A despedida do Fiat Mobi já começou: levamos o compacto para o primeiro dos dois passos que antecedem o desmonte, a simulação de venda no mercado – na próxima edição teremos o último teste, realizado imediatamente após atingir os 60.000 km.
Como de costume, submetemos o modelo a avaliações de lojas multimarcas, e concessionárias (da própria Fiat e de marcas produtoras de rivais diretos do Mobi). Mas, desta vez, fomos além: anunciamos também em dois portais de vendas on-line: Webmotors e OLX.
Na internet, o Mobi despertou pouco interesse. Apesar das mais de 130 visitas em dez dias, recebemos apenas um contato por meio da Webmotors. No OLX, foram 64 visualizações do anúncio e quatro mensagens. Em ambos, anunciamos nosso Mobi por R$ 35.355, valor da tabela Fipe vigente na época.
Fora do mundo virtual, fomos para a Fiat Ponto, onde compramos o carro em julho de 2016, por R$ 39.631. Saímos com a pior oferta de toda a simulação: R$ 25.000.
“A quilometragem está muito alta”, apontou o avaliador. na Fiat Amazonas, porém, os quase 60.000 km nem sequer foram citados: “Vale R$ 30.000 na troca por um Mobi Drive”, disse o vendedor.
Na concorrência, a média foi parecida. Variou entre os R$ 26.000 da Ford Sonnervig (na troca por um Ka) e os R$ 30.000 da Volks Frankfurt (na compra de um Up!) e da Chery Wei Motors (ao levar um Celer).
No fim das contas, a melhor oferta pelo nosso Mobi veio das lojas multimarcas: os mesmos R$ 32.000, na Rama, na Primus Car e na Auto VYP.
Bolsa de valores
- Valor pago em julho de 2016 – R$ 39.631
- Valor atual do modelo novo – R$ 41.330
- Valor do usado na tabela Fipe – R$ 35.355
- Melhor oferta na simulação – R$ 32.000
- Pior oferta na simulação – R$ 25.000
Fiat Mobi – 53.985 km
Consumo
- No mês: 9,5 km/l com 25,7% de rodagem na cidade
- Desde jul/16: 10 km/l com 23,7% de rodagem na cidade
- Combustível: etanol
Gastos no mês
- Combustível: R$ 1.388
- Apoio do tampão traseiro: R$ 73
Ficha técnica
- Versão: Like On 1.0 Flex
- Motor: 4 cilindros, dianteiro, transv,. 999 cm³, 8 V, flex, 75/73 cv a 6.250 rpm, 9,9/9,5 mkgf a 3.850 rpm
- Câmbio: manual, 5 marchas