Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Lexus NX 450h+ plug-in vai mais longe e tem desempenho de esportivo

O Lexus NX ganha a nova versão híbrida plug-in 450h+, que tem uma bateria mais robusta para reforçar não apenas a autonomia, mas também as vendas

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 mar 2025, 10h14 - Publicado em 27 mar 2025, 10h00
Lexus NX 450h+
 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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Em 2023, a Lexus prometeu que os anos seguintes seriam dedicados à sua retomada no Brasil – e ela parece realmente trabalhar para isso. Após apresentar os novos RX híbrido convencional e plug-in, e promover atualizações no UX, agora a divisão de luxo da Toyota lança por aqui o NX 450h+.

A inédita versão híbrida plug-in promete reforçar as vendas do carro mais vendido da Lexus no Brasil, que representou 49% das unidades emplacadas pela marca em 2024. O modelo estreia em configuração única por R$ 457.990 e conviverá com as versões 350h, que vão de R$ 385.990 (Dynamic) a R$ 447.990 (F-Sport).

A grande novidade do NX 450h+ está no conjunto mais potente e eficiente (o mesmo do irmão maior, RX, de R$ 580.990), já que há uma nova (e maior) bateria para alimentar os motores elétricos.

Na prática, são três motores: um 2.5 de quatro cilindros a gasolina de 187 cv e 23,6 kgfm; um elétrico dianteiro de 182 cv e 27 kgfm; e, por fim, outro motor elétrico, traseiro, de 54 cv e 12,1 kgfm. A potência combinada é de 308 cv, mas não há divulgação do torque total. Como comparação, as versões 350h têm os mesmos três motores, porém com números e entregas diferentes, que chegam aos 246 cv combinados.

Lexus NX 450h+
Lexus NX 450h+ (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A tração é integral e o câmbio é um ECVT, cujo funcionamento é o de um CVT convencional, com relações contínuas, mas acionamento elétrico. Não há conexões mecânicas da alavanca para o câmbio, mas apenas eletrônicas, via cabo – tecnologia batizada de shift-by-wire.

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Por fim, ele passa a ter uma nova bateria de 18,1 kWh, contra a de 1,6 kWh utilizada nas versões 350h. Isso permite que o SUV tenha maior autonomia elétrica, que, segundo a marca, é de 55 km. Mas há um escorregão: só existe a possibilidade de recarga lenta da bateria, a até 6,6 kW, situação na qual a Lexus aponta um tempo de 2h45 para carga completa. De série, o NX 450h+ acompanha um carregador portátil e um wallbox.

Lexus NX 450h+
Lexus NX 450h+ (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Para a condução, o SUV pode assumir diferentes facetas. Além dos modos Eco, Normal e Sport, e um botão à parte para o fora de estrada, há ainda os que alteram a dinâmica dos motores, como o EV (no qual ele utiliza apenas os motores elétricos) e o HEV (que pode usar os três motores, a depender da demanda). Neste último, o modelo chegou às médias de 15,2 km/l na cidade e 14 km/l na estrada, em nossos testes.

Lexus NX 450h+
Lexus NX 450h+ (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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Números que não impressionam, mas que podem ser bem melhores caso o modelo rode em trajetos curtos no dia a dia, utilizando mais os motores elétricos. Por fim, existe o modo Charge, que usa o motor a combustão como um gerador para recarregar a bateria – o que aumenta o consumo e reduz a entrega de desempenho deste motor, que ainda se torna mais ruidoso.

Da teoria para a prática, o NX 450h+ é o tipo de carro que não se cansa de dirigir, seja em trechos urbanos ou em longas viagens. O SUV tem funcionamento suave e silencioso, é ágil em qualquer situação graças ao bom torque instantâneo dos motores elétricos, e garante boa estabilidade em razão da suspensão de acerto mais firme, que, apesar disso, preserva o conforto.

