Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Longa Duração: revisão do Kicks leva três horas, mas decepciona

Quarta revisão do Kicks foi feita em três horas. A agilidade, porém, fez o SUV voltar à concessionária para refazer uma simples lubrificação de dobradiça

Por Péricles Malheiros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
14 jul 2017, 17h54
Kicks aos 40.000 km: rodada dupla para a solução de problemas
Kicks aos 40.000 km: rodada dupla para a solução de problemas (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Já relatamos dois barulhos na traseira do Kicks: um rangido durante a movimentação da tampa do porta-malas e um ruído de partes metálicas batendo no encosto do banco. Na ocasião, dissemos que pediríamos uma verificação durante a quarta revisão. E assim foi feito.

Com 40.000 km, o SUV foi entregue aos cuidados da Sinal Japan, em Osasco (SP). Com ele, deixamos o pedido de uma solução para os barulhos. A revisão em si, com troca de lubrificante do motor e de todos os filtros (ar, óleo, combustível e de cabine), tem preço sugerido no site da Nissan de R$ 565. 

E foi exatamente o que pagamos. No caixa, notamos a ausência do filtro do ar-condicionado na nota. “Estamos com um problema no sistema. Mas ele foi trocado e o valor final não foi alterado”, tentou justificar o técnico da Sinal.

No fim das contas, a Sinal Japan não precisou de mais que três horas para fazer a manutenção em nosso SUV. Com a revisão em si, tudo correu bem. Os serviços de alinhamento, balanceamento e rodízio – pelos quais pagamos R$ 170 – também foram feitos a contento.

Continua após a publicidade

Foi o que constatou o nosso consultor técnico, Fabio Fukuda, em sua oficina, para onde o Kicks foi enviado imediatamente depois de sair da autorizada. No entanto, bastou movimentar a tampa do porta-malas para notar que agilidade da Sinal Japan fora, na verdade, pressa. “O ruído de porta de casa mal-assombrada permanece o mesmo”, disse Fukuda.

Quanto ao banco traseiro, nova decepção: “Apesar de ter liberado o carro, o técnico da concessionária avisou que o reparo só seria possível em outra data”, diz o piloto de testes Eduardo Campilongo, que acompanhou a manutenção do Kicks.

A resolução para o problema exigiria uma desmontagem completa do sistema interno do encosto, uma vez que o pino superior havia se soltado do cabo interno.

Continua após a publicidade

Conforme combinado, dias depois estávamos nós (e o Kicks) na Sinal Japan novamente. Após um dia em reparo, outra liberação. “Deu uma trabalheira danada. Tivemos que desmontar toda a parte traseira do encosto. Na tampa do porta-malas, caprichamos na lubrificação”, disse o técnico. Ambos os problemas, de fato, foram sanados.

Atrás, amortecedores, dobradiças e fechaduras com excesso de lubricante
Atrás, amortecedores, dobradiças e fechaduras com excesso de lubricante (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Clique aqui para ver a lista com todas as reportagens sobre o Nissan Kicks no Longa Duração.

Continua após a publicidade

Nissan Kicks –  40.191 km

Consumo

  • No mês: 7,6 km/l com 32% de rodagem na cidade
  • Desde set/16: 8,2 km/l com 24,3% de rodagem na cidade
  • Combustível: etanol

Gastos no mês

  • Combustível:  R$ 1.455
  • Alinhamento: R$ 170
  • Revisão: R$ 565

Ficha técnica

  • Versão: SL 1.6 16V
  • Motor: 4 cil., diant., transv., 1.598 cm3, 16V, flex, 114 cv a 5.600 rpm, 15,5 mkgf a 4.000 rpm
  • Câmbio: automático, CVT, tração dianteira
Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.