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Kia EV3 é elétrico sem vícios dos chineses e chega em 2026 com preço de Sportage

O EV3 coloca a tecnologia a serviço do motorista e dos passageiros, sem malabarismos que podem encantar à primeira vista, mas depois se revelam pouco funcionais

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
18 dez 2025, 17h02 • Atualizado em 18 dez 2025, 17h02
Kia EV3 Brasil
Os Kia elétricos têm a mesma linguagem de design. No EV3, os faróis são menores (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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  • A Kia terá um 2026 cheio. Seus próximos oito lançamentos estiveram no Salão do Automóvel, em novembro passado: novo Sorento, picape Tasman, van elétrica PV5, novos Stonic e Sportage, médios K4 hatch e sedã e ainda o EV3, seu SUV elétrico de entrada que conhecemos em um teste preliminar, logo depois do Salão e antes que ele retornasse ao Uruguai, de onde veio – lá a Kia também é representada pelo Grupo Gandini. Os planos para o EV3, no Brasil, já estão definidos.

    O carro avaliado foi fabricado na Coreia do Sul, mas o Brasil receberá unidades fabricadas no México (o que poderia reduzir o preço) a partir do segundo semestre. A lista de equipamentos será mais completa e o padrão de acabamento mais sofisticado (com bancos de couro e tecido, no painel), mas o conjunto mecânico tende a ser o mesmo desta versão Life+: motor dianteiro de 204 cv alimentado por uma bateria de 81,4 kWh, tão grande que sua autonomia no padrão europeu (WLTP) é de 605 km.

    Kia EV3 Brasil
    Plásticos ampliam visualmente a área do vidro traseiro (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O EV3 tem os mesmos 4,30 m de comprimento de um Nissan Kait, 1,85 m de largura e 1,56 m de altura, como um VW T-Cross, mas 2,68 m de entre-eixos, mesma medida de um VW Taos. É compacto em tudo, menos no espaço interno. As grandes colunas traseiras ainda garantem que o porta-malas tenha 460 litros de capacidade, que podem ser ajustados pela placa de fibra. Há mais 25 litros sob o capô.

    O espaço interno é amplo. Mas o destaque maior da cabine é como a Kia equilibra as necessidades a bordo. O assento traseiro elevado compensa o espaço da bateria sob o assoalho. As portas USB-C traseiras ficam na lateral da estrutura plástica dos bancos dianteiros. As saídas de ar traseiras e um porta-objetos ocupam o console a sós.

    Kia EV3 Brasil
    Painel é simples no visual e só faixa central é macia (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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    A Kia e a Hyundai, que compartilham esta plataforma de carros elétricos e-GMP, aproveitam bem a ausência do câmbio. O apoio de braço central é um porta-objetos. O console fica mais para baixo e é um grande compartimento com porta-copos desarmáveis e base de carregamento de celular sem fio. Tomadas USB ficam acima e podem alternar a função de recarga e conexão com a central, com a 12 V escondida por uma tampa.

    Kia EV3 Brasil
    Quadro de instrumentos digital muda de cor de acordo com o modo de condução (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Mais que prático, o Kia EV3 é funcional e de fácil operação. São muitas telas, mas não há dependência delas. Tanto o quadro de instrumentos quanto a central multimídia medem 12,3”, mas entre elas há um visor de 5” só para o ar-condicionado. Os botões físicos para as duas zonas de temperatura, velocidade e direção do ar, porém, permanecem em cartaz. Também há botões para a central e um personalizável.

    O volante traz outro botão configurável, além dos controles dos modos de direção, do som e dos assistentes autônomos. Ele preserva as borboletas, que operam a regeneração de energia, e até a alavanca do limpador. Para evitar confusão, o seletor de marcha está em uma haste dedicada mais abaixo, junto com o botão de partida – que outros elétricos também dispensaram.

