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Jaecoo estreia no Brasil em breve e terá SUV híbrido de 605 cv em 2026

Omoda & Jaecoo não existe na China, onde foi criada, mas quer fabricar no Brasil até o fim de 2025 e vender SUV de luxo em 2026

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 23 jan 2025, 21h23 - Publicado em 23 jan 2025, 17h01
Jaecoo 8
Jaecoo 8 tem suspensão adaptativa e faróis de leds matriciais (Jaecoo/Divulgação)
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A Omoda & Jaecoo estreia no Brasil até o final de março, com dois carros que serão lançados simultaneamente: o Omoda 5, um SUV com porte do Jeep Compass e versões híbrida leve e elétrica; e o Jaecoo 7, um SUV médio com o porte do Tiggo 7, mas mecânica híbrida plug-in de última geração. Maior de todos, o Jaecoo 8 está prometido para 2026. 

As duas marcas dividirão a mesma rede de concessionárias (serão 50 no lançamento e quase 80 até o fim de 2025), mas com operação completamente independente da Caoa Chery. É bom destacar isso porque a Omoda e a Jaecoo pertencem à Chery Global – e nem sequer existem na China.

Construir a imagem das marcas novatas será um desafio enorme, mas há uma estratégia. Os carros da Omoda terão proposta futurista e design mais ousado. Tanto o Omoda 5 quanto o Omoda 7 (que pode chegar futuramente) têm perfil de SUV cupê, que é a última moda (com o perdão do trocadilho).

Os Jaecoo têm seu lado tecnológico, mas o visual é mais sóbrio (e eventualmente quadrado) por fora e por dentro. Inclusive esses modelos não fazem muita questão de esconder a inspiração nos Land Rover – com quem a Chery mantém uma joint venture na China para fazer o Discovery Sport e o Evoque.

Jaecoo 8
Maior carro da Jaecoo é um Tiggo 9 (Jaecoo/Divulgação)
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O Jaecoo 8 é o maior SUV de todos: são 4,82 m de comprimento e 2,82 m de entre-eixos. É tão grande que cogitam lançá-lo em versões de sete ou seis lugares. A vantagem deste é ter bancos independentes e com ajuste elétrico na segunda fileira.

O espaço é abundante, a personalidade é outra. Há mais curvas no design externo e interno, se distanciando do estilo do Jaecoo 7. O aspecto até é mais luxuoso, mas algumas costuras tortas não combinam com a proposta, nem a central multimídia menor. Há uma explicação que coloca em xeque o manifesto das duas novas marcas: o Jaecoo 8 é um Chery Tiggo 9 com outro logotipo. O que pode diferenciá-lo é a mecânica mais sofisticada.

Jaecoo 8
(Jaecoo/Divulgação)

O Jaecoo 8 é um híbrido plug-in com tração integral. Na frente, está um motor 1.5 turbo de última geração que funciona em ciclo Miller e tem turbo de geometria variável, injeção direta a 350 bar, bomba de óleo variável e ainda bomba d’água e compressor do ar-condicionado acionados por motores elétricos. O resultado é 156 cv e 22,4 kgfm. E ainda tem um motor elétrico de 237 cv integrado ao câmbio automático, enquanto outro elétrico de 224 cv no eixo traseiro garante a tração integral.

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Jaecoo 8
Cabine do Jaecoo 8 lembra os Mercedes (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Declaram uma soma 605 cv e 93,3 kgfm, muito para um carro que chega aos 100 km/h em 5,4 segundos. Também é um enorme exagero para um carro desengonçado ao volante, por conta do tamanho e da suspensão molenga, mesmo com seus amortecedores adaptativos. Mas ainda era um protótipo, porque esta configuração só será lançada em outros mercados em meados de 2025.

Jaecoo 8
Jaecoo 8 tem bancos com aquecimento e ventilação (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

O Jaecoo 8 representará uma segunda onda de produtos da Omoda & Jaecoo, quando a empresa estará mais estabelecida. O preço do maior SUV da família ficaria ao redor dos R$ 300.000.

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Ficha Técnica – JAECOO 8 PHEV 4×4

Motor: 1.5 turbo, inj.direta com 156 cv e 22,4 kgfm; elétrico dianteiro de 237 cv e traseiro de 224 cv; 605 cv e 93,3 kgfm combinados

Câmbio: aut. 8 marchas, tração int.

Bateria: n/d

Suspensão: McPherson (diant.), multilink (tras.)

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Freios: disco ventilado (diant,) disco sólido (tras.)

Dimensões: comprimento, 482 cm; largura, 192 cm; alt., 167 cm; entre-eixos, 282 cm; porta-malas, 412 l

Desempenho*

Autonomia elétrica, 175 km; híbrida, 1.321 km

*Dados de fábrica

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