Descobrimos defeitos na pintura e na carroceria do nosso Fiat Pulse Hybrid
Problemas de pintura ficam evidentes em nosso Pulse Hybrid, mas não incomodam como o barulho de vento vindo da traseira

Desde a estreia do nosso Fiat Pulse Hybrid, notamos algumas marcas em sua pintura, especialmente na tampa traseira. Logo acima da lanterna esquerda, uma mancha de formas arredondadas sugere uma leve repintura local, mas sem afetar o brilho da área – ou seja, está por baixo do verniz.
Do lado esquerdo, abaixo da lanterna, vimos que há outra irregularidade, uma “cicatriz” horizontal, esta mais difícil de se ver – e quase impossível de se fotografar. Olhos mais treinados, porém, encontrarão no ângulo certo. É como um pequeno amassado, mas tão superficial que fica claro ser na pintura.

Mas há boas e más notícias nessa história. A boa é que, utilizando um medidor eletrônico de espessura de pintura, pudemos constatar que não houve repintura próximo aos defeitos vistos. Os números indicados pelo aparelho são semelhantes aos de outras partes do carro.
A má é que a quantidade de defeitos visíveis na carroceria de um carro zero-quilômetro preocupa. E isso não é uma exclusividade da Fiat, já que outras marcas também apresentam problemas do tipo. Também não é exclusividade de partes externas.
Notamos ainda no Pulse de Longa Duração que há ferrugem nos parafusos das dobradiças da tampa, neste caso com indícios mais contundentes de que houve retrabalho.
TURBULÊNCIA
Também na tampa traseira do nosso Pulse, a borracha de vedação veio deformada de fábrica. Fizemos, então, relação direta com uma recorrente reclamação feita pela equipe da QUATRO RODAS: um barulho de vento vindo da parte traseira do SUV em velocidades mais altas.
Para verificação do problema, agendamos uma ida precoce a uma concessionária – já que a primeira visita só deveria acontecer aos 10.000 km, segundo o plano de manutenção. A concessionária com data mais próxima era a Fiat Sinal Vergueiro, na Zona Sul da capital paulista, onde chegamos minutos antes do horário marcado e fomos atendidos com antecedência, de forma eficiente e cordial.
Explicamos o motivo do agendamento ao consultor responsável, que, ao abrir a ordem de serviço, nos trouxe uma surpresa. Havia duas campanhas de recall pendentes para o Pulse: uma para verificação e medição dos bicos injetores de combustível, com possível troca dos bicos em garantia; e outra, para verificação e atualização do software do quadro de instrumentos.
Autorizamos os procedimentos, mas, para uma análise mais profunda da borracha deformada e do barulho de vento, o carro precisou passar um final de semana na concessionária. Retornamos no final da segunda-feira para retirá-lo (com direito a lavagem), mas antes o chefe de oficina detalhou os serviços feitos. Sobre os recalls, foi feita a atualização no quadro de instrumentos (que não altera o layout, mas apenas há uma melhoria no processamento de atualização das informações exibidas) e não foi necessária a substituição dos bicos injetores, já que a oficina constatou a conformidade dos componentes.

A borracha do porta-malas foi trocada em garantia, mas não era ela a causadora dos incômodos barulhos de vento. De acordo com o chefe de oficina, o ruído vem das portas traseiras. “As janelas-espia e as barras longitudinais no teto provocam uma turbulência na região das portas traseiras, causando o barulho de vento”, disse ele, apontando que trata-se de uma característica de projeto. Mesmo assim, ele garantiu que foram feitos ajustes nas portas traseiras e uma verificação das guarnições externas e internas, onde foi encontrada uma inconformidade que já causara infiltração de água. Com os ajustes, a infiltração promete sumir, e os barulhos de vento, ao menos, diminuir. Ficaremos de ouvidos atentos a partir de agora.
Fiat Pulse – 7.410 km
Versão: | Impetus T200 Hybrid |
Motor: | 3 cil., diant., transv., 999 cm3, 12 V, aspirado, 130/125 cv a 5.750 rpm, 20,4 kgfm a 1.750 rpm |
Câmbio: | automático, CVT, 7 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 1.425 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: |
Até 100.000 km: R$ 8.622 |
Gastos no mês: | Combustível: R$ 1.132 |
Consumo: | No mês: 10,6 km/l com 43,3% de rodagem na cidade
Desde dez/24: 11,7 km/l com 48,6% de rodagem na cidade |
Combustível: | flex (gasolina) |