Faróis do Citroën C3 quebram sozinhos e são trocados em garantia
Com suportes quebrados, as peças foram trocadas em garantia, mas outros velhos problemas permanecem

Demorou cerca de dois meses, mas os novos faróis do nosso Citroën C3 foram trocados. Um deles já estava com o suporte superior quebrado e o outro, prestes a romper por completo. Como a troca foi solicitada na revisão dos 50.000 km, a concessionária Faberge de Mogi das Cruzes (SP) entrou em contato quando as peças definitivas chegaram (antes, um dos faróis havia chegado com defeito).
O que aparentemente seria um serviço bem rápido levou duas horas. Na entrega explicaram o motivo da demora: os faróis parecem ser divididos, mas as luzes de led e o bloco de farol compõem uma peça única, então precisam afastar o para-choque com cuidado para fazer a remoção dos faróis quebrados e a instalação dos novos. Por fim, assinamos a nota do serviço: o farol esquerdo custou R$ 873,12 e o direito, R$ 853,38. Tudo coberto pela garantia. Mas a troca dos faróis não resolveu um outro problema: ainda é possível ver o facho tremendo, como se as lâmpadas estivessem soltas.


Nosso C3 ainda visitou a Sinal Vergueiro a fim de investigar novamente a vibração do motor 1.0 e os solavancos nas trocas de marcha.
O carro ficou em análise por 48 h. Olharam as velas, passaram o scanner, removeram os injetores, testaram a estanqueidade dos cilindros e verificaram os suportes. Por fim, drenaram o tanque de gasolina comum e colocaram 10 litros de gasolina aditivada.
“Na retirada, testei com o chefe de oficina e a vibração continuava. As “cabeçadas” também, então ele sugeriu fazer as trocas em rotações mais altas”, conta o piloto Leonardo Barboza. O mecânico repetiu o discurso ao dizer que isso é característica do motor três-cilindros, e que uns C3 tremem mais que os outros.
Citroën C3 – 57.809 km
Versão: | First Edition 1.0 |
Motor: | 3 cil., diant., transv., 999 cm3, 6V, aspirado, 75/71 cv a 6.000 rpm, 10,7/10 kgfm a 3.250 rpm |
Câmbio: | manual, 5 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 1.824 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: |
Até 100.000 km – R$ 7.518 |
Gastos no mês: | Combustível: R$ 2.288 |
Consumo: | No mês: 13,4 km/l com 40,7% de rodagem na cidade Desde abril/23: 13,5 km/l com 34,7% de rodagem na cidade |
Combustível: | flex (gasolina) |