Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Longa Duração: relembre o 2019 de Compass, Virtus, Kwid, Tiggo e cia

É hora de relembrar as estreias e despedidas que movimentaram o ano de nossa frota, que ainda teve Prius, C4 Cactus e Outlander

Por Péricles Malheiros
Atualizado em 30 dez 2019, 08h00 - Publicado em 30 dez 2019, 07h00

Neste ano, desmontamos e demos adeus a Compass, Prius e Kwid. Mas também vimos a estreia de Tiggo 5X, C4 Cactus e Outlander. E ainda tem o Virtus, que entrou para a frota em 2018 e está às vésperas da aposentadoria.

É hora de relembrar os principais acontecimentos do ano:

Jeep Compass Longitude 2.0 4×4 diesel

Longa Desmonte do Compass
Após um jejum de 20 anos, Compass trouxe um motor diesel de volta ao teste de Longa Duração (Xico Bunny/Quatro Rodas)

A chegada do Compass, em setembro de 2017, colocou fim a um jejum de 20 anos sem um veículo a diesel na nossa frota – o último havia sido a Ford F-1000, desmontada em 1997.

A tração 4×4 deu conta da lama, mas descobrimos que, apesar da vocação para o off-road, o Jeep é desprovido de zonas de fácil acesso para fixação de ganchos de reboque.

No desmonte, ele se mostrou melhor que o Renegade, mas também ficou claro que a marca ainda tem que aprimorar um pouquinho o produto (houve apagões do painel e da central eletrônica) e a rede autorizada (como a dificuldade de solucionar as falhas eletrônicas e os ruídos).

Toyota Prius 1.8 16V Hybrid

Longa Desmonte do Prius
O primeiro híbrido testado no Longa Duração foi bem, mas a rede Toyota… (Xico Bunny/Quatro Rodas)

Corolla e Etios passaram pelo Longa Duração cobertos de elogios por conta do atendimento da rede de assistência. Sempre cordial, ágil e eficiente, as concessionárias Toyota costumam ser o destaque positivo.

Continua após a publicidade

Não à toa, esperávamos desempenho semelhante no atendimento ao Prius. Ledo engano. Dessa vez, aliás, foi exatamente o oposto.

Displicente, errou no início da jornada (deixou nosso carro aberto no showroom), no meio (fez todos os rodízios de pneus fora de conformidade) e no fim (já na fase final, após um acidente de trânsito, realizou um dos piores reparos de funilaria e pintura da história do Longa Duração).

Renault Kwid Intense 1.0 12V

Londa Desmonte do Kwid
Kwid foi aprovado. Mas olha, foi por pouco (Xico Bunny/Quatro Rodas)

Raramente ocorrem casos de reprovação no Longa Duração, mas o Kwid escapou por pouco.

A situação mais grave foi nos freios – e começou antes do início do teste. Acontece que a concessionária que nos vendeu o carro fez a entrega sem a execução do reparo de correção do recall decretado meses antes.

Continua após a publicidade

E o pior: só fomos descobrir isso na revisão dos 10.000 km. Além disso, tivemos três trocas de pastilhas e uma de discos. A suspensão também se mostrou frágil.

Não passou por recall, mas foi preciso trocar os amortecedores aos 36.000 km e ainda assim a bucha das duas bandejas foram encontradas rompidas no desmonte.

Chery Tiggo 5X TXS 1.5 16V Turbo

Caoa Chery Tiggo 5X: ótima chance para testar o carro e a nova gestão da marca
Caoa Chery Tiggo 5X: ótima chance para testar o carro e a nova gestão da marca (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Ao assumir o comando da Chery no país, a Caoa pegou para si a responsabilidade de reconstruir a imagem de uma marca desacreditada. Nesse sentido, até aqui, a estratégia está dando certo.

Por isso mesmo o Longa Duração precisava incorporar um dos seus principais modelos: o Tiggo 5X. Escolhemos a versão TXS e, em julho, ele estreou na frota.

Continua após a publicidade

A lista de opcionais é vasta, mas faltam  retrovisor interno eletrocrômico e ajuste de profundidade da coluna de direção.

Em algumas situações, o sistema de dupla embreagem hesita entre a primeira e segunda marchas, mas, no geral, a dirigibilidade tem agradado a todos.

Citroën C4 Cactus Feel Pack 1.6 16V

Longa Duração: relembre o 2019 de Compass, Virtus, Kwid, Tiggo e cia
Cactus já tem uma cicactriz urbana: linha de pipa com cerol causou um risco em toda a dianteira (Leonardo Felix/Quatro Rodas)

Uma pesquisa na internet revela que linhas de pipa com cerol representam um perigo em potencial para donos de automóveis, não apenas de motos. Aconteceu com o nosso C4 Cactus.

Ao chegar à garagem da Editora Abril, observamos o que parecia ser um risco comum, mas logo notamos se tratar de um dano causado pelo atrito com uma linha de pipa.

Continua após a publicidade

Além do capô, toda a área da grade frontal foi atingida, chegando, inclusive, a ser cortada. Outro problema inusitado ocorreu: com uma bolha no LCD, o quadro de instrumentos precisou ser substituído por um novo. Ao menos a troca foi feita em garantia.

 

Mitsubishi Outlander 2.2 Turbodiesel

Longa Outlander
Outlander sucedeu o Compass, inclusive na motorização, também a diesel (Péricles Malheiros/Quatro Rodas)

Em setembro, o Longa Duração pagou uma dívida antiga: compramos um Outlander e, pela primeira vez, a seção passou a contar com um Mitsubishi. E ele começou acelerado.

Atingiu rapidamente os 1.000 km, foi submetido ao primeiro teste e saiu do nosso campo de provas, em Limeira (SP), diretamente para a sua primeira grande viagem, rumo a Brasília (DF).

O conforto de rodagem na estrada foi elogiado, mas o acionamento indevido do sistema de frenagem autônoma em perímetro urbano vem recebendo críticas de diferentes motoristas e de maneira cada vez mais constante.

Continua após a publicidade

Volkswagen Virtus Highline 200 TSI

Longa Virtus
Rede Volkswagen já tentou eliminar a infiltração de água no porta-malas por duas vezes. Ambas, sem sucesso (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A alta eficiência do motor 1.0 TSI sempre foi o item mais comentado do Virtus.

No entanto, nos últimos tempos, repetidos casos de infiltração de água no porta-malas passaram a chamar mais a atenção do que o moderno três-cilindros 1.0 com turbo e injeção direta de combustível.

Pior de tudo: a rede Volkswagen tentou, por duas vezes, conter a infiltração, mas não teve sucesso. Antes da chegada do período das águas, um incidente típico de quem roda em São Paulo: um buraco rasgou um dos pneus.

Prejuízo de R$ 1.048 (R$ 150 o reparo da roda e R$ 898 o par de pneus).

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.