O sistema start-stop é responsável por desligar o motor em paradas curtas para economizar combustível.
Em situações específicas, como baixo nível de carga da bateria e fase de aquecimento do motor, por exemplo, a central controladora do start-stop entende que o melhor a fazer é deixar o motor ligado.
Outro parâmetro considerado é a configuração do ar-condicionado. Se ele entende que a seleção do motorista busca a refrigeração de uma cabine com temperatura alta, o motor permanece ligado para que o compressor se mantenha funcionando.
“O painel indicava uma temperatura externa de 32 °C e eu havia regulado o ar-condicionado para a condição de refrigeração máxima da cabine. Mesmo assim, quando parava o carro, o motor desligava”.
“Tudo bem que o botão de inibição do start-stop resolve a questão, mas este é o primeiro carro que dirijo com um sistema sem inteligência suficiente para manter o motor funcionando nessa circunstância sem intervenção do motorista”, diz o repórter Henrique Rodriguez.
A situação é ainda pior se levarmos em conta que, pouco tempo atrás, na revisão dos 20.000 km, no mês anterior, o software do start-stop foi atualizado justamente por conta de relatos de funcionamento irregular.
Henrique e o Argo não se entenderam nem na hora de ouvir música: “Do nada, a central travou com o Waze exibido na tela. Desconectei meu celular da porta USB e, para minha surpresa, o display continuou com o Waze congelado. Nenhum comando na tela ou nos botões físicos funcionava”.
“Desliguei o carro e nada. Abri e fechei a porta e travei o carro, como se tivesse estacionado. Nada. Só depois de um tempo que o rádio descongelou. Iniciou como se estivesse ligando naquele momento e tudo voltou a funcionar”.
O repórter gravou um vídeo do start-stop e da tela:
Fiat Argo – 26.226 km
Consumo
- No mês: 13,2 km/l com 28% de rodagem na cidade
- Desde set/17: 13,1 km/l com 27,5% de rodagem na cidade
- Combustível: flex (gasolina)
Gastos no mês
- Combustível: R$ 1.899
Ficha técnica
- Versão: Drive 1.3 8V
- Motor: 4 cilindros, dianteiro, transversal, 1.332 cm3, 8V, 109/101 cv a 6.000/6.250 rpm, 14,2/13,17 mkgf a 3.500 rpm
- Câmbio: manual, 5 marchas
- Combustível: flex (gasolina)
- Seguro (perfil QUATRO RODAS): R$ 2.727
- Revisões (até 60.000 Km): R$ 3.096