JAC T5 CVT: o custo é bom, mas os benefícios são medianos
Mesmo automático e com bom custo-benefício, o T5 ainda sofre com os "poréns"
Quem se lembra das aulas de português da escola talvez se recorde das temidas conjunções adversativas. São palavras que ligam duas orações expressando a ideia de contraste, que é o caso de “mas”, “porém”, “entretanto” e “todavia”, termos que na maior parte do tempo podemos usar para definir o JAC T5 CVT.
Mesmo com predicados que mostram a evolução da marca nos últimos anos, o SUV ainda tem contras que farão muitos torcerem o nariz.
Tudo começa no visual. O T5 tem boa aparência com traços modernos e leds nos faróis. No entanto, ainda fica evidente a inspiração em modelos coreanos mais antigos (Hyundai ix35), o excesso de cromados e a desproporcionalidade entre as rodas aro 16 e a carroceria. Em relação às versões manuais, a única diferença visual do T5 está na inscrição CVT na traseira.
Os “poréns” continuam na parte de dentro. O desenho do painel até tem certa personalidade e boa disposição dos comandos, mas peca por (novamente) ainda ter elementos inspirados demais em outras marcas e volante muito grande.
Pecado ainda maior está nos materiais utilizados, de baixa qualidade e toque rígido, além do característico cheiro forte de plástico. No espaço, entretanto, ele se destaca: leva cinco pessoas confortáveis e tem porta-malas de 600 litros, mais do que os rivais HR-V (437), Renegade (273), Kicks (432), EcoSport (362) e Duster (475).
De série, ele traz ar-condicionado digital, leds diurnos, bancos de couro, sensores de estacionamento, câmera de ré, Isofix, assistente de partida em rampas, controles de estabilidade e tração. Porém, há apenas dois airbags. A central multimídia é completa (com USB, Bluetooth e espelhamento de smartphones), entretanto nada intuitiva – fora o brilho excessivo da tela e os sons estridentes das respostas dos toques. Conectar um smartphone por Bluetooth, então, é quase impossível.
Com a transmissão CVT (com seis marchas pré-programadas), além de dar folga à perna esquerda do motorista, o T5 ganhou desempenho e economia. No nosso teste, levou 13 segundos para ir de 0 a 100 km/h e 9,9 na retomada de 80 a 120 km/h. Na versão manual, fez 14 e 31,1, respectivamente. O consumo também melhorou: 10,6/14 km/l em ciclo urbano/rodoviário, contra 9,3/11,3 do manual.
Entretanto, não se anime com a palavra “desempenho”. A letargia do motor 1.5 de 125/127 cv e 15,5/15,7 mkgf com gasolina/etanol, o mesmo que equipa o hatch J3 e o sedã J5, incomoda. As saídas são lentas e o motor, em conjunto com o câmbio, grita em retomadas e velocidades constantes acima de 100 km/h.
O comportamento combina com o da suspensão. Focada no conforto, ela é macia até demais. Se na cidade filtra bem as imperfeições do solo, em rodovias e curvas mais acentuadas a carroceria inclina a ponto de causar insegurança nos ocupantes.
Custo-benefício continua sendo o lema dos JAC – o T5 automático custa R$ 71.490, ou apenas R$ 1.500 a mais em relação ao manual. Como referência, a versão de entrada LX do Honda HR-V com câmbio CVT custa R$ 86.800. Num patamar abaixo, o Ford EcoSport SE 1.6 automático sai por R$ 79.300.
Ou seja: ele continua custanto bem menos que os concorrentes. Os “mas” e “poréns”, contudo, mostram que ele ainda tem de evoluir.
Veredicto
Agora com câmbio automático e preço atraente, o JAC T5 teria tudo para fazer sucesso no Brasil se não fossem os tantos “poréns”.
Teste de pista (com gasolina)
- Aceleração de 0 a 100 km/h: 13 s
- Aceleração de 0 a 1.000 m: 34,9 s – 149,4 km/h
- Velocidade máxima: 194 km/h
- Retomada de 40 a 80 km/h (em D): 5,9 s
- Retomada de 60 a 100 km/h (em D): 7,3 s
- Retomada de 80 a 120 km/h (em D): 9,9 s
- Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0: 16,4 / 28,4 / 65,6 m
- Consumo urbano: 10,6 km/l
- Consumo rodoviário: 14 km/l
Ficha técnica – JAC T5 CVT
- Preço: R$ 71.490
- Motor: flex, diant., transv., 4 cil., 1.499 cm3; 16V, 127/125 cv a 6.000 rpm, 15,5/15,7 mkgf a 4.000 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira - Suspensão: McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.)
- Freios: discos ventilados (diant.) / sólidos (tras.)
- Direção: elétrica
- Rodas e pneus: liga leve, 205/55 R16
- Dimensões: comprimento, 432,5 cm; altura, 162,5 cm; largura, 176,5 cm; entre-eixos, 256 cm; peso, 1.210 kg; tanque, 45 l; porta-malas, 600 l
- Equipamentos de série: ar digital, assist. de partida em rampas, piloto aut., ESP, controle de tração e central multimídia