Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Longa Duração: Caoa Chery Tiggo 5X não passa em teste para carros 4×4

Pusemos à prova a suposta capacidade que o Tiggo 5X tem de se passar por um carro 4x4, mas ele ficou pelo caminho em teste superado pelo Outlander

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 ago 2020, 10h10 - Publicado em 31 ago 2020, 07h11
Pic By Fernando Pires / www.flpires.com.br
O Tiggo 5X tentou, mas não subiu a ladeira de terra (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A última incursão do Tiggo 5X na terra deu o que falar. Relatamos que o SUV lidou bem com uma estrada de terra e um trecho com um pouco mais de lama, mas chegou a raspar frente e traseira quando cheio por ser baixo.

A Caoa Chery viu isso e concluiu que o Tiggo 5X, nas palavras dela, “é o único SUV com tração 4×2, mas com desempenho de quatro 4×4 em qualquer terreno”. Nosso Outlander até ficou com ciúmes…

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

Como nunca havíamos testado o Tiggo 5X a esse ponto, resolvemos conferir até onde vai a capacidade off-road do carro no melhor lugar para isso: Fazenda 4×4, em Guarulhos (SP), cenário de alguns dos nossos testes de carros com tração integral.

Continua após a publicidade
Pic By Fernando Pires / www.flpires.com.br
Outlander chegou ao ponto mais alto sem muito esforço (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Conforme o Chery fosse superando os obstáculos, partiria para outros mais difíceis – mas não tanto a ponto de comprometer a integridade mecânica do carro. Para definir isso, usamos o Outlander, que tem entre-eixos 10 cm maior e, por isso, maior tendência a raspar o fundo, e que também usa pneus de asfalto. Se o Mitsubishi passasse, a prova também seria segura para que o Tiggo 5X encarasse o mesmo desafio.

Partimos para o primeiro desafio: uma ladeira de terra batida, que poderia estar no caminho de um sítio ou cachoeira. O Outlander conseguiu encostar os pneus no topo com o motor e a tração em modo Eco (que prioriza a força nas rodas dianteiras) sem sacrifício e sem ter de pegar embalo. Logo, também deveria ser tranquilo para o Chery.

Continua após a publicidade

O Tiggo 5X, porém, apontou na ladeira e seguiu até destracionar e o controle de tração entrar para diminuir a força nas rodas em pulsos, uma tentativa de encontrar a aderência. Mas o recurso foi em vão e tudo que conseguiu foi adernar.

Tentamos novamente com o controle de tração desligado. A diferença foi que a roda esquerda ficou livre para girar em falso ao destracionar e fez o carro ir para a esquerda. Não houve ganho de performance.

Foi mais seguro abortar o teste antes de chegar às etapas das ondulações de terra e das erosões. A conclusão é óbvia: em muitos terrenos a tração 4×4 é insubstituível.

Continua após a publicidade

Tiggo 5X – 39.355 km

Ficha técnica:
Versão: TXS 1.5 16V Turbo
Motor: 4 cilindros, dianteiro, transversal, 16V, turbo, 150/147 cv a 5.500 rpm, 21,4 mkgf a 1.750 rpm
Câmbio: Automatizado, dupla embreagem, 6 marchas
Seguro: R$ 2.004 (Perfil Quatro Rodas)
Revisões:
Até 60.000 km – R$ 4.028
Gastos no mês: Combustível: R$ 412,15
Consumo: No mês: 7,2 km/l com 91,1% de rodagem na cidade
Desde jul/19: 8,8 km/l com 30,9% de rodagem na cidade
Combustível: flex (gasolina)

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.