Jeep Compass tem alinhamento e balanceamento mais caro da nossa história
Perto do desmonte, Jeep Compass passa pela revisão dos 96.000 km e recebe o serviço de alinhamento mais caro da história do Longa Duração
Chegou o momento de fazer a oitava e última revisão do Jeep Compass no teste, já bem próximo do momento de desmontá-lo, aos 100.000 km. Desta vez, agendamos o serviço na Jeep Europa Motors da Avenida Hélio Pellegrino, em São Paulo, que tem duas oficinas. O serviço do nosso carro foi feito em endereço próximo ao showroom.
Deixamos o veículo para fazer a revisão de 96.000 km no meio da manhã. O serviço que preconiza a troca do óleo, do filtro de óleo, do filtro de ar do motor e do filtro de cabine do ar-condicionado e não tem preço fixo indicado no site da Jeep. A concessionária orçou em R$ 998,37. Não ofereceram nenhum serviço extra além da lavagem (R$ 90), que dispensamos, e de alinhamento, balanceamento e rodízio dos pneus, que sempre pedimos, mas desta vez teve recorde: por R$ 430, foi o mais caro da história do Longa Duração. No total, R$ 1.428.
O carro ficaria pronto às 16h do mesmo dia, horário que foi reforçado em um SMS por volta das 15h. Mas 45 minutos depois outro SMS indicou que a finalização do serviço ficaria para as 16h45 e que receberíamos a lavagem como cortesia.
O carro estava pronto no horário indicado e o consultor informou todos os itens verificados, incluindo bateria e módulos eletrônicos, e apresentou as peças substituídas. De fato, foi o que constatamos ao analisar o serviço. Mas o rodízio dos pneus foi feito errado pela Europa Motors, pois cruzaram todos os pneus, enquanto o manual indica cruzar os traseiros para a dianteira e os dianteiros passam em linha para trás.
Mesmo com a revisão e com um novo óleo, o barulho de batida do motor permanece. O zumbido nas pastilhas de freio (que estão boas), também continua.
Jeep Compass – 96.764 km
Ficha técnica: | |
Versão: | Longitude 80 anos 1.3 Turbo |
Motor: | 4 cil., diant., transversal, 1.332 cm3, 16V, turbo, injeção direta, 185/180 cv a 5.750 rpm, 27,5 kgfm a 1.750 rpm |
Câmbio: | automático, 6 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 3.268 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: | Até 96.000 km – R$ 7.803 |
Gasto no mês: | Combustível: R$ 1.330 Revisão: R$ 1.428 |
Consumo: | No mês: 9,6 km/l com 25,2% de rodagem na cidade Desde agosto/21: 9,5 km/l com 33,9% de rodagem na cidade |
Combustível: | Flex (gasolina) |