Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Como trocar o pneu furado do seu carro; veja quatro situações

Descubra o que A3, Cruze, Kicks e Mobi têm para facilitar (ou dificultar) a troca de um pneu furado

Por Péricles Malheiros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 24 dez 2023, 19h27 - Publicado em 1 dez 2023, 10h30
Longa Duração – estepe – Cruze
(Eduardo Svezia/Quatro Rodas)

Conhecendo bem seu carro, você trocará um pneu furado em cerca de 20 minutos – menos tempo, portanto, do que demora um guincho na maioria das situações. Veja o que A3, Cruze, Kicks e Mobi têm para ajudar o motorista durante um pit-stop emergencial.

Dupla barreira para retirada dos parafusos da roda

Audi A3
A3: roda = 19,1 kg / estepe = 14,6 kg (Eduardo Svezia/Quatro Rodas)

O tratamento premium aparece até na hora de trocar um pneu. O triângulo de emergência tem capa rígida e viaja fixado à tampa do porta-malas, bem visível. A cobertura do assoalho (1), por sua vez, tem um puxador que mantém a peça suspensa, para facilitar o acesso e retirada do estepe (2).

Longa Duração – Audi A3
(Eduardo Svezia/Quatro Rodas)

A capa plástica dos parafusos em forma de estrela confere um visual diferenciado à pesada roda de liga leve. Para removê-la, há uma chave própria (3) junto ao kit de ferramentas. Uma vez retirada a capa é preciso fazer uso de um adaptador especial (4) para remover o parafuso antifurto (há um em cada roda).

Continua após a publicidade

Tanto o conjunto de rodagem (roda mais pneu) (5) do A3 quanto o estepe de emergência (6) poderiam ser mais leves. O peso excessivo dificulta ainda mais a tarefa de alinhar os furos da roda aos do cubo, uma vez que a área de apoio central é bastante curta.

Em novembro de 2016, um furo no pneu do nosso A3 nos fez rodar quase 30 km com o estepe provisório, limitado a uma velocidade máxima de 80 km/h. “O efeito psicológico de andar com a roda de emergência falou bem mais alto do que o comportamento nas curvas, que quase não se alterou. O maior efeito, aliás, foi no ruído, mais elevado do que o da roda original”, disse na época o piloto de testes Eduardo Campilongo.

As diferentes ferramentas para a troca do pneu furado

Cruze: roda = 18,8 kg / estepe = 11,0 kg
Cruze: roda = 18,8 kg / estepe = 11,0 kg (Eduardo Svezia/Quatro Rodas)

A cobertura do assoalho do porta-malas do Cruze não tem o mesmo sistema de sustentação que a do A3, mas, com jeitinho, dá para flexioná-la para que fique travada na moldura superior (1) do vão de acesso.

Continua após a publicidade
Longa Duração – Chevrolet Cruze
(Eduardo Svezia/Quatro Rodas)

Quem já deixou uma ferramenta na estrada ou nunca mais conseguiu que elas deixassem de sambar no porta-malas vai gostar do kit do Cruze. A bandeja com espaço determinado para cada item sai inteira (2), permitindo que fique ao lado do motorista durante o serviço.

Outra boa sacada é a chave de roda articulada, que facilita a operação do macaco (3). Leve, a roda de emergência (4) exige pouco esforço para ser colocada no ponto correto, tarefa facilitada pelo sistema de porca e prisioneiro. Estepe posicionado, basta colocar a parte frontal da chave de roda a 180 graus (5) e girar os parafusos até o ponto de aperto, com a chave novamente em L, a 90 graus (6).

Quando estepe e conjunto de rodagem são iguais

Kicks: roda = 20,8 kg / estepe = 20,8 kg
Kicks: roda = 20,8 kg / estepe = 20,8 kg (Eduardo Svezia/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

O Kicks tem como estepe um conjunto de roda e pneu exatamente igual ao de rodagem. Isso pode ser uma vantagem na hora de continuar a viagem mesmo com o imprevisto. O problema é que o conjunto é muito pesado, tornando difícil a retirada mesmo em um espaçoso porta-malas (1).

Longa Duração – Nissan Kicks
(Eduardo Svezia/Quatro Rodas)

À exceção do Mobi, todos os três modelos da frota ficam devendo uma indicação mais clara do ponto correto de colocação do macaco (2). Duas hastes metálicas (3) facilitam a aplicação do movimento de rotação no terminal da rosca do macaco. Assim como o Cruze, o sistema de fixação das rodas do tipo porca e prisioneiro (4) facilita a montagem no cubo.

Mais alto, o Kicks exige maior extensão do macaco (5): redobre o cuidado e só proceda a troca sobre terreno estável. Para fixar a roda com pneu furado no porta-malas, remova antes a calotinha central (6).

Continua após a publicidade

Pneu estepe escondido no porta-malas pequeno

Mobi: roda = 13,7 kg / estepe = 12,6 kg
Mobi: roda = 13,7 kg / estepe = 12,6 kg (Eduardo Svezia/Quatro Rodas)

No dia a dia, o Cargo Box (1) mais atrapalha do que ajuda. Neste teste, repetimos a crítica. Numa situação real, este compartimento removível se torna um passo a mais para você chegar ao estepe. Se estiver cheio, a retirada é difícil; se estiver vazio, no chão, pode sair voando com a passagem de um caminhão numa situação de emergência em beira de estrada.

Longa Duração – Fiat Mobi
(Eduardo Svezia/Quatro Rodas)

Vencida a primeira etapa, você precisa se desvencilhar do carpete mole (2) ao mesmo tempo que manobra o estepe na minúscula cuba, lá no fundo do porta-malas. É fácil sujar as mãos no macaco, com área lubrificada com graxa (3) muito exposta.

Continua após a publicidade

Para piorar, a tinta preta da chave de roda descasca com facilidade ao ser utilizada na operação do macaco (4). Um par de pinos-guia facilita a colocação do estepe (5). Para prender a roda de liga leve no porta-malas é preciso remover a calotinha central (6).

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.