Navegador embarcado na central multimídia se tornou item raro e a explicação é simples: é cômodo usar o Waze ou o Google Maps com atualização em tempo real do trânsito e de alertas.
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Em regiões com pouca cobertura de sinal de celular, porém, o mapa armazenado no carro pode ser de grande ajuda. E não é uma situação incomum para um SUV.
O repórter Eduardo Passos encarou o desafio de abrir mão do Android Auto (o smartphone poderia permanecer conectado à internet 4G do carro, portanto).
Ele usou apenas o sistema de navegação TomTom armazenado na central Uconnect de 10,1 polegadas em viagem de quase 1.300 km de São Paulo (SP) a Ipatinga (MG), passando por São Carlos (SP) e Belo Horizonte (MG).
“Quanto mais longe de São Paulo, pior é a cobertura e o detalhamento do mapa. A partir de Belo Horizonte, a base de dados se mostrou defasada, com alertas de radares que não existem mais, o que me fez baixar a guarda e ser supreendido pelos radares que não foram computados”, conta.
O carro veio com um mapa de 2020 e a TomTom cobra R$ 347 pelo mapa mais recente ou R$ 410 pela assinatura anual com cinco atualizações.
O navegador tem atualização do trânsito em tempo real, via rádio, que funciona bem em algumas cidades. Ele ainda cruza o percurso e a localização de postos com a autonomia do carro, para prever abastecimentos.
“O tanque do Compass é grande, tem 60 litros, e se o consumo não é tão bom quanto poderia, dá segurança saber que, ao entrar na reserva, ainda há 8 litros e sua exibição é muito precisa”, pondera Eduardo.
O repórter ainda faz observações. “A suspensão me surpreendeu ao encarar buracos, assim como o controle de estabilidade salvou o carro rapidamente em aquaplanagem.
Mas não faz sentido o start-stop voltar a ser ativado quando o carro é religado, enquanto o mesmo não acontece com os sensores de estacionamento, que apitam em corredores ou rampas, o que é incômodo.”
Jeep Compass – 17.846 km
Ficha técnica: | |
Versão: | Longitude 80 anos 1.3 Turbo |
Motor: | 4 cil., diant., transversal, 1.332 cm3, 16V, turbo, injeção direta, 185/180 cv a 5.750 rpm, 27,5 kgfm a 1.750 rpm |
Câmbio: | automático, 6 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 1.740 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: | Até 96.000 km – R$ 5.819 |
Gasto no mês: | Combustível: R$ 2.780 |
Consumo: | No mês: 9,91 km/l com 27,9% de rodagem na cidade Desde agosto/21: 9,8 km/l com 25,3% de rodagem na cidade |
Combustível: | Flex (gasolina) |