Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Teste: nova Kia Carnival faz o que poucos carros no Brasil são capazes de fazer

Com visual retocado, a Carnival desembarca no Brasil para atender grandes famílias e empresas de transporte, com espaço e conforto para até oito pessoas

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 15 jun 2025, 12h25 - Publicado em 15 jun 2025, 12h25
Kia Carnival
Dianteira fica mais moderna e ganha cara de SUV. Faróis são grandes e seguem em direção ao centro do carro (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Apenas três carros de passeio vendidos oficialmente no Brasil podem levar até oito ocupantes: Defender 130, Hyundai Palisade e Kia Carnival. O primeiro beira a casa de R$ 1.000.000, o segundo ainda não emplacou por falta de tradição da marca no segmento, o terceiro é o queridinho de grandes famílias e empresas de transporte executivo, a ponto de esgotar os estoques, mesmo que, apesar de custar menos que o Defender, ainda seja um carro de luxo e preço como tal.

A nova remessa da Carnival desembarcou no Brasil agora, com significativas mudanças visuais para a linha 2025, tem duas versões: v.595, por R$ 659.990; e v.596, como a mostrada aqui, por R$ 677.490.

KIA CARNIVAL
Lanternas agora estão unidas, mas iluminação não percorre toda a tampa (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Visualmente, a van adota a nova e premiada linguagem de design da Kia, presente nos carros elétricos da marca, como o EV9. Na dianteira, os faróis se estendem até a porção central da grade enquanto descem em direção ao para-choque, nas extremidades – com exceção das luzes de seta, o restante é de led. A borda da grade e a base do para-choque ganham destaque com os detalhes prateados.

Vista de lado, a Carnival ganha novas e descoladas rodas de 19” com pneus 235/55. Na traseira, as lanternas seguem o desenho dos faróis e passam a abrigar as luzes de seta (antes, eram no para-choque), e a placa assume uma posição ligeiramente inferior.

KIA CARNIVAL
Portas laterais e traseira são automáticas; porta-malas continua generoso, mesmo com os oito lugares dispostos (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Embora não aparentem tanto, também há novidades no interior, com novo aplique em preto brilhante na faixa central do painel e reposicionamento dos comandos que ficam abaixo da multimídia. Agora, podem se alternar e os comandos do ar-condicionado viram comandos multimídia, basta um botão para a mudança acontecer. Por exemplo: o botão giratório do volume se transforma no que seleciona a temperatura do ar para o motorista.

Continua após a publicidade

Também há novidades no layout das portas USB (agora todas do tipo C e com abertura de espaço para um carregador de celular por indução) e nas telas, que permanecem com 12,3” cada uma, mas em um aspecto mais flutuante. Não mudam os equipamentos, que incluem Android Auto e Apple CarPlay sem fio, bancos dianteiros elétricos com ventilação, câmeras 360o, frenagem automática de emergência, ACC, alertas de pontos cegos, faróis altos automáticos, alerta de fadiga e iluminação ambiente. Um teto solar, mesmo que pequeno, cairia bem. Porém, como grande parte das unidades vendidas no Brasil é blindada, ele perderia o sentido.

KIA CARNIVAL
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Espaço é o trunfo da Carnival, que oferece acomodação para até oito pessoas com conforto. Na segunda fileira, são três bancos individuais, com possibilidade de deslizamento para a frente e para trás, inclinação do encosto ou até a retirada – assim, é possível viajar apenas com a terceira fileira em espaço de sobra, ou deixar menos lugares disponíveis, também para maximizar o espaço. Isso permite ainda que os mesmos assentos sejam colocados de costas para o motorista e de frente para a terceira fileira, criando mais entrosamento entre os passageiros – por isso, os cintos de segurança são instalados diretamente nos bancos, e não nas colunas do veículo.

Compartilhe essa matéria via:

Na terceira fileira, aliás, são mais três lugares, dispostos em duas partes e que podem ser rebatidos ou erguidos utilizando apenas uma das mãos. Para todos há bom espaço e conforto como portas USB (estas presentes até nos encostos dos bancos dianteiros) e cortinas. Há uma zona de ar-condicionado exclusiva para a parte traseira, cujos comandos ficam no teto, sob a segunda fila à direita. São quatro saídas de ar no teto: duas para a segunda e duas para a terceira fila.

