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Longa Duração: Nissan Kicks nacional ficou diferente do nosso

Agora fabricado no Brasil, o Kicks exibe diferenças em relação às unidades vendidas desde o lançamento, como o da nossa frota, produzido no México

Por Péricles Malheiros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
15 ago 2017, 11h33
Brasileiro ou mexicano? Os Kicks são quase iguais
Brasileiro ou mexicano? Os Kicks são quase iguais (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Levou quase um ano para o Kicks conseguir a cidadania brasileira. Agora produzido em Resende (RJ), o SUV ganhou uma versão de entrada (a S, vendida por R$ 70.500 com câmbio manual) e algumas mudanças.

Por isso, aproveitamos a ocasião para comparar o Kicks SL nacional (que custa R$ 94.900) com o Kicks SL mexicano da nossa frota. Externamente, o brasileiro é identificado só pelas maçanetas cromadas e pelo logotipo XTronic CVT atrás.

Antes oferecidos de fábrica, os faróis com leds viraram opcionais. O interior ganhou uma nova luz de cortesia e a central multimídia herdada do Sentra foi trocada pela que equipa o March.

A Nissan dispensou o verniz na pintura da parte interna das portas, do cofre do motor e do porta-malas, cujo tampão bipartido foi trocado por um inteiriço, mais simples.

Nosso Kicks veio do México e tem tampão articulado
Nosso Kicks veio do México e tem tampão articulado (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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Fabricado no Rio de Janeiro, o Kicks nacional tem tampão inteiriço
Fabricado no Rio de Janeiro, o Kicks nacional tem tampão inteiriço (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Lá dentro, o estepe com roda de liga aro 17 e pneu idêntico ao conjunto de rodagem deu lugar a uma roda de emergência, de aço, aro 15 e com pneu estreito.

O estepe mexicano conta com roda de liga leve igual às demais
O estepe mexicano conta com roda de liga leve igual às demais (Fernando Pires/Quatro Rodas)
O estepe do brasileiro é com roda de aço e pneu de emergência
O estepe do brasileiro é com roda de aço e pneu de emergência (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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Segundo a marca, a mudança se deve à alta incidência de furtos do pneu sobressalente (que fica guardado dentro do porta-malas, não fora) – mas o enxugamento de custos certamente também falou alto.

O Kicks nacional não sofreu apenas baixas. Os retrovisores agora têm rebatimento elétrico e há ainda um pacote de opcionais (Pack Tech) de R$ 2.400, com alerta de colisão, sistema de frenagem de emergência e faróis com leds (estéticos, sem a função de DRL).

Os espelhos do nosso Nissan só se dobram manualmente
Os espelhos do nosso Nissan só se dobram manualmente (Fernando Pires/Quatro Rodas)
O rebatimento dos retrovisores é elétrico no Kicks nacional
O rebatimento dos retrovisores é elétrico no Kicks nacional (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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O acabamento, isento de rebarbas ou peças mal encaixadas, permanece elogiável. Notamos também que o barulho de fechamento das portas parece mais baixo – embora isso possa ser explicado pela quilometragem avançada do nosso SUV.

Nissan Kicks –  45.002 km

Consumo

  • No mês: 8,4 km/l com 30,2% de rodagem na cidade
  • Desde set/16: 8,2 km/l com 24,9% de rodagem na cidade
  • Combustível: etanol

Gastos no mês

  • Combustível:  R$ 1.475

Ficha técnica

  • Versão: SL 1.6 16V
  • Motor: 4 cil., diant., transv., 1.598 cm3, 16V, flex, 114 cv a 5.600 rpm, 15,5 mkgf a 4.000 rpm
  • Câmbio: automático, CVT, tração dianteira
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