Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

VW Polo GTS: aceleramos conceito com motor de Golf que revive o Gol GTS

Prepare o coração, pois o nosso acelerou forte quando dirigimos esportivo com exclusividade. E ele está muito perto de entrar em produção

Por Péricles Malheiros
Atualizado em 10 jan 2019, 15h32 - Publicado em 14 dez 2018, 12h02
_CHR0111.CR2
Polo GTS, mas pode chamar de GTI com motor 1.4 TSI (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Este jornalista que vos escreve tem 43 anos. Vi, portanto, o nascimento (em 1987) e a morte do Gol GTS 1.8 (em 1993) e posso afirmar, sem medo de errar, que do final dos anos 80 ao início dos anos 90 eu e o Brasil sonhávamos em ter um exemplar na garagem.

E olha que a partir de 1989 ele teve que encarar uma briga doméstica com o GTi, com seu motor 2.0 equipado com a grande novidade da época: a injeção eletrônica. Era um tempo em que o mercado fechado aos importados alçava ainda mais o GTS à condição de sonho de consumo, de objeto de desejo. Mas o mundo mudou. Ainda bem.

_CHR0339.psd
Friso vermelho atravessa a grade e invade a base dos faróis (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O Gol segue em produção, mas já não tem mais pegada com o público a ponto de merecer um sobrenome tão nobre quanto o GTS (Gran Turismo Sport). A honraria cabe agora ao Polo. E se ele tem tamanho prestígio, foi da QUATRO RODAS o privilégio de dirigir em primeira mão e com exclusividade o Polo GTS.

Se a ideia da Volkswagen ao expor as versões GTS Concept de Polo e Virtus no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro, era fazer uma última aferição do grau de interesse do público, a missão está cumprida. Poucos carros na mostra atraíram tanta gente.

_CHR0169.CR2
Moldura que cobre todo o painel tem cor exclusiva (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade
_CHR0249.CR2
Grafismo e escalas numéricas são novos, adaptados ao caráter mais esportivo (Christian Castanho/Quatro Rodas)

“Não vamos divulgar a data, mas é certo que ambos entrarão em produção em breve”, disse Rodrigo Purchio, gerente de marketing da VW. Para os detratores de plantão que insistem em dizer que o melhor seria trazer o GTI, versão à venda na Europa, com motor 2.0 TSI de 200 cv e câmbio DSG de sete marchas, Purchio dá o recado: “Chegaria num preço tão alto que tornaria absolutamente inviável a sua comercialização”.

Como no GTI

Antes de iniciar a análise do GTS, vale o reforço: alguns itens da versão de produção podem ser alterados. Da maneira que está, exibe quase todos os elementos de estilo herdados do irmão rico: o Polo GTI.

_CHR0343.psd
Suspensão definitiva deverá ser um pouco mais alta (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Os faróis serão do tipo full-led, ou seja, com leds em vez de lâmpadas convencionais nos fachos baixo e alto. Uma faixa vermelha divide a grade superior em duas partes e vai de um extremo a outro da dianteira, passando, inclusive, por dentro dos faróis, onde acompanha o zigue-zague da linha inferior de led. Esta, pode assumir duas cores: branca na maior parte do tempo, cumprindo o papel de luz diurna, e laranja piscante ao assumir a função de indicador de direção. 

Continua após a publicidade
_CHR0218.CR2
Console exibe friso vermelho (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Na porção superior da grade, mais à direita, destaca-se a assinatura GTS. Não à toa, as três letras mágicas foram aplicadas em vários outros pontos: em para-lamas dianteiros, tampa traseira, soleiras das portas, volante e encosto dos bancos dianteiros. 

_CHR0399.psd
Suspensão é rebaixada (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Na traseira, um prolongamento no topo aumenta o aerofólio, que é estampado na tampa do porta-malas de todos os Polo. Assim como os faróis, as lanternas contam com iluminação por leds.

_CHR0246.CR2
Volante apresenta detalhe em vermelho (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

O para-choque também foi herdado do GTI europeu, mudando basicamente o aplique preto inferior, agora texturizado e com uma abertura à esquerda que serve de moldura para a ponteira dupla do escapamento. 

_CHR0431.CR2
Lanternas e faróis têm o mesmo formato dos Polo “normais”, mas o interior muda completamente, assim como a tecnologia de iluminação: por leds, em vez de lâmpadas convencionais (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Nas laterais, além da já citada sigla GTS no para-lama dianteiro, apenas outras duas alterações em relação ao Polo Highline: saia junto à caixa de ar, abaixo das portas, e rodas de liga leve aro 18 com pneus 215/40.

