Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Longa Duração: sistema start-stop do Argo fica mais lento

Destaque na lista de equipamentos do hatch, o recurso que desliga o motor em paradas longas começa a perder o fôlego ao religar o motor

Por Péricles Malheiros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 9 abr 2018, 11h21 - Publicado em 3 jan 2018, 16h26
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Fiat Argo
    (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    A equipe da QUATRO RODAS é bem dividida no que diz respeito aos sistemas start-stop: há os que gostam e os que odeiam. Para o segundo time, a solução é simples: basta desativar o sistema por meio de uma tecla no painel.

    Para o primeiro grupo, no entanto, as coisas têm piorado com o passar do tempo com o Argo.

    “Notei que, após uma parada, o religamento do motor foi mais lento. Como estava em meio a um congestionamento, em São Paulo, deu para ver que não se tratava de uma mera impressão.

    Definitivamente, o start-stop está funcionando pior do que quando o Argo chegou”, conta o repórter Henrique Rodriguez.

    Start-stop: com o passar do tempo, ele ficou mais lento para religar o motor após o acionamento da embreagem
    Start-stop: com o passar do tempo, ele ficou mais lento para religar o motor após o acionamento da embreagem (Christian Castanho/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Com a mesma impressão de Henrique, o editor Ulisses Cavalcante, acrescenta: “Na fase em que o motor ainda está fora da temperatura ideal de trabalho, a demora na partida fica ainda mais perceptível.

    Não é um tempo longo, pouco mais de um segundo, mas está longe de ser uma partida instantânea, como deveria. E é mais do que suficiente para incomodar”.

    Como em breve o carro chegará aos 20.000 km, esperaremos para pedir uma verificação na segunda revisão. Mas, se está desagradando pela preguiça do start-stop, por outro lado o Argo continua arrancando elogios pela economia e o bom comportamento na estrada.

    “O conforto de rodagem faz o carro parecer de uma categoria superior. Mesmo macia, a suspensão dá conta de oferecer ao Argo uma boa capacidade de contorno de curvas. Bem disposto, o motor nem parece ser apenas um 1.3.

    Continua após a publicidade

    Aliás, é um 1.3 só na hora de abastecer, pois é muito econômico”, disse o nosso colaborador Silvio Gioia, após viagem até Chapecó (SC).

    No uso diário, outro pequeno problema intermitente foi notado. O tilt-down (sistema que direciona o retrovisor direito para baixo para auxiliar nas manobras em ré) até funciona, mas ao sair da ré e colocar a primeira marcha, o espelho se mantém apontado para baixo. Ou seja, mais um pedido de verificação na revisão.

    Argo – 17.735 km

    Consumo

    Gastos no mês

    Continua após a publicidade

    Ficha técnica

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.