Jeep Renegade T270 anda bem com 185 cv e custa o mesmo que Polo e Onix 1.0
SUV básico custa menos que versões completas de hatches como VW Polo e Chevrolet Onix com motor 1.0 turbo e entrega melhor desempenho, mais conforto e espaço

Atualização: os Jeep Renegade, Compass e Commander T270 2025/2025 tiveram sua potência reduzida de 185 cv para 176 cv com etanol, mas mantiveram os mesmos 27,5 kgfm.
Há apenas quatro anos, em janeiro de 2020, o mercado de carros destinados ao público PcD (Pessoa com Deficiência) era grande, havia 20 carros automáticos que custavam até R$ 70.000, que era o valor-limite para ter a isenção do imposto estadual (ICMS) e federal (IPI) na compra de carros zero-km.
Esse teto foi atualizado para R$ 120.000, no caso do ICMS, e para R$ 200.000, em relação ao IPI, e agora temos outras opções que se encaixam nas regras, mas não são mais modelos exclusivos para o segmento PcD. São ofertas de versões menos equipadas, mas com preços atraentes para o público em geral. Um exemplo disso é o Jeep Renegade T270 2025, versão de entrada, que tem bom custo-benefício por não abrir mão de tantos equipamentos.
Este Jeep Renegade custa R$ 118.290. Seu conjunto mecânico é o mesmo das versões mais caras: o conhecido motor 1.3 turbo, de 185 cv e 27,5 kgfm, com câmbio automático de seis marchas. E esse é o grande trunfo do T270, porque oferece mais potência e torque na mesma faixa de preço de rivais com motores 1.0 turbo.

A conversa fica ainda mais animada quando se constata que a versão mais barata não foi tão penalizada pela redução de equipamentos. Ela traz rodas de liga leve de 17”, faróis full-led, seis airbags, ar-condicionado (analógico), sistema de tração Control+, retrovisores elétricos e chave do tipo canivete.

Visualmente só é possível identificar que se trata da versão de entrada pela ausência do rack no teto, pelas maçanetas e retrovisores pintados de preto fosco e pela ausência de emblemas na traseira. Internamente, a simplificação fica mais evidente, principalmente pela falta da central multimídia. Convenhamos que abrir mão da central, nos dias de hoje, é algo que ninguém quer fazer (ou quase ninguém).
Por isso, a Jeep oferece o pacote opcional Tech, que inclui a multimídia de 7”, câmera de ré, frenagem de emergência, detector de fadiga e assistente de mudança de faixa, por R$ 5.700. O preço do carro vai a R$ 123.990. Nesse valor, o PcD só poderá desfrutar da isenção do IPI, pois ultrapassa o valor-limite para o ICMS.


Outras ausências como tampão do porta-malas, protetor de cárter, estepe full-size e o próprio rack podem ser resolvidas com um outro pacote opcional, chamado de Work, que custa R$ 12.000. É um preço elevado e esse conjunto de itens pode ser adquirido individualmente, de acordo com a vontade do motorista e como acessórios por preços (bem) mais atrativos.


No uso diário, o Renegade mostra vigor nas retomadas e ultrapassagens, sem hesitações pela entrada do turbo, o chamado lag do turbo, que é característico em qualquer motor turbinado. O 0 a 100 km/h em nossa pista foi cumprido em 9,2 s, enquanto o principal rival, o VW T-Cross Sense (128 cv/20,4 kgfm), fez em 11,3 s.


Porém, o SUV da Jeep não é dos mais econômicos, cravando médias de 10,8 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada. Já o VW tem médias mais satisfatórias, com 12,7 km/l e 17,4 km/l, respectivamente.
Essa versão T270 ganhou o Melhor Compra 2024 na categoria de SUVs até R$ 120.000 exatamente pelo custo/benefício ao custar R$ 118.290. Ele é um modelo bem equipado, robusto, com bom desempenho e características que agradam o público de seu segmento.
Agradecimento Parque Villa-Lobos
Veredicto
É o SUV compacto mais potente e a versão T270 traz ótimo custo/benefício, com bom desempenho e conteúdo, apesar de não ser tão econômico quanto os rivais.
Ficha Técnica – Jeep Renegade T270
Motor: flex, dianteiro, transversal, 1.332 cm, turbo, 180/185 cv a 5.750 rpm; 27,5 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas, tração 4×2
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), multilink (tras.)
Freios: disco nas quatro rodas
Pneus: 225/60 R18
Dimensões: compr., 426,8 cm; larg., 180,5 cm; alt., 170,2 cm; entre-eixos, 257 cm; peso, 1.476 kg; porta-malas, 385 litros; tanque de combustível, 55 litros
Teste Quatro Rodas – Jeep Renegade T270
Aceleração | |
0 a 100 km/h | 9,2s |
0 a 1.000 m | 30,5 s / 171,4 km/h |
Velocidade máxima | 210 km/h* |
Retomadas | |
D 40 a 80 km/h | 4 s |
D 60 a 100 km/h | 5 s |
D 80 a 120 km/h | 6,2 s |
Frenagens | |
60/80/120 km/h a 0 | 14,2/25,5/58,4 m |
Consumo | |
Urbano | 10,8 km/l |
Rodoviário | 14,6 km/l |
Ruído interno | |
Neutro/RPM máx. | 43/67,5 dBA |
80/120 km/h | 61,2/67,3 dBA |
Aferição | |
Velocidade real a 100 km/h | 96 km/h |
Rotação do motor a 100 km/h | 1.750 rpm |
Volante | 2,5 voltas |
SEU Bolso | |
Preço básico | R$118.290 |
Garantia | 5 anos |
Condições de teste: alt. 660 m; temp., 28,5 °C; umid. relat., 59%; press., 765 mmHg. Realizado no ZF Campo de Provas. *Dado de Fábrica