 2.749 km rodados, sendo que o período de amaciamento havia acabado aos 1.600 km.

Usaremos como referência os resultados do Pulse Impetus antigo, sem o sistema híbrido leve 12 V, e o Pulse Hybrid que testamos no lançamento do modelo, ambos unidades pertencentes à Fiat. O nosso carro se mostrou mais lento e, na estrada, o mais ruidoso dos três. Também teve consumo maior que o híbrido da fábrica.

Os dois carros da Fiat precisaram de 9,9 s para chegar aos 100 km/h, enquanto o nosso Pulse eletrificado precisou de 10,5 s para cumprir a mesma prova. Resultados nos ensaios de 0 a 1.000 m e de retomadas também foram piores no carro novo. É uma piora relativa, pois ainda é um veículo bem ágil sendo 1.0 turbo de 130 cv.  É um motor que não fica apático em velocidades mais altas.

Teste Pulse Longa
Aqui, o consumo em litros por hora menor, graças ao auxílio elétrico do BSG (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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A melhora no consumo urbano é inegável, cerca de 21% ao passar dos 10,4 km/l para 12,6 km/l – nosso híbrido repetiu o consumo do carro da fábrica. É efeito do  BSG (Belt Starter Generator), que só pode atuar como motor na faixa até 80 km/h, onde enquadram-se no máximo as vias expressas das grandes cidades brasileiras.

O mesmo não aconteceu com o  consumo rodoviário: nosso carro fez 14,9 km/l, uma melhora de 5% na comparação com o Pulse convencional, enquanto o Pulse Hybrid da fábrica teve uma melhora de 11,3% na comparação com o Pulse convencional – que também teve as melhores frenagens. Nem sempre, então, o sistema híbrido leve 12 V consegue melhorar o consumo em 10%, como era esperado.

Fiat Pulse Impetus Hybrid
Fiat Pulse Impetus Hybrid (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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O que chama a atenção é o tanto que nosso carro foi mais ruidoso a 120 km/h, com 74 dB contra 68,5 dB. Mas isso não nos surpreendeu: há um forte barulho de vento na traseira do SUV acima dos 110 km/h. É um barulho que sugere que algum vidro está aberto e parece vir da tampa do porta-malas, mas ainda não identificamos exatamente a origem desse barulho, que é compatível com essa diferença de 5,5 dB na aferição. O bagagito é outra fonte de barulho na região, mas ao passar por pisos irregulares.

HÍBRIDO QUANDO QUER

A inconstância do impulso elétrico do sistema de 12 V permanece e com novas situações a serem compartilhadas. Se até então o sistema híbrido só havia parado de funcionar após o carro ter ficado pelo menos algumas horas parado, notamos que o impulso e a regeneração da bateria de lítio pararam de funcionar andando na cidade à noite, com trânsito livre. Teve um pequeno deslocamento de 7 km nos dias seguintes e só voltou a funcionar cerca de 140 km depois, indo e voltando de Jundiaí (SP).

Vale lembrar que o sistema híbrido deixa de funcionar quando a bateria convencional do carro, de chumbo e localizada sob o capô, fica com carga abaixo dos 80%. Monitoramos a tensão da bateria por nossa conta, com um multímetro, e observamos uma tensão de 12,8 V após parar o carro com o impulso elétrico funcionando e 12,5 V em uma ocasião em que o sistema não estava em funcionamento.

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Testes do FIAT PULSE:

Aceleração 1º Teste: 2.749 km Hybrid da fábrica Pulse T200
0 a 100 km/h 10,5 s 9,9 s 9,9 s
0 a 1.000 m 32,3 s – 158,2 km/h 31,7 s – 162 km/h 31,7 s – 162,1 km/h
Retomadas
D 40 a 80 km/h 4,5 s 4,4 s 4,3 s
D 60 a 100 km/h 5,8 s 5,7 s 5,5 s
D 80 a 120 km/h 7,8 s 7,4 s 8 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 14,2/25,4/57,7 m 14,4/25,7/59,3 m 13,5/24,2/53,6 m
Consumo
Urbano 12,6 km/l 12,6 km/l 10,4 km/l
Rodoviário 14,9 km/l 15,8 km/l 14,2 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máx. 45,1/61,2 dBA 44,7/63,5 dBA 48,4/65,2 dBA
80/120 km/h 62,1/74 dBA 63,2/68,5 dBA 67/71,4 dBA

Fiat Pulse – 3.384 km

Versão: Impetus T200 Hybrid
Motor: 3 cil., diant., transv., 999 cm3, 12 V, aspirado, 130/125 cv a 5.750 rpm, 20,4 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: automático, CVT, 7 marchas, tração dianteira
Seguro: R$ 1.425 (Perfil Quatro Rodas)
Revisões:
Até 100.000 km: R$ 8.622
Gastos no mês: Combustível: R$ 1.207,85
Consumo: No mês: 10,4 km/l com 39.6% de rodagem na cidade
Desde dez/24: 12,2 km/l com 50,7% de rodagem na cidade
Combustível: flex (gasolina)

 

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