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Lexus UX300h é híbrido com desempenho certo e tem 10 anos de garantia

UX 300h traz luxo e conforto de marca premium e estreia a nova geração do sistema híbrido, que o deixou mais potente mas menos econômico

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
3 fev 2025, 10h23
Lexus UX300H
A grade acompanha o formato dos faróis, destacados pelos leds (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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Lexus apresentou o seu modelo de entrada, o UX 300h, que substitui o UX 250h. Apesar da mudança do nome, o novo SUV tem o mesmo visual do antecessor. A maior novidade está no fato de ele trazer sob o capô a quinta geração do sistema híbrido da marca. O conjunto é formado pelo conhecido motor 2.0 a gasolina, que gera 152 cv e 18,8 kgfm, e um novo elétrico de 112 cv e 20,6 kgfm, que substitui o anterior, que rendia 98 cv e 20 kgfm.

Ou seja: o ganho foi de 14 cv e 0,6 kgfm. Com isso, a potência combinada chega a 198 cv. E o torque combinado a Lexus não divulga. 

Além do motor, o sistema híbrido tem um novo tipo de bateria, são 60 células de íons de lítio (que substitui o sistema anterior metálico de níquel). O funcionamento do sistema é de um híbrido pleno, ou seja, não há necessidade de recarregar a bateria. Porém, também não há o benefício de usufruir de uma autonomia elétrica, quando apenas o motor elétrico traciona o carro.

Lexus UX300H
Molduras das rodas e spoiler têm função aerodinâmica (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Para além da parte elétrica, houve mudanças na cabine, com a adoção de um quadro de instrumentos digital de 12,3” e novos botões dos comandos das portas. A alavanca de câmbio foi substituída por um seletor do tipo joystick. Outra novidade? Agora é possível ativar o piloto automático adaptativo em qualquer velocidade – no UX 250h era a partir de 40 km/h.

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O UX 300h traz também o Safe Exit Assist (SEA), que monitora o entorno do veículo e emite alerta quando há risco para abertura das portas, como a circulação de ciclistas, motocicletas e pedestres.

Com relação aos sistemas e equipamentos do Lexus UX300h, ele se vale da nova garantia dos Lexus, que pode chegar aos 10 anos ou 200.000 km, se todas as revisões anuais forem feitas e o veículo estiver original. Essa nova garantia vale para os sistemas essenciais e é aplicável aos veículos fabricados a partir de 2020, desde que os serviços estejam em dia.

Lexus UX300H
Painel digital é a principal novidade a bordo (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O UX 300h mede 2,64 metros de entre-eixos, o mesmo do Toyota Corolla Cross, porém é 10 cm mais baixo, com 1,52 m, enquanto o Corolla tem 1,62 m. E é o fato de ser mais baixo que confere uma dinâmica exemplar. O centro de gravidade mais próximo ao solo que outros SUVs permite que o Lexus contorne curvas com desenvoltura e sem o menor sinal de rolagem da carroceria. E também beneficia a estabilidade da carroceria como um todo, oferecendo um prazer na direção digno dos quase extintos hatches médios.

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Na estrada não há o menor sinal de morosidade do conjunto mecânico no momento das ultrapassagens, o que, além de segurança, garante prazer ao dirigir. A combinação dos motores com a transmissão CVT é harmoniosa.No quick down do acelerador, o ruído do motor 2.0 invade a cabine e gera certo incômodo. Porém, o isolamento acústico ainda merece elogios por filtrar, em todas as outras condições de rodagem, outros ruídos como o barulho dos pneus com o pavimento.

Lexus UX300H
Bancos e volante têm ajustes elétricos. Revestimento emprega couro legítimo (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A vida a bordo é beneficiada pela ergonomia privilegiada, graças à tela da central multimídia estar voltada para o motorista e o volante ter ajuste elétrico de profundidade e altura.

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O incremento de potência proporcionou um desempenho superior no 0 a 100 km/h – enquanto o 300h cravou em 9 segundos, o modelo anterior, o 250h, fez em 11,1 s. Uma melhora significativa e que também se comprovou nas retomadas com um ganho de cerca de 1 segundo, nas diferentes passagens avaliadas.

A notícia ruim é que o consumo foi penalizado por esse desempenho superior. Em nossos ciclos de consumo, o 250h fazia incríveis 22,7 km/l na cidade e 16,5 km/l na estrada, enquanto o 300h cravou médias de 18 km/l e 16,7 km/l, respectivamente. Ainda econômico, mas com uma piora importante no regime urbano.

Lexus UX300H
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

A Lexus classifica seu SUV como um crossover, mas devido aos seus ângulos de entrada e saída e altura livre do solo o UX 300h passa tranquilamente por SUV, até porque essa classificação não é seguida religiosamente e crossover é um termo que está caindo em desuso. No Brasil, o UX 300h tem preço de SUV premium: R$ 299.900.

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Por falar em preço, este Lexus reserva uma surpresa: ele custa menos que seu antecessor, que era vendido por R$ 313.990, mesmo com as melhoras e se mantendo conteúdo de equipamentos compatíveis entre os dois modelos.

Assim, o UX 300h é mais acessível que os rivais diretos. O BMW X1 com seu motor 2.0 a gasolina que rende mais de 300 cv parte de R$ 318.950, e o Mercedes GLA que começa em R$ 339.900 e é equipado com motor 1.3 turbo de 163 cv e sistema híbrido leve.

A Lexus tem menos prestígio que as marcas alemãs, no Brasil. Mas, nos Estados Unidos, ela desfruta de elevada reputação. Caso não precise de tanto espaço interno e tenha apreço por luxo e prazer ao dirigir, o modelo de entrada da Lexus é uma alternativa a ser considerada nessa categoria.

Veredicto Quatro Rodas

Ele estreia a quinta geração do sistema híbrido que melhorou o desempenho, mas não ajudou no consumo. Comportamento dinâmico é seu ponto alto.

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Ficha Técnica – Lexus UX300h

Motor: gas., diant., transversal, 1.987 cm³, 152 cv a 6.000 rpm, 18,8 kgfm a 5.200 rpm; elétrico, 112 cv, 20,6 kgfm; potência combinada, 198 cv
Câmbio: CVT, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), duplo A (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.) sólido (tras.)
Pneus: 225/50 R18
Dimensões: comprimento, 449,5 cm; largura, 184 cm; altura, 152 cm; entre-eixos, 264 cm; porta-malas, 261 litros

Teste de desempenho e consumo – Lexus UX300h

Aceleração
0 a 100 km/h 9 s
0 a 1.000 m 30 s / 175,6 km/h
Velocidade máxima
Retomadas
D 40 a 80 km/h 4 s
D 60 a 100 km/h 5,2 s
D 80 a 120 km/h 6,2 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 14,3/25,1/56,4 m
Consumo
Urbano 18 km/l
Rodoviário 16,7 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máx. 34,9/- dBA
80/120 km/h 61,4/67,1 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h 97 km/h
Rotação do motor a 100 km/h 1.250 rpm
Volante 2,5 voltas
Seu Bolso
Preço básico R$299.990
Garantia 5 anos

Condições de teste: alt. 660 m; temp., 23 °C; umid. relat., 88%; press., 763 mmHg. Realizado no ZF Campo de Provas

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