Nos anos 1980, o Gol veio para substituir o Fusca. E mesmo tendo sido o carro mais fabricado da história do Brasil, discutir se ele foi mais importante do que o Fusquinha é papo de horas e sem expectativa de consenso.
É por isso que não vamos perder tempo refletindo se o novo Volkswagen Polo Robust (junto ao irmão Polo Track) está à altura do antecessor: os alemães não veem sentido econômico em atualizar o Gol com sistemas de segurança cada vez mais obrigatórios, e também não cogitam perder sua fatia entre os carros chamados pé de boi. Logo, o Polo Robust é parte de um projeto mais amplo, que busca atender as necessidades cada vez mais complexas da nossa economia.
O Polo Robust se origina em requisito semelhante ao que exigiu ao sucessor do Fusca ter sido um projeto nacional: as estradas de terra, lama e todo tipo de pedras que aparecem nos nossos caminhos e que mal existem na Europa.
O novo Polo Robust deriva do sucesso de vendas Polo Track, mas tem a suspensão elevada, de modo que a geometria se adapte melhor ao fora de estrada e o vão livre cresce em 0,8 cm. Há pacote opcional com capas de bancos, carpetes de borracha e protetor de grade, que barra detritos que podem entrar para o motor. Outro pacote opcional é o de engate mais carpete de borracha no porta-malas.
Burro de carga
A indústria automotiva já não pode oferecer robustez sem confiabilidade, e os R$ 89.290 do Polo Robust mostram que isso custa caro. São R$ 1.300 a mais que o Track (R$ 87.990), só que abrindo mão de rádio, antena e volante multifuncional. Como o foco é no mundo agro, a Volks foca em divulgar o Polo Robust no preço para CNPJs e produtores rurais: R$ 81.253,90.
Ao entrar-se no Polo Robust, a sensação é a mesma de um veículo de carga durante uma jornada de trabalho: indiferença. A VW não economizou nos painéis de plástico, que são grosseiros ao tato (mas parecem duráveis e fáceis de lavar) e deu zero importância aos grafismos e outras firulas de estilo. O volante sem nenhum botão é quase nostálgico e o buraco deixado pela falta da central multimídia acaba realçado pelo “Volkswagen” em alto-relevo lembrando que nem sequer há rádio.
Mas, durante a labuta, sabemos que isso é detalhe num carro, e todas as renúncias existem para que o uso da plataforma MQB seja economicamente viável: ela utiliza até complexas soldas a laser em busca de mais rigidez torcional e comportamento dinâmico, com sucesso. O Polo Robust encara surpreendentemente bem a terra, com poucos rangidos, respostas obedientes, silêncio interno e sem dar sinais de que logo alguma coisa quebrará.
Ao contrário de automóveis muito mais caros, há quatro airbags, alerta de frenagem de emergência, controle de tração e estabilidade e bloqueio eletrônico do diferencial. A direção elétrica tem dureza adequada para não cansar sem ser frouxa, os engates do câmbio de cinco marchas são tranquilos até para quem já perdeu o jeito com os carros manuais. O motor 1.0 aspirado (84 cv/10,3 kgfm) é suficiente para qualquer deslocamento em rodovias (sem frequentar a faixa da esquerda, claro) e tem bom consumo (veja ficha).
Com tudo isso, o Polo Robust será ajuda valiosa para manter o modelo líder de vendas. Mas não espere uma versão que, no futuro, será disputada por entusiastas: na era da racionalidade extrema, ele é só mais uma resposta específica à demanda. Paixão é paixão, negócios à parte.
Veredicto Quatro Rodas – O Polo Robust é claro nas suas intenções de trabalho. Nelas, importam preço e a base do carro: a plataforma MQB, que faz diferença.
Ficha Técnica – Volkswagen Polo Robust
Preço: R$ 89.290 (para CNPJs e produtores rurais: R$ 81.253,90)
Motor: flex, diant., transv., 3 cil., 12V, 999 cm³, 84/77 cv a 6.450 rpm, 10,3/9,6 kgfm (etanol/gasolina) a 3.000 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.) e tambor (tras.)
Pneus: 185/65 R15
Dimensões: comprimento, 407,4 cm; largura, 175,1 cm; altura, 147,9 cm; entre-eixos, 256,6 cm; porta-malas, 300 litros; tanque de combustível, 52 litros; peso:
1.054 kg
Desempenho*: consumo (E/G): 9,4/10,8 km/l (cidade), 13,7/15,2 km/l (estrada); aceleração 0-100 km/h: 13,4 s
*Dados de fábrica