Continua após a publicidade
KIA CARNIVAL
Painel é simples em desenho, mas bom em acabamento, e cheio de porta-objetos (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Por fim, mas não menos importante: as portas traseiras têm abertura elétrica, seja pelas maçanetas externas, por botões internos (traseiros ou dianteiros, à mão do motorista) ou pela própria chave da minivan. O acesso ao grande porta-malas também é elétrico. São 627 litros com as três fileiras dispostas, graças a um compartimento bastante profundo que abriga a terceira fileira, quando rebatida. Nesta situação, a capacidade sobe para 2.827 l.

KIA CARNIVAL
(Fernando Pires/Quatro Rodas)
KIA CARNIVAL
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Quem olha a minivan pode pensar que ela deva ser chata de se dirigir. Grande engano. A Carnival é equipada com um motor V6 3.5 aspirado de 272 cv e 33,2 kgfm, combinado a um câmbio automático de oito marchas e tração dianteira. Nos nossos testes, o conjunto foi capaz de levá-la de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos. Ou seja, é um bom desempenho para um carro de 2.099 kg e que mede 5,16 m de comprimento, mas que certamente mudará quando estiver com ocupação completa.

Continua após a publicidade

Por ser aspirado, o motor leva mais tempo para entregar força, e pode não ser tão ágil em pequenas brechas urbanas, de novo, por ser grande e pesado. Mas ela não fará com que o motorista perca oportunidades ou a paciência. Junte a isso a empolgação de um bonito ronco emitido pelo motor de seis cilindros. O consumo fica na média do que se espera. Em nossa pista, foram 8 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada. O tanque tem 72 litros.

KIA CARNIVAL
(Fernando Pires/Quatro Rodas)
KIA CARNIVAL
(Fernando Pires/Quatro Rodas)
KIA CARNIVAL
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Mais do que desempenho, ela também vai bem nos demais aspectos de dirigibilidade. Caso você seja o motorista, terá prazer ao dirigi-la pela combinação quase alemã de direção direta e ajuste firme da suspensão, que dá boa estabilidade para um carro tão grande. Caso você seja passageiro, ficará confortável com a suspensão, que, apesar da firmeza, absorve com suavidade e silêncio as superfícies ruins. Além disso, as vibrações da minivan são mínimas e há um ótimo isolamento acústico, independentemente de qual fileira você ocupar.

Continua após a publicidade

KIA CARNIVAL

Não é por acaso que a Kia Carnival é tão querida e disputada pelos clientes no Brasil e nos outros mercados onde é vendida. Por isso, seus estoques são menores que a procura.

Veredicto Quatro Rodas

A Kia Carnival pode levar oito pessoas com beleza, conforto e muito espaço, sem prejudicar sequer as bagagens. Mas poderia custar menos.

Ficha Técnica

Motor: gasolina, dianteiro, long., V6, 24V, 3.470 cm³, 272 cv a 6.400 rpm, 33,2 kgfm a 5.000 rpm
Câmbio: automático, 8 marchas; tração diant.
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), multilink (tras.)
Freios: disco vent. (diant.), disco sólido (tras.)
Pneus: 235/55 R19
Dimensões: compr., 515,5 cm; larg., 199,5 cm; alt., 177,5 cm; entre-eixos, 309 cm; peso, 2.099 kg; porta-malas, 627/2.827 litros; tanque, 72 litros

Teste Quatro Rodas – Kia Carnival

Aceleração
0 a 100 km/h 9,8 s
0 a 1.000 m 30,4 s / 179,6 km/h
Velocidade máxima n/d
Retomadas
D 40 a 80 km/h 4,3 s
D 60 a 100 km/h 5,7 s
D 80 a 120 km/h 6,8 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 15,2/26,8/59,8 m
Consumo
Urbano 8 km/l
Rodoviário 11,2 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máx. 41,1/61,3 dBA
80/120 km/h 61,6/67,9 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h 98 km/h
Rotação do motor a 100 km/h 1.600 rpm
Volante 2,7 voltas
Seu Bolso
Preço básico R$677.490
Garantia 5 anos

Condições de teste: alt. 660 m; temp., 29,5 °C; umid. relat., 52%; press., 769 mmHg. Realizado no ZF Campo de Provas

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 10,99/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.