Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Longa Duração: como o modo da tração transforma o Mitsubishi Outlander

Seletores de modos de tração e condução dão versatilidade ao Outlander. Pacato na cidade, ele encara sem medo o fora de estrada

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
25 jun 2020, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Mitsubishi Outlander Longa Duração (1)
    Outlander em Avaré: terra não é problema para a tração (Fabio Black/Quatro Rodas)

    O editor-assistente Henrique Rodriguez é do Rio de Janeiro (RJ), mas mora em São Paulo (SP). Assim, vive viajando entre essas duas cidades.

    E quase sempre os 450 quilômetros entre suas casas são vencidos a bordo de um carro de Longa Duração. No último mês, Henrique foi de Mitsubishi Outlander.

    Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

    O editor comenta que, em sua cidade natal, aproveitou para submeter o SUV com tração 4×4 às mais variadas condições de rodagem.

    “Como o motor 2.2 turbodiesel tem uma boa faixa de torque em baixas rotações, rodar no modo de condução Eco na cidade não incomoda em nada. E o consumo de diesel se mantém moderado”, destaca.

    Pic By Fernando Pires / www.flpires.com.br
    Botão ao lado do pisca alerta muda as respostas do motor para economizar combustível (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Na estrada, porém, o modo Eco exige mais paciência, já que o efeito da troca antecipada das marchas é mais perceptível.

    Mas Henrique tem outra boa dica. “Ao desativar o modo Eco, o câmbio posterga a troca de marcha, utilizando uma faixa maior de rotação do motor”.

    Pic By Fernando Pires / www.flpires.com.br
    Botão no console alterna os modos de tração (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    “O resultado é um comportamento com resposta mais imediata ao movimento do acelerador. Em trechos sinuosos, além de desabilitar o modo Eco, faço uso das enormes borboletas no volante. Assim, com controle total das marchas, me sinto mais seguro nas entradas e saídas de curva”, completa.

    Continua após a publicidade

    Faltavam ainda os caminhos fora do asfalto para que o editor pudesse concluir seu estudo comportamental do Outlander. Henrique, então, encarou uma pista de terra batida em Maricá.

    Mitsubishi Outlander Longa Duração (2)
    Modo selecionado é indicado no painel (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    “Foi um off-road leve, então não houve nenhuma situação em que fosse necessária a ativação da tração 4×4 Lock. O modo automático funcionou perfeitamente em todos os obstáculos.”

    “Aliás, até no asfalto já me beneficiei do 4×4 Auto, quando, numa curva, passei por uma poça de óleo e o Outlander deu apenas uma balançada leve antes de agarrar de novo na pista”, conclui Henrique.

    Continua após a publicidade

    Mitsubishi Outlander – 38.692 km

    Ficha técnica:
    Versão: 2.2 Turbodiesel HPE-S
    Motor: 4 cilindros, dianteiro, transversal, 16V, 165 cv a 3.500 rpm, 36,7 mkgf a 7.500 rpm
    Câmbio: Automático de 6 marchas, tração 4×4
    Seguro: R$ 4.843 (Perfil Quatro Rodas)
    Revisões: Até 60.000 km – R$ 8.248
    Gasto no mês: Combustível: R$ 1.562
    Consumo: No mês: 11,4 km/l com 30,2% de rodagem na cidade
    12,2 km/l com 27,5% de rodagem na cidade
    Combustível: Diesel S10

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de quatro rodas? clique aqui e tenha o acesso digital.

    Longa Duração: como o modo da tração transforma o Mitsubishi Outlander
    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.