Longa Duração: Creta teve dois pneus furados em uma viagem
Depois de uma viagem entre a capital paulista e a turística cidade de Campos do Jordão (SP), Creta sofre com furo em dois pneus
Rodar com os pneus com a calibragem correta é importantíssimo, pois somente com a pressão adequada o carro oferece o máximo em performance, economia e, principalmente, segurança.
No caso do Creta, o indicador de pressão dos pneus é um grande aliado. “Estranhei o fato de o painel mostrar apenas 24 libras nos traseiros, quando o correto são 33 libras. Ajustei a pressão, mas três dias depois estavam novamente com 24 libras”, conta o editor responsável pelo Longa, Péricles Malheiros.
Ele próprio levou o Creta para a borracharia Roque Petroni, onde o técnico César Amorin confirmou o furo nos pneus traseiros, fez o conserto (R$ 50 cada pneu) e, de quebra, deu dicas importantes, como mostra o quadro abaixo.
Como se repara um pneu
1. Emergir o pneu na água para achar o furo é truque antigo. O segredo está em examinar o pneu todo. “Não é raro ter mais de um prego em um mesmo pneu”, diz o técnico.
2. Localizado o furo, é preciso marcar o ponto exato por fora (e depois por dentro).
3. O reparo pede lixamento ao redor do furo, aplicação de cola e uma membrana de borracha, o manchão.
4. Carros com sensor de pressão nas rodas pedem cuidado extra: “Evito colocar a espátula perto da válvula para evitar danos”.
5. “Eu sempre marco o pneu no ponto alinhado à válvula da roda, o que possibilita a remontagem na mesma posição, preservando o balanceamento.”
Creta – 23.885 km
Consumo
- No mês: 9,2 km/l com 17,6% de rodagem na cidade
- Desde jun/17: 9,1 km/l com 22,3% de rodagem na cidade
- Combustível: flex (gasolina)
Gastos no mês
- Combustível: R$ 1.635
- Borracharia: R$ 100
Ficha técnica
- Versão: Prestige 2.0 16V
- Motor: 4 cilindros, dianteiro, transv., 1.999 cm³, 16V, 166/156 cv a 5.600 rpm, 20,5/19,1 mkgf a 4.700 rpm
- Câmbio: automático, 6 marchas
- Combustível: flex (gasolina)