Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Longa Duração: afinal, a Fiat Strada é mais espaçosa que um Mobi?

Filhos da mesma costela, picape Strada e hatch Mobi têm propostas próprias e resolvem a oferta de espaço de maneiras diferentes

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
15 dez 2021, 12h51
Fiat Strada
Picape tenta equilibrar o espaço para passageiros e carga (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

O recente comparativo entre o Renault Kwid e o Fiat Mobi levantou uma discussão interna na redação: o espaço traseiro do Mobi seria maior que o da Strada Cabine Dupla? A dúvida é pertinente. Um olhar mais atento para a nova Fiat Strada revela que suas portas dianteiras são as mesmas do Mobi.

Mais barato que gasolina! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

Na verdade, todo o balanço dianteiro da picape vem do hatch, com as devidas soluções específicas de desenho para grade, faróis, capô, para–choque e para-lamas, mas que não escondem os mesmos recortes.

Isso se reflete nas cabines dos veículos. O espaço que motorista e carona têm à disposição é equivalente nos dois carros.

Na traseira, porém, cada modelo faz apostas distintas. O Mobi, por exemplo, tem meros 2,32 m de entre-eixos, enquanto a Strada mede 2,74 m, o que seria excelente para a picape se essa distância fosse ocupada só pela cabine, sem a necessidade de ser compartilhada com a caçamba – que toma 1,17 m dos 4,48 m do comprimento da Strada.

Continua após a publicidade

Em nenhum dos carros, o banco traseiro é exatamente confortável para três adultos, mas o desenho da carroceria da picape permite um ganho de 4,5 cm na largura. Outra vantagem é que as caixas de roda não interferem na área do encosto, que, por sua vez, é sensivelmente mais vertical, na picape.

No espaço para as pernas, Strada também leva vantagem, com 5 cm extras que ajudam na negociação do espaço com o passageiro da frente. Isso porque, independentemente do carro, o conforto de quem se sentar no banco de trás, dependerá diretamente do ajuste de quem vai à frente.

A dica, para o motorista, é se posicionar mais na vertical, elevando o assento. O espaço para a cabeça na Strada, inclusive, é 2 cm maior na frente e 3,5 cm menor atrás na comparação com as dimensões do Mobi (veja os gráficos).

É claro que a proposta de cada carro é diferente. Para o hatch, ser pequeno torna-se um trunfo no uso urbano, onde nem sempre o banco traseiro é utilizado. No caso da Strada, cabine dupla e quatro portas são seus principais diferenciais e isso aumenta sua versatilidade.

Continua após a publicidade

Ela é escolhida justamente pelo banco traseiro: quem não precisa pode economizar comprando a versão com cabine estendida. Aumentar o espaço na cabine seria fácil, mas comprometeria a capacidade da caçamba.

box comparativo

Por sinal, esta é outra particularidade da Strada: as paredes da caçamba têm 58 cm – são mais altas que as de picapes médias.

Tanto que o volume do compartimento aumentou de 584 litros da geração passada para 844 litros na atual – igual ao da Renault Oroch, que também pode transportar 650 kg de carga.

Continua após a publicidade

Mas ainda se trata de um compartimento com 1,17 m de comprimento, 1,34 m de largura (sendo reduzida para 1,06 m na região entre as torres dos amortecedores) e 1,74 m de diagonal.

Compartilhe essa matéria via:

Não é tão amplo assim, mas para quem vê a Fiat Strada como um carro de passeio, dá para enxergar como um grande porta-malas.

Quanto à praticidade da cabine, as maiores críticas são para os porta-objetos. Por exemplo, os porta-copos dianteiros não levam copos sem entornar, sendo adequados apenas para latinhas. O porta-copos central traseiro acaba sendo disputado.

Continua após a publicidade

Nova Fiat Strada – 32.934 km

Ficha técnica:
Versão: Volcano 1.3 8V Cabine Dupla 2020/2021
Motor: 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, 1332 cm3, 8V, aspirado, 109/101 cv a 6.250 rpm, 14,2/13,2 kgfm a 3.500 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
Seguro: R$ 2.700 (Perfil Quatro Rodas)
Revisões:
Até 100.000 km – R$ 6.508
Gastos no mês: Combustível: R$ R$ 1.288,27
Consumo: No mês: 11,8 km/l com 36,6% de rodagem na cidade
Desde fev/21: 12,5 km/l com 31,6% de rodagem na cidade
Combustível: flex (gasolina)

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

A edição 752 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 752 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)

 

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.