Para muitos motoristas, a reação é natural: é só ver faróis brancos e intensos que mudam de faixa. Se antigamente as luzes mais fortes indicavam potentes esportivos ou carros de luxo se aproximando, hoje pode ser um carro comum.
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Os faróis (facho baixo e alto) de led estão cada vez mais populares e já estão presentes nos compactos mais recentes, e tendem a ser impulsionados pela obrigatoriedade de luzes diurnas nos carros novos a partir de 2024. Na Fiat Strada, porém, está presente apenas na versão topo de linha Volcano.
“Há vezes em que não estou rápido, não peço passagem ligando seta ou piscando farol e o carro da frente dá passagem. Até me sinto importante. O outro motorista chega a achar ruim por eu continuar no meu ritmo na rodovia”, conta o piloto de testes Leonardo Barboza.
Faróis de led têm grandes vantagens, como a durabilidade maior dos diodos emissores de luz na comparação com as lâmpadas halógenas convencionais. Mas o tempo de resposta e o alcance do facho melhoram significativamente a condução do carro à noite. Também há benefício para o sistema elétrico, por consumirem menos energia.
Na Strada, só não dá para dizer que são faróis full-led, pois as luzes das setas são convencionais. As dos faróis de neblina também são comuns e de luz mais amarelada que a dos faróis. As lanternas traseiras não têm leds, mas as luzes internas da caçamba, sim, são leds.
Os faróis até fazem sua parte, mas as luzes da cabine podem provocar cansaço à noite. Quando no automático, o brilho da tela da central multimídia reduz pouco sua intensidade quando os faróis (que não têm acendimento automático) são ligados.
Seu brilho fica mais intenso que o do quadro de instrumentos, por exemplo. Como não há como configurar a intensidade no modo automático, o jeito é usar o modo manual. E pela manhã a tela estará muito escura para ser visualizada.
Nova Fiat Strada – 24.675 km
Ficha técnica: | |
Versão: | Volcano 1.3 8V Cabine Dupla 2020/2021 |
Motor: | 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, 1332 cm3, 8V, aspirado, 109/101 cv a 6.250 rpm, 14,2/13,2 kgfm a 3.500 rpm |
Câmbio: | manual, 5 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 2.700 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: |
Até 60.000 km – R$ 3.820 |
Gastos no mês: | Combustível: R$ 1.341 |
Consumo: | No mês: 14,8 km/l com 25,5% de rodagem na cidade Desde fev/21: 12,8 km/l com 30,5% de rodagem na cidade |
Combustível: | flex (gasolina) |