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Longa Duração: Creta teve dois pneus furados em uma viagem

Depois de uma viagem entre a capital paulista e a turística cidade de Campos do Jordão (SP), Creta sofre com furo em dois pneus

Por Péricles Malheiros
31 out 2017, 12h59
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  • Longa Duração: Hyundai Creta
    Hyundai em visita a Campos do Jordão – SP (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

    Rodar com os pneus com a calibragem correta é importantíssimo, pois somente com a pressão adequada o carro oferece o máximo em performance, economia e, principalmente, segurança.

    No caso do Creta, o indicador de pressão dos pneus é um grande aliado. “Estranhei o fato de o painel mostrar apenas 24 libras nos traseiros, quando o correto são 33 libras. Ajustei a pressão, mas três dias depois estavam novamente com 24 libras”, conta o editor responsável pelo Longa, Péricles Malheiros.

    Ele próprio levou o Creta para a borracharia Roque Petroni, onde o técnico César Amorin confirmou o furo nos pneus traseiros, fez o conserto (R$ 50 cada pneu) e, de quebra, deu dicas importantes, como mostra o quadro abaixo.

    Como se repara um pneu

    1. Emergir o pneu na água para achar o furo é truque antigo. O segredo está em examinar o pneu todo. “Não é raro ter mais de um prego em um mesmo pneu”, diz o técnico.

    Longa Duração: pneu creta
    Reparar o pneu completo é o passo um do processo (Péricles Malheiros/Quatro Rodas)
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    2. Localizado o furo, é preciso marcar o ponto exato por fora (e depois por dentro).

    Longa Duração: pneu creta
    O passo 2 é a marcação do pneu (Péricles Malheiros/Quatro Rodas)

    3. O reparo pede lixamento ao redor do furo, aplicação de cola e uma membrana de borracha, o manchão.

    Longa Duração: pneu creta
    Depois vem o manchão (Péricles Malheiros/Quatro Rodas)
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    4. Carros com sensor de pressão nas rodas pedem cuidado extra: “Evito colocar a espátula perto da válvula para evitar danos”.

    Longa Duração: pneu creta
    Nosso Creta tem sensor de pressão (Péricles Malheiros/Quatro Rodas)

    5. “Eu sempre marco o pneu no ponto alinhado à válvula da roda, o que possibilita a remontagem na mesma posição, preservando o balanceamento.”

    Longa Duração: pneu creta
    O último passo é posicionar o pneu de forma que não prejudique o balanceamento (Péricles Malheiros/Quatro Rodas)
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    Creta – 23.885 km

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