Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Longa Duração: Citroën C3 faz barulho e sofre com suspensão aos 33.000 km

Barulhos no Citroën C3 começam a chamar nossa atenção para componentes como direção e embreagem, mas o esforço da suspensão também é notado

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 30 mar 2024, 09h30 - Publicado em 30 mar 2024, 04h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Já falamos aqui sobre o barulho na direção do Citroën C3. Na última revisão, foi feito um reaperto nas estruturas da suspensão a fim de eliminar um barulho que havia, como se fosse gerado por folga entre componentes, ao girar o volante em manobras de baixa velocidade. O ruído sumiu, mas foi por pouco tempo, pois logo voltou a fazer parte do dia a dia do compacto. Só que, desta vez, percebemos novos barulhos.

    “O que chamou a atenção foi um rangido que ainda não havia escutado no carro, vindo da embreagem ao sair em um semáforo”, relatou o repórter João Vitor Ferreira. “Ele aparece ao se chegar ao ponto de acoplamento da embreagem e só some ao se passar a segunda marcha”, detalhou o colaborador, que observou o evento quando viajava com quatro adultos e uma criança a bordo, com ar-condicionado ligado.

    “O carro estava quase na sua capacidade máxima, que é de 429 kg, e estava muito calor. Eu não esperava um bom desempenho, mas fiquei incomodado e preocupado com esse barulho, que desapareceu depois que o carro foi esvaziado.

    Citroën C3 da nossa frota de Longa Duração
    Citroën C3 da nossa frota de Longa Duração (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Alheios aos ruídos, os passageiros reclamaram mesmo foi da suspensão. “Passei por uma estrada rural em Caçapava (SP), e os buracos e as lombadas pareciam ser mais fundos e maiores na volta, com o carro carregado, quando a suspensão traseira apresentou batidas secas”, contou João. “Na ida, só com dois adultos, o C3 se comportou normalmente.”

    Já o editor de arte Fabio Black, que também dirigiu o carro ultimamente, ficou incomodado com a perda de fôlego do motor ao passar a quinta marcha na estrada. “Só dá para usar a quinta marcha em trechos planos, porque quando há uma mínima inclinação o carro, mesmo se estiver a 120 km/h, começa a perder velocidade.

    Longa C3
    Ainda faltam muitos quilômetros para o fim do teste (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Não adianta pisar mais e o jeito é reduzir para a quarta marcha, mesmo com o carro vazio”, explica Fabio. “Uma coisa que também passei a sentir agora no verão é que, quando está muito quente, o C3 perde disposição, independentemente da marcha.

    Citroën C3 – 33.485 km

    Versão: First Edition 1.0
    Motor: 3 cil., diant., transv., 999 cm3, 6V, aspirado, 75/71 cv a 6.000 rpm, 10,7/10 kgfm a 3.250 rpm
    Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
    Seguro: R$ 1.824 (Perfil Quatro Rodas)
    Revisões:
    Até 100.000 km – R$ 8.010
    Gastos no mês: Combustível: R$ 1.420
    Consumo: No mês: 13,8 km/l com 36,4% de rodagem na cidade
    Desde abril/23:  13,5 km/l com 30,1% de rodagem na cidade
    Combustível: flex (gasolina)

     

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.