Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Longa duração: Nissan Kicks sensível a ventos laterais

Carroceria alta, suspensão de curso longo e direção leve: juntas, essas três características fazem o Kicks dançar ao sabor do vento

Por Péricles Malheiros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
17 jan 2017, 15h05
Acima de 100 km/h, ventos sacodem o Nissan Kicks
Acima de 100 km/h, ventos sacodem o Nissan Kicks (Christian Castanho/)
Continua após publicidade

Em outubro, após uma viagem de 2.500 km, o editor Péricles Malheiros se queixou do balanço exagerado da carroceria do Kicks ao atravessar áreas com ventos laterais. Agora, foi a vez do estagiário Guilherme Fontana.

“Estava rodando a 120 km/h e, num trecho mais aberto, uma rajada de vento balançou o carro. Achei que tivesse sido só uma impressão minha, mas logo aconteceu de novo. Diminuí o ritmo e encostei num posto para conferir a calibragem dos pneus. Estava tudo certo”.

Leve (pesa 1.142 kg contra, por exemplo, os 1.440 kg do Jeep Renegade), a carroceria do Kicks tem ainda uma posição de dirigir muito elevada, o que amplia a sensação de balanço. Adicione aí uma direção elétrica também muito leve e as características típicas de um SUV (suspensão de curso longo e carroceria alta) e pronto: eis um modelo que começa a acumular queixas de balanço excessivo na estrada.

O fenômeno não pede correções no volante e não chega a transmitir insegurança, apenas incômodo. Porém, é mais um dos aspectos que pesam contra o Kicks em longas viagens rodoviárias – outros são o tanque de combustível de apenas 41 litros, a ausência de piloto automático, a falta de apoio para o braço direito e o rendimento do motor 1.6 16V com o carro carregado.

Por outro lado, os bancos dianteiros continuam merecendo elogios pelo conforto, sem cansar o corpo após horas de viagem. O espaço interno e o porta-malas também são satisfatórios – há cintos de três pontos e encostos de cabeça para os cinco ocupantes, enquanto os 432 litros do porta-malas são maiores que os de Renegade e Ecosport, perdendo apenas (e por pouco) para os 437 litros do HR-V.

Continua após a publicidade

 

Nissan Kicks – 10.906 km

Consumo

  • No mês: 8,2 km/l com 20,5% de rodagem na cidade
  • Desde out/16: 8,3 km/l com 20,7% de rodagem na cidade
  • Combustível: etanol

Gastos no mês

  • Combustível: R$ 937
  • Revisão: R$ 411
  • Alinhamento: R$ 199

Ficha técnica

  • Versão: SL 1.6 16V
  • Motor: 4 cil., diant., transv., 1.598 cm3, 16V, flex, 114 cv a 5.600 rpm, 15,5 mkgf a 4.000 rpm
  • Câmbio: automático, CVT
Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.