A decoração da cabine remete ao exterior, com frisos vermelhos nos difusores de ar laterais e no console central, na moldura do câmbio. O revestimento dos bancos e do volante tem costura aparente, também na cor vermelha.

_CHR0344.psd
Disposição das luzes é a mesma do GTI europeu (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Perguntado se uma versão atualizada do clássico banco Recaro com tecido xadrez – um dos itens mais marcantes do velho Gol GTS – chegou a ser cogitada para equipar os novos GTS, o designer-chefe da Volkswagen, José Carlos Pavone, explicou: “Existem algumas regras que a matriz cuida com especial atenção justamente para criar uma linguagem de estilo ao redor do planeta. Uma delas é a que determina que o tecido com faixas que se cruzam, formando um xadrez parcial, é de aplicação exclusiva das versões GTI”.

_CHR0387.CR2
Prolongador deixa o aerofólio mais encorpado (Christian Castanho/Quatro Rodas)

De qualquer maneira, é preciso ser justo: se o GTS de produção tiver o mesmo banco do Concept, o piloto terá um posto de condução confortável e com excelente nível de suporte lateral, por conta dos prolongamentos no assento e no encosto.

_CHR0414.CR2
Ponteira dupla: herança do passado que será mantida (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Topo de linha

_CHR0336.psd
Como no velho GTS, capa dos retrovisores na cor preta (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

A VW ainda não fala sobre preço e configuração dos equipamentos, mas é provável que Polo e Virtus GTS cheguem um nível acima da versão Highline completa, ou seja, com painel digital e alto-falantes Beats. Considerando que um Polo Highline com todos os equipamentos sai hoje por volta de R$ 82.000, dá para imaginar que o Polo GTS chegará por volta de R$ 90.000, enquanto o Virtus deve beirar os R$ 100.000.

_CHR0191.CR2
Bancos esportivos: encosto inteiriço e abas de suporte lateral (Christian Castanho/Quatro Rodas)
_CHR0180.CR2
Bancos, colunas e teto são escuros (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Por se tratar de um carro-conceito, o test-drive ficou restrito às vias internas da fábrica da Volks em São Bernardo do Campo (SP) e o teste na pista não foi possível porque o Polo GTS cedido não estava com suspensão e freios finalizados pela equipe de engenharia.

_CHR0264.CR2
Motor 1.4 TSI é o destaque (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Motor e câmbio já eram os definitivos (1.4 TSI e caixa automática de seis marchas, ambos herdados de Golf e Jetta). Tomando por base os resultados do nosso teste com o Golf 1.4 TSI, dá para esperar que o Polo GTS cumpra a prova de aceleração de 0 a 100 km/h entre 8 e 9 segundos. 

O início das vendas também é informação guardada a sete chaves pela Volkswagen. No Salão, muita gente falou que a estreia seria no primeiro semestre de 2019, mas uma fonte ligada à marca garante: “As vendas só começam no segundo semestre. Ainda há muitos detalhes a serem definidos nos GTS, tanto no Polo quanto no Virtus”. Ou seja, está iniciada a contagem regressiva.

Geração GTS

VW Gol GTS
Lançado em 1987, GTS durou até a chegada do Gol Bolinha, em 1994 (Acervo/Quatro Rodas)

O primeiro Gol GTS surgiu em 1987. Inicialmente, era uma mera evolução da versão GT, com painel e volante de quatro raios que ainda lembravam o dos Volkswagen dos anos 70.

Foi a partir do ano seguinte, quando ganhou retrovisores incorporados às portas, além dos clássicos volante quatro bolas e painel com comandos satélite que o GTS tornou-se, de fato, o maior objetivo de desejo sobre rodas do Brasil.

A ficha técnica indicava que o motor 1.8 carburado e aspirado rendia 99 cv declarados, muito embora o bom desempenho (0 a 100 km/h em 10,7 segundos no nosso teste) indicasse uma potência maior – a legislação beneficiava modelos com até 100 cv.

Refinado para os padrões de época e com um tratamento visual que o diferenciava das demais versões, o GTS só foi encontrar um rival à sua altura em 1989: justamente o Gol GTI, com seu 2.0 injetado de 120 cv.

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.