Longa Duração: a primeira vez com o híbrido Toyota Prius
Depois de uma viagem de 1.600 km entre São Paulo e Minas Gerais, uma análise feita por quem nunca havia dirigido um híbrido
Do time de usuários externos à equipe de QUATRO RODAS, Luiz Carlos de Andrade Junior, da área de suprimentos da Editora Abril, é um dos mais criteriosos.
Sorte a nossa, que pudemos contar com um relatório completo após uma viagem de ida e volta de 1.600 km entre São Paulo e Guarda-Mor (MG).
Entusiasta de automóveis, Luiz não escondeu a satisfação ao descobrir que ele e outros três adultos viajariam de Prius. “Nunca dirigi um híbrido ou elétrico. Tem alguma recomendação ou dica especial?”, perguntou.
E novamente Luiz se empolgou ao saber que, no uso, o Prius é um carro como outro qualquer.
Ele conta que, ainda na garagem, precisou se adaptar à ausência de vibração e ruído para começar a rodar:
“É difícil tirar o pé do freio de um carro que parece estar desligado e aceitar que ele comece a andar”, diz Luiz.
Assim como outros usuários, Luiz também notou a presença de um ruído de vibração no alto do painel, à direita.
“Tenho a impressão de ser na tela do alto-falante, o que é uma pena, pois o sistema de áudio em si é excelente”, disse.
No campo das críticas, poucas anotações. “Quem viajou no banco traseiro, no lado direito, reclamou de calor excessivo na região das pernas. Notei que a alta temperatura sai de uma grade plástica na frente do assento”, explicou Luiz.
Essa abertura faz parte do sistema de arrefecimento das baterias de tração, acomodadas abaixo do banco.
Por fim, Luiz falou sobre o poder de sedução do híbrido.
“Nas pequenas cidades, parecia estar a bordo de uma nave espacial. Mas o ápice da curiosidade foi o policial que me parou na estrada. Fez perguntas, tirou dúvidas, viu cada detalhe e me liberou. Só queria ver o Prius.”
Toyota Prius – 6.659 km
Consumo
- No mês: 17,3 km/l com 32,3% de rodagem na cidade
- Desde fev/18: 17,3 km/l com 35,8% de rodagem na cidade
- Combustível: gasolina
Ficha técnica
- Versão: 1.8 16V Híbrido
- Motor: 4 cilindros, dianteiro, transv., 1.798 cm3, 16V, 98 cv a 5.200 rpm, 14,5 mkgf a 3.600 rpm/elétrico, 72 cv, 16,6 mkgf/potência combinada 123 cv
- Câmbio: automático, CVT
- Combustível: gasolina, elétrico
- Seguro (perfil QUATRO RODAS): R$ 6.634
- Revisões até 60.000 km: R$ 3.918
Gastos no mês
- Combustível: R$ 1.368