Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Longa Duração: VW Virtus tem manual com inteligência artificial

Aplicativo tem função de ajudar os motoristas que não gostam de ler o manual de instruções. Mas sua utilidade é limitada a procedimentos simples

Por Rodrigo Ribeiro
5 set 2018, 14h35
VW Virtus
É preciso ter mão firme para fazer foto das luzes-espia (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

Quando a Volkswagen lançou o Virtus, um dos diferenciais destacados foi o uso do inédito software Meu VW. O aplicativo é gratuito, está disponível para celulares iOS e Android e usa a tecnologia do processamento em nuvem do IBM Watson para ser uma espécie de manual de instruções eletrônico e inteligente. 

O sistema permite que você tire uma foto de uma luz-espia com o celular e veja seu significado por meio do app. Também dá para “conversar” com o aplicativo e perguntar, por exemplo, como se troca o pneu do carro. As respostas, no entanto, são curtas e limitadas.

Em nossos testes, o aplicativo não soube responder a quilometragem para troca das velas, por exemplo. Ele também demanda, claro, de uma conexão de qualidade com a internet.

Ajuda extra para os esquecidos

Secretário eletrônico

VW Virtus
(Reprodução/Internet)
Continua após a publicidade

O aplicativo, até então exclusivo para donos de Virtus, acaba de ser estendido ao novo Tiguan. Em ambos, exige o cadastro do chassi do veículo. Após preencher os dados, é possível agendar diferentes tipos de manutenção, como revisões, reparos corretivos ou responder a convocações de recall.

Ele também pode alertar sobre o dia do rodízio do veículo, em cidades com esse tipo de restrição, e a proximidade do vencimento da CNH e do IPVA.

O aplicativo é capaz de avisar sobre as revisões por meio do tempo (12 meses após a compra, por exemplo), mas, como não se comunica ativamente com o carro, ele só consegue saber a quilometragem após você atualizar esse dado periodicamente e de forma manual.

Olhe e escute

Continua após a publicidade
VW Virtus
(Reprodução/Internet)

Tutoriais simples explicam todas as etapas para verificar o nível do óleo ou trocar os pneus. O texto apresentado é reforçado com um áudio, para que você possa fazer as tarefas sem olhar para a tela do celular.

Explicação visual

VW Virtus
(Reprodução/Internet)
Continua após a publicidade

O sistema que usa a câmera para explicar a função de cada luz-espia funciona bem quando a internet móvel está rápida, mas grava cada foto feita na memória do celular, ao invés de apagá-la após o uso.

Me liga

VW Virtus
(Reprodução/Internet)

Uma agenda lista os principais telefones de emergência, que podem ser acionados pelo próprio aplicativo. Dá para incluir ainda o número de sua seguradora e o de outros condutores extras.

Ritos de iniciação

VW Virtus
Após a compra, Virtus passa pela marcação das peças e pelo primeiro teste de pista (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Logo depois da compra, o Virtus teve as peças marcadas pelo nosso consultor técnico, Fabio Fukuda. Em seguida, aos 1.000 km, rumou para a pista de teste, em Limeira (SP).

Os resultados ficarão guardados até o fim da jornada, aos 60.000 km, quando o Virtus será submetido às mesmas avaliações. A comparação dos números obtidos nos testes inicial e final, bem como a marcação das peças, são procedimentos padrão no Longa Duração.

Volkswagen Virtus – 0 km

    Ficha técnica

    • Versão: Highline 200 TSI
    • Motor: 3 cil., diant., transv., 999 cm3, 12V, 128/116 cv a 5.500 rpm, 20,4 mkgf a 2.000 rpm
    • Câmbio: automático, 6 marchas
    • Seguro (perfil QUATRO RODAS): R$ 1.936
    • Revisões (até 60.000 Km): R$ 1.820
    • Consumo no mês: 10,9 km/l com 33,7% de rodagem na cidade
    • Consumo desde jun/18: 10,9 km/l com 33,7% de rodagem na cidade
    • Combustível: flex (gasolina) – R.212
    Continua após a publicidade

    Teste

    • 0 a 100 km/h (s): 11,2
    • 0 a 1.000 m (s / km/h: 32,5
    • D 40 a 80 km/h (s): 4,9
    • D 60 a 100 km/h (s): 6,2
    • D 80 a 120 km/h (s): 7,7
    • 60 km/h a 0 (m): 15,7
    • 80 km/h a 0 (m): 27,3
    • 120 km/h a 0 (m): 61,3
    • Cons. urb./rod. (km/l): 12,5 / 16
    • Ruído PM/RPM máx. (dBA): 39 / 69,3
    • Ruído a 80/120 km/h (dBA): 63 / 69,1
    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.