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    Kia EV3 Brasil
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Kia EV3 Brasil
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O freio de estacionamento, ainda que eletrônico, tem botão à altura do joelho do motorista. Outros elétricos colocam até isso na central, assim como fazem com controle do auto hold, do assistente de descida e dos sensores de estacionamento, que no EV3 ficam no apoio de braço central.

    Na verdade, o motorista não estranha nem a dinâmica do carro. Embora a bateria de 81,4 kWh tenha um peso considerável (470 kg), o EV3 não é tão pregado no chão. As suspensões permitem certa movimentação da carroceria, potencializada pelas rodas aro 17” desta versão – os que serão vendidos terão 19” –, e têm curso amplo, para evitar batidas secas.

    Kia EV3 Brasil
    Há 460 litros de capacidade no porta-malas (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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    Os 204 cv e 28,8 kgfm do motor elétrico não impressionam, mas são bem suficientes. Mesmo usando o modo Eco, o Kia EV3 não limita tanto o desempenho como outros elétricos do seu nível. Uma explicação é que seu motor é síncrono, com entrega de força ainda mais imediata.

    Kia EV3 Brasil
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Outra vantagem é que ele possibilita desde o desligamento por completo da regeneração à ativação da função one-pedal (que faz evitar o uso do pedal do freio) pelas borboletas. Em motores assíncronos, a regeneração é bastante limitada.

    Em nosso teste, o elétrico da Kia precisou de 7,5 segundos para chegar aos 100 km/h. Já o consumo de 7 km/kWh em ciclo urbano e 6 km/kWh em ciclo rodoviário permite projetar uma autonomia entre 488 e 570 km com uma carga completa. Nada mal.

    Kia EV3 Brasil
    Compartimento dianteiro tem 25 litros de capacidade (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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    Vindo do México, o Kia EV3 pode contornar parte do efeito da volta do imposto de importação de elétricos ao patamar de 35%, em julho – hoje está em 25%. Por isso, espere por algo ao redor dos R$ 250.000. É caro, mas a marca apresentará neste mês o EV2, que poderia ser o primeiro na agenda da Kia para 2027, quem sabe.

    Teste de Desempenho – Kia EV3

    Aceleração

    • 0 a 100 km/h: 7,5 s
    • 0 a 1.000 m: 28,80 s / 171,70 km/h
    • Velocidade máxima: – km/h

    Retomadas

    • 40 a 80 km/h: 2,8 s
    • 60 a 100 km/h: 3,6 s
    • 80 a 120 km/h: 4,2 s
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    Frenagens

    • 60 km/h a 0: 13,3 m
    • 80 km/h a 0: 25,7 m
    • 120 km/h a 0: 53,8 m

    Consumo

    • Urbano: 7 km/kWh
    • Rodoviário: 6 km/kWh

    Ruído interno

    • Neutro / RPM máx.: 35,5 / dBA
    • 80 km/h: 63,1 dBA
    • 120 km/h: 67,6 dBA

    Velocidade real a 100 km/h: 98 km/h
    Rotação do motor a 100 km/h: não aplicável
    Volante: 2,5 voltas

    Ficha técnica – Kia EV3

    Motor: elétrico, dianteiro (PSM), 204 cv, 28,8 kgfm; traseiro
    Bateria: LFP, 81,4 kWh, autonomia de 605 km no ciclo WLTP
    Recarga: 100% em 7h15, a 11 kW, potência de recarga máxima 126 kW
    Câmbio: automático, 1 marcha, tração dianteira
    Suspensão: McPherson (dianteiro), multilink (traseiro)
    Freios: disco ventilado (dianteiro), disco ventilado (traseiro)
    Direção: elétrica
    Rodas e pneus: liga leve, 215/60 R17
    Dimensões: comprimento 4,30 m, largura 1,85 m, altura 1,56 m, entre-eixos 2,68 m, peso 1.885 kg, porta-malas, 460 litros

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