Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Impressões: novo Nissan Versa será rival à altura de Virtus e Onix Plus

Novo Nissan Versa tem design atraente, equipamentos atuais e pegou emprestado do SUV as qualidades que o transformaram no maior sucesso da marca no Brasil

Henrique RodriguezPor Henrique Rodriguez, de Los Angeles (EUA)
Atualizado em 28 jan 2020, 16h43 - Publicado em 9 jan 2020, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Impressões: novo Nissan Versa será rival à altura de Virtus e Onix Plus
    Os novos faróis podem ser full-led, dependendo da versão (Divulgação/Nissan)

    Dos 86.586 Nissan que ganharam as ruas brasileiras de janeiro a novembro de 2019, 57,9% eram Kicks. O SUV compacto lançado em 2016 caiu no gosto dos brasileiros.

    Se o sucesso se deu pelas características técnicas, são boas as chances da nova geração do Versa se dar bem no Brasil quando chegar às lojas brasileiras, no segundo trimestre de 2020.

    O sedã compacto de porte avantajado tem muito mais em comum com o SUV do que os faróis afilados e a grande moldura preta da grade dianteira sugerem.

    Além de compartilharem a plataforma V e o conjunto mecânico, o sedã nasce na fábrica de Aguascalientes, México, mesma origem do Kicks, do March e da geração anterior do Versa até ganharem uma fábrica só para eles em Resende (RJ).

    Impressões: novo Nissan Versa será rival à altura de Virtus e Onix Plus
    Versão que virá ao Brasil terá lanternas de led (Divulgação/Nissan)
    Continua após a publicidade

    Por ora, a Nissan descarta a produção nacional do novo Versa, que chegará em versão única para brigar com os Chevrolet Onix Plus, VW Virtus, Toyota Yaris, Honda City e Hyundai HB20S em versões com preços entre R$ 70.000 e R$ 80.000.

    O antigo Versa, para a alegria dos motoristas de aplicativo, seguirá em produção focado no custo/benefício, mas passará a se chamar V-Drive tão logo a nova geração apareça nas lojas, assim como no México.

    Impressões: novo Nissan Versa será rival à altura de Virtus e Onix Plus
    Novo desenho tem harmonia entre os três volumes (Divulgação/Nissan)

    É nas ruas de Los Angeles, cidade que também tem relação muito próxima com o México (pertenceu ao país até 1848), onde o novo Versa nos mostrou a vocação para justificar o novo posicionamento.

    Continua após a publicidade

    Por aqui, onde o sedã é um dos carros mais baratos, todas as versões têm sete airbags, controles de estabilidade e tração, faróis com acendimento automático, partida sem chave, monitor de pressão dos pneus e central multimídia com tela de sete polegadas.

    Nuevo Nissan Versa 2020
    No painel, só as saídas de ar são diferentes (Divulgação/Nissan)

    Você pode esperar por tudo isso nas unidades que chegarão ao Brasil. São equipamentos que o futuro V-Drive nunca teve.

    Ainda coloque na lista a compatibilidade com Android Auto e Apple Carplay, duas portas USB traseiras, bancos, volante e faixa central do painel revestidos com material tipo couro, ar-condicionado automático, rodas aro 16 e lanternas de led.

    Continua após a publicidade

    Não, não confundimos com o pacote de equipamentos do Sentra. O sedã médio têm plásticos de toque macio e bancos maiores. No Versa, há plásticos rígidos, mas bem montados.

    É o mesmo padrão do Kicks, até porque boa parte do painel – assim como o quadro de instrumentos parcialmente digital, volante e console central – são os mesmos do SUV. Nas portas, só há revestimento sintético na região onde o cotovelo encosta.

    Nuevo Nissan Versa 2020
    A direção, agora com ajustes de altura e profundidade, ajudou a melhorar a posição de dirigir (Divulgação/Nissan)

    Atrás, o Versa mostra que o espaço para as pernas continua sendo uma de suas grandes qualidades.

    Continua após a publicidade

    Mas não é como antes: os encostos mais encorpados dos bancos dianteiros acabaram tirando a sensação de estar em uma limousine popular, mesmo que o entre-eixos tenha crescido 2 cm, para 2,62 m.

    Os assentos mais compridos (e confortáveis) também têm culpa. Não melhoraram o espaço para a cabeça de quem tem mais de 1,80 m de altura. Ainda periga da forração do teto estragar o penteado ou ficar sujo de gel.

    Além disso, os encostos de cabeça traseiros agora são costurados, perdendo, assim, o ajuste de altura.

    Nuevo Nissan Versa 2020
    Porta-malas tem 482 l, aumento de 22 l (Divulgação/Nissan)
    Continua após a publicidade

    Conhecido o carro, hora de digir. Na primeira arrancada, para aproveitar o espaço entre os carros que passam, o Versa mostra mais fôlego. Pode ser o motor, o conhecido 1.6 16V.

    Na América do Norte sua potência passou para os 122 cv, ante os 111 cv do Versa. Mas o torque segue em 15,2 mkgf – ganho de 0,1 mkgf.

    Minha aposta é no câmbio CVT, que passou a simular trocas de marchas em acelerações (como no Kicks) e patina muito menos que antes.

    Mesmo maior e com o peso dos novos equipamentos, ainda transmite leveza ao rodar. A direção elétrica está mais rápida e a suspensão firme empolga mais do que antes.

    Porém, são grandes as chances de molas e amortecedores serem trocados para o Brasil. Que seja. O que importa é que agora o Versa tem design e equipamentos em pé de igualdade com os principais rivais. Como o Kicks.

    Ficha técnica:

    Preço: R$ 70.000 (estimado)
    Motor: gasolina, dianteiro, transversal, 4 cil., 1.598 cm3, 122 cv a 6.300 rpm, 15,2 mkgf a 4.000
    Câmbio: automático, CVT, 6 marchas simuladas, tração dianteira
    Suspensão: McPherson (diant.) /eixo de torção (tras.)
    Freios: discos vent. (diant.) e tambor (tras.)
    Direção: elétrica
    Rodas e pneus: 205/55 R16
    Dimensões: comprimento, 449,5 cm; largura, 174 cm; altura, 146,5 cm; entre-eixos, 262 cm; peso, 1.139 kg;
    tanque, 41 litros; porta-malas, 482 l

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.