Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Longa Duração: enfim o câmbio do Tiggo 5X fica bom, mas a suspensão…

Tiggo 5X vai a Minas Gerais e retorna com câmbio vibrando muito menos do que antes. Quem explica?

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 22 dez 2020, 18h39 - Publicado em 3 dez 2020, 07h00
Longa Duração Tiggo 739 (1)
Ida a Conselheiro Lafaiete fez bem ao Chery Tiggo 5X (Igor Macário/Quatro Rodas)

O Cristo Redentor do Rio de Janeiro é conhecido mundialmente, mas há vários outros espalhados pelo Brasil. São tão comuns quanto as inúmeras cachoeiras “véu da noiva”. Pode reparar. O da foto fica em Conselheiro Lafaiete (MG), destino do repórter Igor Macário em sua primeira viagem com o Caoa Chery Tiggo 5X.

Black Friday na Quatro Rodas! Clique aqui e assine por apenas R$ 7,90

Foram cerca de 1.400 km em quatro dias, passando pelo Rio de Janeiro na ida e na volta, mas o computador de bordo não ajudou nas contas. “O hodômetro parcial zera quando o carro fica estacionado por mais de um dia”, aponta o repórter, que também conheceu o lado hesitante do nosso Tiggo.

Continua após a publicidade

“O câmbio de dupla embreagem se mostrou muito indeciso nas subidas de serra da BR-040 e pedia mudanças manuais constantes. O modo Sport até melhora o comportamento, mas não evita que o carro brigue com as marchas. Apesar disso, o desempenho dele é bom e o isolamento acústico na cabine também soma pontos”, opina Igor.

Longa Duração Tiggo 739 (2)
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Acontece que, com o passar do tempo, aprendemos a conviver com algumas características indesejadas dos nossos carros e, claro, a estranhar quando elas desaparecem. Ou quase. É o caso das trepidações do câmbio, que ocorriam especialmente entre 15 e 20 km/h, quando o câmbio não reduzia para a primeira marcha.

Continua após a publicidade

Agora, quando ocorre trepidação, é mínima. É claro que a falta do problema surpreendeu a todos que tiveram um novo contato com o nosso Tiggo.

Mas a suspensão segue sendo assunto. Igor percebeu que os pneus cantam com facilidade em curvas e que a suspensão macia não passa segurança para condução mais arrojada. É assunto para a revisão dos 50.000 km, pois notamos, também, que o carro está tombado para a esquerda.

Tiggo 5X – 47.654 km

Ficha técnica:
Versão: TXS 1.5 16V Turbo
Motor: 4 cilindros, dianteiro, transversal, 16V, turbo, 150/147 cv a 5.500 rpm, 21,4 mkgf a 1.750 rpm
Câmbio: Automatizado, dupla embreagem, 6 marchas
Seguro: R$ 2.004 (Perfil Quatro Rodas)
Revisões:
Até 60.000 km – R$ 4.028
Gastos no mês: Combustível: R$ 1.357
Consumo: No mês: 9,6 km/l com 28,5% de rodagem na cidade
Desde jul/19: 9 km/l com 30,7% de rodagem na cidade
Combustível: flex (gasolina)
Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa 739

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.