Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Fiat Strada com ABS off-road e E-Locker é melhor que muito SUV na terra

Com tração apenas dianteira, Fiat Strada tem sistemas que a ajudam a enfrentar as trilhas com mais desenvoltura que muitos SUVs

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 jan 2022, 17h00 - Publicado em 25 jan 2022, 16h56

Não é exagero dizer que a nova Fiat Strada tem mais vocação para o fora de estrada do que muitos SUVs compactos. E isso vale para qualquer versão. No caso da nossa Strada Volcano, os ângulos de ataque, saída, central e o vão livre do solo fazem inveja a muitos SUVs.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Tudo isso é legal na teoria, mas fizemos nossa picape provar, na prática, do que ela é capaz, mesmo que tenha as rodas aro 16 com pneus 100% asfalto opcionais, e não os aro 15 com pneus de uso misto que vêm de série.

Longa Fiat Strada
Geometria de suspensão ajuda no uso fora de estrada (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

A missão não foi apenas superar uma ladeira íngreme de terra cheia de sulcos escavados pela água da chuva, mas também vencer essa subida com paradas no meio do caminho para não poder contar com o embalo. Nada tão extremo, porque a Strada não foi feita para isso, mas que seria algo mais difícil para qualquer carro de passeio.

Essa nova geração não tem o Locker (um bloqueio mecânico do diferencial dianteiro), como as antigas Strada Adventure. Mas tem o E-Locker, uma função do bloqueio eletrônico do diferencial voltada para melhorar a aderência dos pneus no limite. Quando os sensores do freio ABS percebem uma roda girando em falso, aplica-se freio nela para enviar toda a força para a outra roda, que pode ter aderência.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

No nosso teste, as rodas da Strada patinaram bastante para encontrar aderência com o sistema desligado, obrigando a descer um pouco em alguns momentos. Ao ativar o sistema, apertando o botão TC+ (de “controle de tração plus”) no painel, porém, sente-se o freio entrando e a picape ganhando velocidade rapidamente, sem que os pneus escorreguem muito.

Outra função muito útil que o mesmo botão ativa é o ABS off-road, que permite um breve travamento das rodas, suficiente para criar morrinhos de terra à frente dos pneus, aumentando a resistência ao movimento para diminuir a distância de frenagem. Por ser criado para evitar o travamento das rodas, o ABS comum piora a frenagem do carro na terra.

Continua após a publicidade

Nova Fiat Strada – 37.272 km

Ficha técnica:
Versão: Volcano 1.3 8V Cabine Dupla 2020/2021
Motor: 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, 1332 cm3, 8V, aspirado, 109/101 cv a 6.250 rpm, 14,2/13,2 kgfm a 3.500 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
Seguro: R$ 2.700 (Perfil Quatro Rodas)
Revisões:
Até 100.000 km – R$ 6.508
Gastos no mês: Combustível: R$ 2.090
Consumo: No mês: 13,6 km/l com 40,7% de rodagem na cidade
Desde fev/21: 12,7 km/l com 32,7% de rodagem na cidade
Combustível: flex (gasolina)

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Quatro Rodas 753 janeiro 2022 (1)

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.