Clique e Assine QUATRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Longa Duração: quase tudo vibra ou range no Renault Kwid após 53.000 km

Depois de rejuvenescer na última revisão, a calmaria está, aos poucos, indo embora: pneus, embreagem e até o limpador estão vibrando novamente

Por Péricles Malheiros
Atualizado em 27 nov 2019, 12h06 - Publicado em 18 jun 2019, 08h45
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Kwid: de novo assolado por tremores (Péricles Malheiros/Quatro Rodas)
    Longa Duração Renault Kwid
    Kwid: de novo assolado por tremores (Péricles Malheiros/Quatro Rodas)

    Logo após sair da revisão dos 50.000 km, o Renaul Kwid foi alvo de muitos elogios. “Desde zero-quilômetro, esta é a vez que ele está em melhor forma”, disse o editor Péricles Malheiros.

    “Esqueça aquele Kwid com o qual nos acostumamos. Parece outro carro”, disse o piloto de testes Eduardo Campilongo, responsável por acompanhar a manutenção dos carros da frota de Longa Duração.

    De fato, o Kwid parecia novo de novo. Mas já não parece mais. Pouco mais de 5.000 km após  a revisão, as reclamações retornaram.

    “Depois de rodar cerca de 250 km de estradas pelo interior de São Paulo, retornei à capital e encarei um trânsito bem carregado. Notei que, nessa condição, a embreagem ficou mais pesada e passou a ranger”, avaliou Péricles.

    “Não é um rangido alto e constante nem exige tanto esforço como quando foi para a quinta revisão, mas já não está tão macia e silenciosa como estava quando saiu”, acrescentou.

    O repórter Rodrigo Ribeiro também relatou o retorno de um ponto crítico cuidado na quinta parada.

    Continua após a publicidade

    “A troca do jogo de pneus aos 50.000 km fez bem ao Kwid não apenas por ela em si. O serviço de alinhamento, balanceamento e rodízio foi muito bem executado e as vibrações em alta velocidade haviam desaparecido”, comentou.

    “Mas elas voltaram. Entre 100 km/h e 120 km/h, a direção trepida muito, causando uma incômoda sensação de insegurança, agravada pela carroceria leve que sofre demais com a ação de ventos laterais”, seguiu.

    Além da embreagem e do volante, há outro componente vibrando: a palheta do limpador de para-brisa – sim, no singular, pois, assim como o Toyota Etios, o Kwid tem um único braço para varrer a água do vidro dianteiro.

    Substituída (por R$ 71) na quinta revisão, a palheta tem vibrado pouco e de maneira intermitente, mas emite um ruído constante a cada acionamento.

    Como a vibração da embreagem compromete apenas o conforto e a do limpador é rara e não atrapalha a visão do motorista, vamos retornar à Pneus Paulista – onde os pneus foram comprados – e pedir uma verificação do balanceamento das rodas, afinal, o serviço ainda está coberto pela garantia da loja.

    Renault Kwid – 53.320 km

    Consumo

    Gastos no mês

    Ficha técnica 

    Seguro

    Revisões

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Responda a pesquisa e leia essa matéria grátis
    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.