Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Jeep Compass prova que é possível viver sem Waze e Google Maps

Jeep Compass encara viagem de 1.300 km sem ajuda do smartphone, só com o mapa da central multimídia, quase à moda antiga

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 4 fev 2022, 01h01 - Publicado em 3 fev 2022, 23h44
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Navegador embarcado na central multimídia se tornou item raro e a explicação é simples: é cômodo usar o Waze ou o Google Maps com atualização em tempo real do trânsito e de alertas.

    Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

    Em regiões com pouca cobertura de sinal de celular, porém, o mapa armazenado no carro pode ser de grande ajuda. E não é uma situação incomum para um SUV.

    O repórter Eduardo Passos encarou o desafio de abrir mão do Android Auto (o smartphone poderia permanecer conectado à internet 4G do carro, portanto).

    Continua após a publicidade

    Ele usou apenas o sistema de navegação TomTom armazenado na central Uconnect de 10,1 polegadas em viagem de quase 1.300 km de São Paulo (SP) a Ipatinga (MG), passando por São Carlos (SP) e Belo Horizonte (MG).

    “Quanto mais longe de São Paulo, pior é a cobertura e o detalhamento do mapa. A partir de Belo Horizonte, a base de dados se mostrou defasada, com alertas de radares que não existem mais, o que me fez baixar a guarda e ser supreendido pelos radares que não foram computados”, conta.

    Multimidia Jeep Compass Longa Duração
    (Leonardo Barbosa/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    O carro veio com um mapa de 2020 e a TomTom cobra R$ 347 pelo mapa mais recente ou R$ 410 pela assinatura anual com cinco atualizações.

    O navegador tem atualização do trânsito em tempo real, via rádio, que funciona bem em algumas cidades. Ele ainda cruza o percurso e a localização de postos com a autonomia do carro, para prever abastecimentos.

    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade

    “O tanque do Compass é grande, tem 60 litros, e se o consumo não é tão bom quanto poderia, dá segurança saber que, ao entrar na reserva, ainda há 8 litros e sua exibição é muito precisa”, pondera Eduardo.

    O repórter ainda faz observações. “A suspensão me surpreendeu ao encarar buracos, assim como o controle de estabilidade salvou o carro rapidamente em aquaplanagem.

    Mas não faz sentido o start-stop voltar a ser ativado quando o carro é religado, enquanto o mesmo não acontece com os sensores de estacionamento, que apitam em corredores ou rampas, o que é incômodo.”

    Continua após a publicidade

    Jeep Compass – 17.846 km

    Ficha técnica:
    Versão: Longitude 80 anos 1.3 Turbo
    Motor: 4 cil., diant., transversal, 1.332 cm3, 16V, turbo, injeção direta, 185/180 cv a 5.750 rpm, 27,5 kgfm
    a 1.750 rpm
    Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
    Seguro: R$ 1.740 (Perfil Quatro Rodas)
    Revisões: Até 96.000 km – R$ 5.819
    Gasto no mês: Combustível: R$ 2.780
    Consumo: No mês: 9,91 km/l com 27,9% de rodagem na cidade
    Desde agosto/21: 9,8 km/l com 25,3% de rodagem na cidade
    Combustível: Flex (gasolina)

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.