Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Última Semana: Revista em casa por 9,90

Descobrimos defeitos na pintura e na carroceria do nosso Fiat Pulse Hybrid

Problemas de pintura ficam evidentes em nosso Pulse Hybrid, mas não incomodam como o barulho de vento vindo da traseira

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 17 ago 2025, 15h31 - Publicado em 17 ago 2025, 09h16
Longa Pulse
Aparelho eletrônico indicou se houve ou não repintura em nosso Fiat Pulse (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Desde a estreia do nosso Fiat Pulse Hybrid, notamos algumas marcas em sua pintura, especialmente na tampa traseira. Logo acima da lanterna esquerda, uma mancha de formas arredondadas sugere uma leve repintura local, mas sem afetar o brilho da área – ou seja, está por baixo do verniz.

Do lado esquerdo, abaixo da lanterna, vimos que há outra irregularidade, uma “cicatriz” horizontal, esta mais difícil de se ver – e quase impossível de se fotografar. Olhos mais treinados, porém, encontrarão no ângulo certo. É como um pequeno amassado, mas tão superficial que fica claro ser na pintura.

Longa Pulse
Nosso Fiat Pulse fez uma visita antecipada à concessionária (Leonardo Barboza/Quatro Rodas)

Mas há boas e más notícias nessa história. A boa é que, utilizando um medidor eletrônico de espessura de pintura, pudemos constatar que não houve repintura próximo aos defeitos vistos. Os números indicados pelo aparelho são semelhantes aos de outras partes do carro.

Compartilhe essa matéria via:

A má é que a quantidade de defeitos visíveis na carroceria de um carro zero-quilômetro preocupa. E isso não é uma exclusividade da Fiat, já que outras marcas também apresentam problemas do tipo. Também não é exclusividade de partes externas.

Continua após a publicidade

Longa Pulse

Notamos ainda no Pulse de Longa Duração que há ferrugem nos parafusos das dobradiças da tampa, neste caso com indícios mais contundentes de que houve retrabalho.

TURBULÊNCIA

Continua após a publicidade

Também na tampa traseira do nosso Pulse, a borracha de vedação veio deformada de fábrica. Fizemos, então, relação direta com uma recorrente reclamação feita pela equipe da QUATRO RODAS: um barulho de vento vindo da parte traseira do SUV em velocidades mais altas.

Longa Pulse

Para verificação do problema, agendamos uma ida precoce a uma concessionária – já que a primeira visita só deveria acontecer aos 10.000 km, segundo o plano de manutenção. A concessionária com data mais próxima era a Fiat Sinal Vergueiro, na Zona Sul da capital paulista, onde chegamos minutos antes do horário marcado e fomos atendidos com antecedência, de forma eficiente e cordial.

Explicamos o motivo do agendamento ao consultor responsável, que, ao abrir a ordem de serviço, nos trouxe uma surpresa. Havia duas campanhas de recall pendentes para o Pulse: uma para verificação e medição dos bicos injetores de combustível, com possível troca dos bicos em garantia; e outra, para verificação e atualização do software do quadro de instrumentos.

Continua após a publicidade

Autorizamos os procedimentos, mas, para uma análise mais profunda da borracha deformada e do barulho de vento, o carro precisou passar um final de semana na concessionária. Retornamos no final da segunda-feira para retirá-lo (com direito a lavagem), mas antes o chefe de oficina detalhou os serviços feitos. Sobre os recalls, foi feita a atualização no quadro de instrumentos (que não altera o layout, mas apenas há uma melhoria no processamento de atualização das informações exibidas) e não foi necessária a substituição dos bicos injetores, já que a oficina constatou a conformidade dos componentes.

Longa Pulse
Parafusos do porta-malas enferrujados e borracha deformada; tampa traseira tem visíveis problemas de pintura (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A borracha do porta-malas foi trocada em garantia, mas não era ela a causadora dos incômodos barulhos de vento. De acordo com o chefe de oficina, o ruído vem das portas traseiras. “As janelas-espia e as barras longitudinais no teto provocam uma turbulência na região das portas traseiras, causando o barulho de vento”, disse ele, apontando que trata-se de uma característica de projeto. Mesmo assim, ele garantiu que foram feitos ajustes nas portas traseiras e uma verificação das guarnições externas e internas, onde foi encontrada uma inconformidade que já causara infiltração de água. Com os ajustes, a infiltração promete sumir, e os barulhos de vento, ao menos, diminuir. Ficaremos de ouvidos atentos a partir de agora.

Longa Pulse

Continua após a publicidade

Fiat Pulse – 7.410 km

Versão: Impetus T200 Hybrid
Motor: 3 cil., diant., transv., 999 cm3, 12 V, aspirado, 130/125 cv a 5.750 rpm, 20,4 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: automático, CVT, 7 marchas, tração dianteira
Seguro: R$ 1.425 (Perfil Quatro Rodas)
Revisões:
Até 100.000 km: R$ 8.622
Gastos no mês: Combustível: R$ 1.132
Consumo: No mês: 10,6 km/l com 43,3% de rodagem na cidade

Desde dez/24: 11,7 km/l com 48,6% de rodagem na cidade

Combustível: flex (gasolina)

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos,comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 2,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$2,99/mês.