Direção do Citroën C3 para de fazer barulhos, mas a culpa não era dela
Nosso C3 precisou visitar a oficina antes da hora por trepidação no motor e, novamente, barulhos ao girar o volante, mas a culpa era da suspensão...
A concessionária até tentou resolver os barulhos e trepidações ao girar a direção durante a revisão dos 30.000 km do nosso Citroën C3. Reapertaram os sistemas, mas os barulhos voltaram três dias depois e foram agravando. Achamos melhor não esperar a revisão seguinte para tentar solucionar isso e marcamos uma visita a outra concessionária só para isso.
Tentamos marcar na Green do Morumbi, em São Paulo, mas por falta de agenda (o que estamos notando ser comum na rede Citroën) nos direcionaram para a Peugeot Nações Unidas, que curiosamente também vende (e atende) carros da marca Citroën. O atendimento foi pelo WhatsApp.
Falamos da direção e também de uma trepidação incomum no motor e ali mesmo o atendente também sinalizou que havia duas outras verificações a serem feitas no carro: uma na fixação do para–sol do motorista e outra no resistor do ventilador do ar-condicionado.
Deixamos o C3 na concessionária três dias depois, pela manhã. Anotaram as observações e, por sinal, a reclamação sobre a trepidação do motor entrou em um relatório à parte. Pediram apenas para que o veículo ficasse até o dia seguinte, se fosse possível. Concordamos.
O carro ficou pronto por volta das 14 horas. As peças, as quais a fábrica solicitou a verificação, não precisaram ser trocadas e fizeram um reaperto geral na seção dianteira do carro, o que teria solucionado não apenas os barulhos ao esterçar a direção, mas também a vibração do motor. E pediram para retornar caso os problemas voltassem a acontecer.
O fato é que o reaperto teve efeito. Na noite do mesmo dia ouvimos um discreto barulho na direção ao manobrar o carro, mas não se repetiu nas semanas seguintes. E o três-cilindros 1.0 está mais sereno.
Citroën C3 – 39.245 km
Versão: | First Edition 1.0 |
Motor: | 3 cil., diant., transv., 999 cm3, 6V, aspirado, 75/71 cv a 6.000 rpm, 10,7/10 kgfm a 3.250 rpm |
Câmbio: | manual, 5 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 1.824 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: |
Até 100.000 km – R$ 7.518 |
Gastos no mês: | Combustível: R$ 1.243 |
Consumo: | No mês: 12,5 km/l com 34,3% de rodagem na cidade Desde abril/23: 13,5 km/l com 31,4% de rodagem na cidade |
Combustível: | flex (gasolina) |