Longa Duração: como a atualização da Fiat mudou o funcionamento do Pulse Hybrid
A Fiat liberou a atualização para o sistema híbrido leve dos Pulse e Fastback, mas descobrimos que o nosso carro já estava atualizado

A Fiat anunciou uma atualização para o funcionamento do sistema híbrido leve 12V dos Pulse e Fastback Hybrid na primeira quinzena de maio. Por sorte, comunicaram dias antes da revisão de 10.000 km do nosso Pulse Impetus Hybrid.
De acordo com a Fiat, a atualização visa recalibrar os parâmetros da central que gerencia os níveis de carga das duas baterias, a de lítio e a de chumbo. Com a programação original, notamos que o sistema híbrido tinha funcionamento irregular se o carro não cumprisse uma rodagem capaz de manter a carga das baterias nos níveis estipulados pela central. Muitos outros proprietários relataram o mesmo comportamento.

A fabricante disse que a atualização permitirá que um grupo maior de clientes seja beneficiado pelo sistema híbrido a partir de agora, como aqueles com um tipo de uso muito específico/esporádico. Isso porque defende que poucos clientes foram afetados pelo comportamento original do carro e que apenas 130 proprietários dos mais de 15.000 Pulse e Fastback Hybrid vendidos até abril entraram em contado com seus canais de atendimento. Essa atualização pode ser feita sem agendamento prévio e demora cerca de 15 minutos.
Contudo, após a revisão ficou a impressão de que a atualização do nosso carro foi feita em abril, quando levamos o Pulse para investigarem a causa de um barulho de vento na traseira. Trocaram as borrachas da tampa do porta-malas, ajustaram as das portas traseiras (uma delas tinha infiltração), inspecionaram os bicos injetores e ainda fizeram uma atualização que, para nós, foi apresentada como uma melhora no processamento das informações do quadro de instrumentos. No entanto, havia outras correções indicadas pela própria fábrica.
O serviço foi agendado na Fiat Ventuno Nações Unidas. O atendimento foi rápido, ainda mais por ser a primeira revisão e ter poucos itens para mexer. Mas não nos pouparam da oferta de serviços extras, com uma lista que incluía nitrogênio nos pneus e até a limpeza do freio traseiro. “Para me convencer, o atendente já falou de tirar alguns itens que “não eram necessários”, como descontaminação e descarbonização do motor ou lubrificação das portas e vidros. Foi bem insistente com o ar-condicionado, querendo fazer a higienização completa além da troca do filtro”, relata o repórter Nicolas Tavares.
Na entrega, citamos o barulho do câmbio CVT “cantando” quando o motor está em alta rotação, relatado pelo piloto de testes Leonardo Barboza. Para isso, um dos mecânicos nos acompanhou para uma volta. A explicação foi de que se trata do som da turbina esvaziando lentamente e que não está relacionado ao câmbio, que passou pela verificação de rotina.
Por fim, questionamos sobre a atualização do sistema híbrido leve 12 V. O atendente explicou que seria feita caso o scanner da concessionária detecta-se que o software estava em uma versão mais antiga.
A Fiat acabou com as revisões de preço fixo e passou a apresentar, em seu site, o valor do serviço em cada concessionária. Na Ventuno, custaria R$ 728. Na verdade, custou R$ 714 com mais R$ 60 do filtro do ar-condicionado e mais R$ 185 do alinhamento e balanceamento. No total, a conta ficou em R$ 959.
O carro ficou pronto no meio da tarde do mesmo dia. Na hora da retirada, o atendente disse que o carro já estava na última versão disponível, confirmando que o nosso Pulse foi atualizado quando levamos para verificar o barulho do vento.
Houve, no entanto, o alerta de outras verificações que deveriam ser feitas a pedido do sistema da fábrica. Elas eram relativas ao pedal do acelerador, freio de mão e suspensão traseira. Também fizeram a limpeza do cofre do motor. No entanto, notamos que não foi feita nenhuma alteração no alinhamento da direção do Pulse.
Fiat Pulse – 10.002 km
Versão: | Impetus T200 Hybrid |
Motor: | 3 cil., diant., transv., 999 cm3, 12 V, aspirado, 130/125 cv a 5.750 rpm, 20,4 kgfm a 1.750 rpm |
Câmbio: | automático, CVT, 7 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 1.425 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: |
Até 100.000 km: R$ 8.622 |
Gastos no mês: | Combustível: R$ 1.132 Revisão: R$ 774 Alinhamento e balanceamento.: R$ 185 |
Consumo: | No mês: 12,4 km/l com 47,3% de rodagem na cidade Desde dez/24: 11,9km/l com 48,3% de rodagem na cidade |
Combustível: | flex (gasolina) |