Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Longa Duração: qual marca ofereceu o melhor serviço de revisão?

No último mês, a frota de Longa visitou a rede para um pit-stop. GM, Audi, Nissan e Fiat: quem cuidou melhor de seu cliente?

Por Péricles Malheiros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 jan 2017, 14h02 - Publicado em 26 jan 2017, 14h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Os quatro integrantes da frota de Longa atingiram no último mês uma quilometragem de revisão: Cruze e Kicks, com 10.000 km; Mobi, com 20.000 km; e Audi A3, com 40.000 km. Veja, a seguir, como foi o atendimento dado a cada um.

    Longa duração: revisão geral
    (Will)

    Cruze: confusão em Brasília

    Como o Chevrolet Cruze estava em viagem em Brasília (DF), elegemos a concessionária Pedragon para a primeira manutenção do nosso sedã. Foi uma confusão só. Primeiro, disseram que a revisão levaria cerca de 45 minutos no boxe de serviço rápido.

    Continua após a publicidade

    Mas… “Vai demorar, chefe. O carro ainda não aparece no nosso sistema e não fizeram os kits das peças necessárias. Na verdade, nem sei o que essa revisão inclui. É o primeiro Cruze dessa geração que aparece aqui”, desculpou-se o técnico. O nó só foi desatado quando o editor Péricles Malheiros sugeriu que seguissem o plano mostrado no site da GM e as especificações que estão no manual do proprietário.

    Outro deslize foi notado durante a remontagem das rodas no carro, balanceadas enquanto óleo e filtros eram trocados. “Avisei ao técnico que o rodízio estava errado, mas ele só se convenceu a corrigir depois que eu mostrei o modo certo no manual”, diz Péricles.

    Ao fechar a conta, a Pedragon tentou cobrar R$ 750 pela revisão. O editor discordou e, de novo, o site da GM foi consultado. No fim, deram até um descontinho sobre o preço sugerido de R$ 256: R$ 251.

    Continua após a publicidade

    Audi A3: filtro sujo

    A Audi lançou o Airport Service, uma miniconcessionária na área VIP do estacionamento do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Deixamos o nosso A3 lá, para a revisão de 40.000 km.

    Por telefone, o técnico disse: “Vou abater o valor do filtro de cabine, ainda em bom estado, e do fluido de freio, cuja troca é indicada somente a cada dois anos”, explicou. No fim, a conta caiu dos sugeridos R$ 1.700 para R$ 1.050. Como o Airport Service não tem alinhamento, partimos para a Audi Center de Jundiaí (SP), que cobrou R$ 280 pelo serviço.

    Continua após a publicidade

    Ao verificar os serviços, nosso consultor Fabio Fukuda, disse: “Uma das duas autorizadas trocou o filtro de cabine, pois a peça que está no carro não tem a nossa marcação, feita após a revisão anterior. Para piorar, colocaram um filtro bem sujo”.

    O estagiário Guilherme Fontana, que levou o A3 até a Audi de Jundiaí, garante: “O erro foi da unidade do aeroporto. Em Jundiaí, estava ao lado do técnico quando ele tirou e recolocou o filtro. Ele ainda comentou que, naquele estado, deveria ter sido trocado”.

    Longa duração: revisão geral
    (Will)
    Continua após a publicidade

    Kicks: sem rastro

    Na Itavema, deixamos o Nissan Kicks para a primeira revisão (R$ 411) junto com um pedido de verificação da partida a frio, pois em dias com temperatura baixa o motor apagava logo após ser ligado – conforme já foi relatado aqui.

    Dispensamos a lavagem, mas mesmo assim o SUV foi devolvido limpo. Sobre a partida a frio, a Itavema disse ter passado o scanner na central eletrônica, mas nada foi detectado. “Estava tudo certo, inclusive o rodízio de pneus”, disse Fabio Fukuda.

    Continua após a publicidade

    Mobi: empurroterapia

    A segunda revisão do nosso Fiat Mobi foi feita na Destaque, de Mogi das Cruzes (SP). Primeiro, tentaram vender serviços que elevariam a conta para R$ 1.300 (219% mais que os R$ 408 sugeridos pela Fiat), como descarbonização do motor e limpeza de bicos.

    Depois, devolveram o carro sem fazer o rodízio. Dispensamos ainda um kit de lubrificação de maçanetas e fechaduras, que, se fosse mesmo necessário, deveria estar incluso no valor da revisão.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.