Lexus NX 450h+
Lexus NX 450h+ (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Forma e função

Enquanto o mercado tende a utilizar artifícios tecnológicos que dificultam o dia a dia (como funções básicas de faróis, retrovisores e porta-malas na multimídia), a Lexus promete tecnologia de forma intuitiva, e cumpre. O modelo tem boa ergonomia com comandos nos locais certos, sejam eles físicos ou digitais, como é o caso da climatização, que tem uma área exclusiva na grande tela de 14”.

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Lexus NX 450h+
Lexus NX 450h+ (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Mesmo a alavanca de câmbio, que demanda movimentos diferentes para os lados, e as maçanetas, que são elétricas, não exigem aprendizados – as maçanetas, porém, às vezes são menos rápidas do que as mecânicas comuns. O quadro de instrumentos de 9,8” é simples na aparência, mas mostra as informações necessárias e tem boa qualidade de imagem.

Já o carregador de celular por indução guarda um segredo: é possível empurrá-lo para dentro do painel, revelando um porta-objetos secreto. Com este gancho, é elogiável o nível de cuidado com os porta-objetos do SUV: todos são revestidos com uma espécie de carmurça para evitar barulho, não riscar o material e nem danificar os objetos ali guardados.

Lexus NX 450h+
Lexus NX 450h+ (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Todos os bons atributos ditos são seguidos por um acabamento de alto nível e um desenho moderno mas elegante do interior, que tem o console voltado ao motorista. São seguidos também por um bom espaço interno, embora o NX tenha um entre-eixos de 2,69 m, 1 centímetro a menos do que um Toyota Corolla. Quem vai atrás tem direito ainda a saídas de ar e aquecimento nos bancos laterais. No porta-malas, são vastos 520 litros de capacidade.

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Lexus NX 450h+
Lexus NX 450h+ (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O mesmo capricho visual é visto por fora do SUV, que mostra um desenho moderno e incomum, sem passar de qualquer limite estilístico. Há boas proporções, faróis e lanternas replicam a letra “L” do logotipo da marca, e as rodas são de 20” com pneus run flat.

Rival de Audi Q5, BMW X3, Volvo XC60 e Toyota SW4, o Lexus NX 450h+ pode ser uma boa alternativa para fugir do comum – e a nova versão deve aumentar o alcance a um novo público.

Lexus NX 450h+
Lexus NX 450h+ (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Veredicto Quatro Rodas

O NX 450h+ merece a atenção do público premium: ele é luxuoso como os alemães, capricha na ergonomia e tem dez anos de garantia com assistência Toyota.

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Ficha Técnica – Lexus NX 450h+

Motor: gas., 4 cil., 2.487 cm³, 187 cv a 6.000 rpm, 23,6 kgfm a 3.700 rpm; elétrico diant., 182 cv e 27 kgfm; elétrico tras., 54 cv e 12,1 kgfm; pot. comb., 308 cv
Bateria: íons de lítio, 18,1 kWh
Câmbio: CVT, tração int.
Direção: elétr.
Suspensão: McPherson (diant.), multilink (tras.)
Freios: disco vent.
Pneus: 235/50 R20
Dimensões: compr., 466 cm; larg., 186,5 cm; alt., 167 cm; entre-eixos, 269 cm; peso, 2.070 kg; porta-malas, 520 l; tanque, 55 l

Teste Quatro Rodas – Lexus NX 450h+

Aceleração
0 a 100 km/h 6,6 s
0 a 1.000 m 26,7 s / 197,9 km/h
Velocidade máxima n/d
Retomadas
D 40 a 80 km/h 3 s
D 60 a 100 km/h 3,8 s
D 80 a 120 km/h 4,4 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 15,3/27,2/62,4 m
Consumo
Urbano 15,2 km/l
Rodoviário 14 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máx. 43,8/- dBA
80/120 km/h 57,8/63,4 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h 97 km/h
Rotação do motor a 100 km/h
Volante 2,5 voltas
SEU Bolso
Preço básico R$457.990
Garantia 10 anos

 

Condições de teste: alt. 660 m; temp., 33,5 °C; umid. relat., 44%; press., 763 mmHg. Realizado no ZF Campo de Provas

 

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