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Longa Duração: afinal, a Fiat Strada é mais espaçosa que um Mobi?

Filhos da mesma costela, picape Strada e hatch Mobi têm propostas próprias e resolvem a oferta de espaço de maneiras diferentes

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
15 dez 2021, 12h51
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  • O recente comparativo entre o Renault Kwid e o Fiat Mobi levantou uma discussão interna na redação: o espaço traseiro do Mobi seria maior que o da Strada Cabine Dupla? A dúvida é pertinente. Um olhar mais atento para a nova Fiat Strada revela que suas portas dianteiras são as mesmas do Mobi.

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    Na verdade, todo o balanço dianteiro da picape vem do hatch, com as devidas soluções específicas de desenho para grade, faróis, capô, para–choque e para-lamas, mas que não escondem os mesmos recortes.

    Isso se reflete nas cabines dos veículos. O espaço que motorista e carona têm à disposição é equivalente nos dois carros.

    Na traseira, porém, cada modelo faz apostas distintas. O Mobi, por exemplo, tem meros 2,32 m de entre-eixos, enquanto a Strada mede 2,74 m, o que seria excelente para a picape se essa distância fosse ocupada só pela cabine, sem a necessidade de ser compartilhada com a caçamba – que toma 1,17 m dos 4,48 m do comprimento da Strada.

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    Em nenhum dos carros, o banco traseiro é exatamente confortável para três adultos, mas o desenho da carroceria da picape permite um ganho de 4,5 cm na largura. Outra vantagem é que as caixas de roda não interferem na área do encosto, que, por sua vez, é sensivelmente mais vertical, na picape.

    No espaço para as pernas, Strada também leva vantagem, com 5 cm extras que ajudam na negociação do espaço com o passageiro da frente. Isso porque, independentemente do carro, o conforto de quem se sentar no banco de trás, dependerá diretamente do ajuste de quem vai à frente.

    A dica, para o motorista, é se posicionar mais na vertical, elevando o assento. O espaço para a cabeça na Strada, inclusive, é 2 cm maior na frente e 3,5 cm menor atrás na comparação com as dimensões do Mobi (veja os gráficos).

    É claro que a proposta de cada carro é diferente. Para o hatch, ser pequeno torna-se um trunfo no uso urbano, onde nem sempre o banco traseiro é utilizado. No caso da Strada, cabine dupla e quatro portas são seus principais diferenciais e isso aumenta sua versatilidade.

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    Ela é escolhida justamente pelo banco traseiro: quem não precisa pode economizar comprando a versão com cabine estendida. Aumentar o espaço na cabine seria fácil, mas comprometeria a capacidade da caçamba.

    box comparativo

    Por sinal, esta é outra particularidade da Strada: as paredes da caçamba têm 58 cm – são mais altas que as de picapes médias.

    Tanto que o volume do compartimento aumentou de 584 litros da geração passada para 844 litros na atual – igual ao da Renault Oroch, que também pode transportar 650 kg de carga.

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    Mas ainda se trata de um compartimento com 1,17 m de comprimento, 1,34 m de largura (sendo reduzida para 1,06 m na região entre as torres dos amortecedores) e 1,74 m de diagonal.

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    Não é tão amplo assim, mas para quem vê a Fiat Strada como um carro de passeio, dá para enxergar como um grande porta-malas.

    Quanto à praticidade da cabine, as maiores críticas são para os porta-objetos. Por exemplo, os porta-copos dianteiros não levam copos sem entornar, sendo adequados apenas para latinhas. O porta-copos central traseiro acaba sendo disputado.

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    Nova Fiat Strada – 32.934 km

    Ficha técnica:
    Versão: Volcano 1.3 8V Cabine Dupla 2020/2021
    Motor: 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, 1332 cm3, 8V, aspirado, 109/101 cv a 6.250 rpm, 14,2/13,2 kgfm a 3.500 rpm
    Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
    Seguro: R$ 2.700 (Perfil Quatro Rodas)
    Revisões:
    Até 100.000 km – R$ 6.508
    Gastos no mês: Combustível: R$ R$ 1.288,27
    Consumo: No mês: 11,8 km/l com 36,6% de rodagem na cidade
    Desde fev/21: 12,5 km/l com 31,6% de rodagem na cidade
    Combustível: flex (gasolina)

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